O departamento financeiro é uma das áreas mais importantes dentro de qualquer empresa. Afinal, o sucesso de um negócio depende quase que inteiramente da boa gestão financeira deste setor. Em consequência, há uma série de desafios que todo profissional de finanças deve superar para realizar um bom trabalho.

Logo, é preciso atenção redobrada e conhecimento de mercado para tornar positivos os resultados da sua empresa.[optin-monster-shortcode id=”wjbfksluqm8ka5rwetl5″]

Graças aos avanços tecnológicos, é possível transformar desafios em grandes oportunidades de aprendizado e crescimento.

Abaixo, listamos cinco destes desafios do departamento financeiro e como superá-los de maneira eficiente!

Os principais desafios do departamento financeiro

1. Processos obsoletos

Muitas vezes, processos manuais tornam-se empecilhos na hora de realizar múltiplas tarefas. Como analisar grandes bases de dados ou gerar dezenas (ou mesmo centenas) de documentos em um único dia.

Portanto, processos obsoletos acabam prejudicando os resultados de cada atividade. Isso não atrasa apenas o desenvolvimento do setor, e, sim, de toda a empresa. Afinal, métodos antiquados geram custos mais altos.

Uma ótima maneira de revisar os processos da sua empresa é apostar em ferramentas de automação de tarefas.

Análises de créditos, emissão de notas fiscais, boletos e pagamentos, quando automatizados, consomem muito menos tempo do departamento financeiro. Isso permite que o colaborador tenha mais foco na realização de atividades mais estratégicas.

2. Cobrança e inadimplência

Cobrar clientes inadimplentes é uma tarefa de extrema importância. Uma vez que foi feita de forma correta, pode trazer benefícios tanto para o cliente, quanto para você. Entretanto, tudo vai depender do desenvolvimento do processo de negociação.

Com um planejamento bem estruturado, o departamento financeiro conseguirá administrar seu fluxo de caixa e ter maior controle sobre o número exato de clientes em situação devedora.

Dessa forma, para evitar situações de conflito, ofereça diversas soluções para que ele possa quitar sua dívida. Essa é uma ótima maneira de reduzir a taxa de inadimplência e mostrar que sua empresa está disposta a ajudá-los.

Portanto, uma boa prática é a automatização do processo de pagamento. Como a cobrança recorrente no cartão de crédito: um método que não consome o limite do cartão do cliente, apenas o valor da parcela a ser paga em uma data pré estipulada. Assim, seu consumidor não precisa se preocupar em fazer o pagamento.

Com isso, sua empresa terá a garantia de recebimento (o que permitirá uma projeção financeira muito mais assertiva).

banner consultoria vindi

3. Reduzir a taxa de erros humanos

Quanto maior o número de tarefas atribuídas ao departamento financeiro, maior as chances de alguma informação ser imprecisa ou incorreta. Erros sempre vão acontecer em processos manuais. O problema é que eles podem causar perda de dinheiro e tempo para sua empresa.

[bctt tweet=”Automatizar tarefas do departamento financeiro é a melhor forma de economizar tempo e dinheiro, evitando erros humanos!” username=”vindibr”]

Para evitar isso, a melhor solução é adotar a Transformação digital no seu setor financeiro. Conte com uma plataforma que possa realizar todos os tipos de tarefas, desde as mais simples até as mais complexas. A automação fará com que essa taxa de erros seja reduzida ao mínimo. Isso também trará benefícios como:

  • Controle total do fluxo de caixa;
  • Otimização de tempo;
  • Redução de inadimplência;
  • Projeções mais assertivas.

4. Antecipar situações críticas

Por ser uma área estratégica, o departamento financeiro precisa ser capaz de elaborar um planejamento 100% assertivo. Isso influenciará a tomada de decisão da empresa em diversas situações. Seja na contratação de novos colaboradores ou na aquisição de equipamentos e ferramentas novas.

Para isso, é indispensável que o responsável pelo financeiro seja um especialista na hora de analisar seu mercado. Tanto para antecipar possíveis situações de crise, como identificar oportunidades de crescimento.

Contudo, devido a atual instabilidade econômica e de indicadores como inflação e taxa de juros, fazer projeções de possíveis cenários é uma tarefa complicada e pouco exata.

A melhor forma para se conseguir isso é estudar o histórico da sua área de atuação e ouvir a opinião de outro especialista sobre quais as projeções futuras do mercado.

5. Adaptação

Com dispositivos cada vez mais eficientes e a constante renovação do mercado, o gestor financeiro deve estar preparado para enfrentar todas as mudanças de forma dinâmica e eficaz.

Logo, o principal desafio aqui não é apenas manter-se atualizado, e, sim, estar pronto para mudar completamente suas estratégias para que estejam sempre alinhadas aos possíveis panoramas que possam surgir no mercado.

Nesse momento, muitos encontram uma grande dificuldade: a falta de adaptação. Isso, nada mais é do que consequência de processos obsoletos, altos custos, índice de erros humanos elevado, crises econômicas e falta de segurança do setor.

Por isso, é preciso se adaptar aos novos modelos. Mas é essencial que essa mudança seja rápida e com custo baixo, para que não interfira no fluxo geral do caixa da empresa.

Um método de atualizar a realidade do departamento financeiro é respeitar as exigências dos clientes, fornecendo atendimento rápido e de qualidade, apostando mais em softwares de automação de atividades.

Conclusão

Para manter o departamento financeiro da sua empresa sempre atualizado e otimizado, você precisará:

  • Manter dados atualizados;
  • Conhecer e identificar as principais KPI’s (Key Performance Indicator) do mercado;
  • Conhecer a concorrência;
  • Otimizar e automatizar processos;
  • Ficar atento às mudanças e inovações.

Lembre-se: a tecnologia deve sempre ser vista como uma opção para solucionar e aprimorar sua maneira de fazer negócios, e como um método de otimizar os processos internos.

Ferramentas de Business Intelligence, Big Data, Social CRM, SaaS ou ERP devem ser atreladas a rotina do seu negócio, sobretudo de quem cuida do fluxo de caixa.

Assim, o departamento financeiro tem um papel chave no sucesso do seu negócio!

Quer contar com uma plataforma completa de pagamentos? Entre em contato com um de nossos especialistas e entenda como a Vindi pode ajudar a cobrar seus clientes de forma rápida e eficaz!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies