Nos ajude respondendo uma pesquisa rápida sobre billing? Será importante ter um panorama da qualidade do serviço de faturamento que as empresas estão adotando hoje em dia.

PS: a foto do bolo é meramente ilustrativa. Usamos ela para atrair a atenção 🙂

Billing

Billing é um sistema de cobrança (de tarifas, de planos e de serviço) que gera e controla faturas de forma aplicável. Na prática, é o controle de cobranças que gera o faturamento de uma empresa.

Na maioria das empresas esse processo ainda é manual: pessoas emitindo boletos e notas fiscais, controlando os recebimentos na mão, literalmente. Em empresas com grande apelo tecnológico, algumas preferem criar sistemas internos para controlar isso.

Devo internalizar o billing?

Pode não parecer, mas deixar uma operação tão importante sendo feita internamente pode ser um grande risco para i seu negócio. Manter isso exige um controle e segurança que vão demandar esforços que poderiam estar sendo colocados no negócio.

Uma história real aconteceu um um e-commerce  que internalizou billing e, entre outros, faliu porque não suportou as fraudes em uma determinada época de altas vendas.

Algumas das lições que pode-se tirar com esse “erro” do e-commerce foram:

  • Guardar dados de cartões (tokentizados na adquirente) é um grande risco, já que outras adquirentes vão oferecer taxas competitivas no mercado. Atualmente temos no país quase uma dezena deles: Cielo, Rede, Getnet, Global Payments, Elavon, Stone e outros;
  • Antifraude negócios on-line precisam de antifraude, já que além de fraudes normais do mercado, sites e negócios on-line sempre são alvos detestadores de cartão;
  • Não ter uma saída: sempre tenha um plano B.

Leia o relato na íntegra AQUI.