Pensando em facilitar o momento de compra, o omnichannel oferece a melhor experiência a todos os consumidores por meio de estratégias de comunicação e vendas multicanal.

O uso do omnichannel no e-commerce traz soluções tecnológicas que permitem a gestão de estoque e distribuição facilitada. O simples fato de poder comprar online e retirar na loja física, pode ser considerado um indicador para o aumento das vendas.

Segundo o estudo Worldwide Retail 2018 Predictions, da IDC (International Data Corporation), o desenvolvimento de novas plataformas e o uso do omnichannel estão entre as prioridades dos gestores de TI deste segmento.

Além disso, o estudo prevê que até 2019, 50% dos varejistas terão adotado uma plataforma omnichannel. Isso permitirá um aumento de até 30% na rentabilidade do multicanal.

Tendências para 2018

Pensando em proporcionar a melhor experiência de compras aos seus clientes, diversas empresas passaram a investir neste conceito omnichannel. Conheça algumas das principais tendências:

Assistentes digitais

Os bots (ou chatbots) já fazem parte da estratégia de comunicação de muitas empresas. Principalmente na hora de encontrar soluções adequadas a cada consumidor, fazendo uma espécie de triagem.

A insatisfação do consumidor, segundo estudo da PWC, permite que empresas forneçam assistentes digitais para melhorar (e, até mesmo, personalizar) o atendimento, apresentando ofertas específicas para todo o tipo de necessidade e preferências do consumidor até efetivar a compra.

Internet das coisas

Em 2019, o SMS profissional será um mecanismo de entrega de mensagens em muitos dispositivos conectados à internet. Isso será graças as integrações via APIs para SMS conduzida pela Internet das Coisas.

Além disso, o aumento do uso de aplicativos de mensagens instantâneas (WhatsApp, Messenger, etc.) por grandes empresas poderá ser incluído na estratégia de marketing de diversos negócios.

Beacons

Beacon são pequenos dispositivos que utilizam bluetooth e dados do cliente para enviar mensagens de marketing enquanto os consumidores fazem suas compras. Trata-se de uma tecnologia de rastreamento inteligente.

Ela permite monitorar clientes para entender melhor seu comportamento de compra dentro da loja física. Assim, é possível personalizar promoções de acordo com os artigos que o cliente procurou na loja.

Compras online

Grandes empresas norte-americanas (como a Sears e Walmart) transformaram suas lojas físicas em ambientes para retirada de produtos comprados online. No Brasil, a iniciativa já foi tomada por grandes varejistas como Decathlon, Centauro e Carrefour.

Essa é uma ótima alternativa para clientes que adquirem itens maiores (que costumam ficar de fora em promoções de frete gratuito) e para aqueles que estão com pressa.

Dessa forma, você diminui a taxa de abandono do carrinho (devido ao valor do frete) e aumenta a satisfação do cliente por conta da facilidade que ele encontrou na hora de comprar um produto.

Quais empresas usam omnichannel no e-commerce?

Disney

A Disney criou conteúdos diversos, mas que se complementam em diversas plataformas. Seu site de entretenimento e planejamento de viagens funciona tanto no desktop quanto em dispositivos mobile.

Após reservar uma viagem, é possível utilizar a ferramenta My Disney Experience para planejar todo o passeio ― desde o local onde você irá jantar, até garantir o seu Fast Pass. No parque, é possível ainda utilizar o aplicativo para localizar suas atrações favoritas ― bem como o tempo estimado de fila para cada uma.

Starbucks

A Starbucks possui um aplicativo em que o consumidor recebe um cartão de recompensas gratuito. Ele pode ser utilizado sempre que fizer uma compra.

É possível verificar e recarregar um cartão pelo telefone, no site ou mesmo no próprio aplicativo. Além disso, qualquer alteração que você realizar no cartão ou em seu perfil, também será feita nos demais canais. Tudo em tempo real.

Está cada vez mais fácil, e importante, adotar o omnichannel no e-commerce. Basta ficarmos atentos às novas tecnologias para acompanhar a evolução do comportamento de compra dos consumidores. E, assim, fornecer as melhores experiências possíveis.

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