O limite recorrente é uma forma de facilitar a vida tanto da empresa quanto dos consumidores dentro do modelo de assinaturas.

Esse formato, em que o cliente paga um valor fixo mensal para usar de forma contínua um produto ou serviço, tem crescido muito em função da evolução dos meios de pagamento.

Porém, apostar na recorrência sem contar com uma plataforma adequada pode ser bem arriscado, pois a gestão de assinaturas de forma manual é muito trabalhosa.

No entanto, o uso de uma boa ferramenta pode render várias vantagens que fazem valer o investimento.

Leia o texto até o final para entender melhor o que é limite recorrente, como funciona essa tecnologia e quais benefícios pode render para a sua empresa!

O que é limite recorrente?

Ao contratar o plano, o consumidor aceita pagar um valor mensal, que todo mês – ou em outra periodicidade – é debitado diretamente da sua fatura de cartão de crédito.

Limite recorrente é uma modalidade de assinatura em que o cliente adquire um plano no cartão de crédito e programa o pagamento de um determinado número de mensalidades.

Assim, durante o período contratado, a cobrança é realizada automaticamente.

Portanto, ao contratar o plano, o consumidor aceita pagar um valor mensal, que todo mês – ou em outra periodicidade – é debitado diretamente da sua fatura de cartão de crédito.

Se o cliente adquire um plano anual, por exemplo, depois das 12 cobranças previstas no contrato ele pode decidir se quer prosseguir com a assinatura ou não.

Muitas empresas oferecem planos semestrais ou anuais a preços mais vantajosos em relação à assinatura convencional pelo mesmo período, para fidelizar o consumidor.

À primeira vista, esse formato pode parecer uma compra parcelada no cartão.

Porém, existe uma diferença crucial: não há uma soma de valores, portanto cada pagamento é lançado como uma transação única.

Esse detalhe faz muita diferença para o consumidor, pois desta forma, o valor integral não ocupa uma fatia significativa do limite do cartão de crédito do consumidor.

Continue lendo para entender melhor essa diferença.

Como funciona o limite recorrente?

O limite recorrente funciona por meio do uso do cartão de crédito na recorrência.

Depois de inserir seus dados de cobrança e aceitar os termos e condições, o cliente tem o valor cobrado uma vez por mês na sua fatura de cartão durante o período contratado.

Os pagamentos também podem ser semanais, bimestrais ou em qualquer outra periodicidade, embora as mensalidades sejam bem mais usadas no mercado,

Nem o consumidor nem a empresa precisa realizar nenhuma ação, pois todos os pagamentos já estão agendados.

Mesmo depois de expirar o plano contratado, os pagamentos podem seguir sendo debitados até que o consumidor decida cancelar o plano.

À primeira vista, esse modelo se parece com uma venda a prazo.

Por isso, vamos explicar com mais detalhes a diferença.

Quando o cliente faz uma compra parcelada, o valor total é incluído na fatura do mês seguinte.

Por exemplo: em uma compra de R$ 1,2 mil, o valor inteiro vai ocupar uma parte do limite da próxima fatura, ainda que o pagamento seja feito em 12 vezes de R$ 100.

Já no limite recorrente, o cliente que adquire um plano com 12 mensalidades de R$ 100 tem este mesmo valor fracionado entre cada uma das próximas faturas.

Ou seja: em vez de aparecer um total de R$ 1,2 mil na fatura do mês seguinte, vai aparecer apenas R$ 100 em cada uma das próximas 12 faturas.

O fato de não ocupar uma parte significativa da fatura mensal é um atrativo do limite recorrente – e não é o único, como vamos ver no próximo tópico.

Quais as vantagens do crédito recorrente?

O crédito recorrente pode ser benéfico tanto para a empresa que trabalha no modelo da recorrência quanto para o próprio consumidor.

O crédito recorrente pode ser benéfico tanto para a empresa que trabalha no modelo da recorrência quanto para o próprio consumidor.

Veja abaixo as vantagens do modelo para quem compra e quem vende.

Benefícios para a empresa

Confira o que uma empresa tem a ganhar com o uso do limite recorrente:

  • Fidelização: a oferta de um pacote semestral ou anual é uma forma de fidelizar o consumidor, que vai seguir consumindo o produto ou serviço ao longo do período acertado
  • Previsibilidade de receitas: o modelo do limite possibilita uma estimativa com exatidão dos recursos que vão entrar a cada mês, facilitando a gestão financeira
  • Menor inadimplência: com a cobrança automática no cartão, o cliente não precisa realizar nenhuma ação para fazer o pagamento, reduzindo situações de inadimplência por esquecimento
  • Relacionamento contínuo: o relacionamento do cliente com a empresa não se limita a uma venda isolada, mas prossegue ao longo do período da assinatura, podendo ser ampliado mesmo depois do fim do plano.

Benefícios para o cliente

Já para o consumidor, as vantagens de assinar um produto ou serviço por meio do limite recorrente são as seguintes:

  • Economia: para atrair e fidelizar os consumidores por um período maior, as empresas que adotam o modelo do limite cobram preços mais vantajosos do que a compra avulsa
  • Comodidade: o consumidor não precisa se preocupar em se lembrar de pagar sua assinatura, pois as cobranças já estão programadas no cartão
  • Mais limite no cartão: como não há uma soma de valores para ocupar o limite, o consumidor fica mais livre para fazer mais compras usando o cartão de crédito no mês.

Como você pode ver, o limite recorrente pode ser um modelo vantajoso para os dois lados em uma venda.

Como fazer a gestão de pagamentos recorrentes?

Para oferecer as vantagens do limite recorrente, é preciso contar com uma plataforma de pagamentos com foco na recorrência.

Desta forma, a empresa só tem o trabalho de cadastrar os dados do cliente para que, a cada mês, o próprio sistema registre as cobranças.

Além de oferecer este recurso de uma forma simples e intuitiva, a Vindi conta com soluções que ajudam seu negócio a combater a inadimplência.

Caso a transação tenha algum problema, o recurso de retentativas repete automaticamente a cobrança após um intervalo predefinido.

Nossa plataforma conta ainda com funcionalidades exclusivas de Retentativa Inteligente de cobrança, avaliando dias mais assertivos para realizar a cobrança, usando troca de adquirente e de perfil de pagamento.

Mesmo se o cliente não quiser pagar com cartão, os clientes da Vindi podem automatizar as cobranças por Pix e boleto bancário, enviando o documento em PDF ou o QR Code ao cliente.

Nesses casos, é possível evitar ou reverter casos de atraso a partir da régua de cobrança automática, que realiza o envio de lembretes e notificações.

A Vindi é um ecossistema completo de pagamentos com várias outras soluções que podem ajudar seu negócio.

Conheça nossas soluções para combater a inadimplência.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies