Entender o que é REST API, além de útil para programadores, é importante para usuários que desejam saber como funcionam as integrações de softwares em seus sistemas corporativos, ou de novos módulos em seu site ou e-commerce.

Imagine, por exemplo, que uma empresa utiliza um sistema ERP e vai integrar um novo módulo de gestão financeira a esse sistema. Tal integração é facilitada por protocolos como o REST dentro da lógica das APIs

Basicamente, esses conceitos são formas de organizar a informação de aplicações, para que ela esteja facilmente disponível em interfaces. Assim, pessoas que não criaram aquele código podem utilizá-lo integrado em outro sistema.

Falar desse assunto é esbarrar frequentemente na linguagem técnica de programação, mas, neste post, tentaremos simplificar os conceitos para qualquer pessoa entender, de forma prática, o que são e como funcionam o REST nas APIs.

O que é REST?

No mundo da programação, o conceito de REST (Representational State Transfer) se aplica à construção de Aplicações Web, como softwares e sites, consistindo em um protocolo sobre a Arquitetura da Informação.

Em outras palavras, a arquitetura de softwares visa que os programadores utilizem algumas regras para uma hierarquia bem organizada do código.

É possível até fazer um comparativo com a arquitetura de um prédio: para se erguer a construção, todos os níveis, desde o subsolo até o topo, precisam estar hierarquizados, bem delimitados pelas medidas corretas.

Assim, o mesmo acontece na arquitetura da informação. Mas, em vez de tijolos e cimento para construir fundações e paredes, a estruturação dos códigos permite construir interfaces de forma consistente.

Essas regrinhas permitem que os web services sejam mais bem estruturados, leves e fáceis de serem integrados uns aos outros via API. Qualquer API gerada com o protocolo REST é chamada de Rest API ou API RESTful.

O que é API?

Se você chegou até aqui, mas ainda não sabe o que é API, vamos te explicar. A sigla significa Application Programming Interface, traduzido livremente como interface de programação da aplicação.

De forma simplificada, a API tem a função de permitir a comunicação de dados entre duas ou mais aplicações, para que funcionem conjuntamente. 

Elas conectam não apenas softwares, mas também plugins a sites, e-commerce, redes sociais e a outros softwares. As APIs podem ser privadas ou públicas.

  • As APIs privadas são aquelas pertencentes a uma empresa, funcionando internamente entre os sistemas da mesma;
  • Já as APIs públicas são abertas na internet pelos programadores para uso livre;
  • Há ainda as APIs que são vendidas por empresas SaaS, para uso dos seus clientes. São softwares que podem ser integrados ao sistema das empresas.

Para que serve a REST API?

Quando falamos em “Rest API”, estamos falando de uma API que segue os padrões definidos pelo estilo de arquitetura Rest. Como vimos, o REST é um conjunto de princípios de arquitetura de software. 

Um desses princípios é a chamada “comunicação sem estado”, que permite a transferência independente de dados, pelas APIs ou navegadores. 

O HTTP (HyperText Transfer Protocol) é o caminho mais conhecido nas transferências de dados. Quanto às operações, ele permite:

  • Criar dados no servidor (POST);
  • Atualizar (PUT); 
  • Pesquisar (GET); 
  • Executar;
  • Remover (DELETE).

Assim, a maioria das Rest APIs utilizam o HTTP como protocolo de comunicação oficial, uma vez que apresenta uma interface de operações padronizadas. Outra possibilidade, menos utilizada, é o HTTPS.

Quais os principais usos do REST nas empresas?

O uso de aplicações com Rest API permite às empresas ampliarem as funcionalidades de seus sistemas e sites para aquisição de clientes, por meio de integrações. 

Essas integrações são essenciais para alavancar os negócios, principalmente em fase de crescimento. Elas aumentam a gama de serviços atrelados ao sistema, gerando automação de processos, mais recursos para os clientes e novas ferramentas de gestão.

Veja algumas das formas mais usadas:

Sistemas

Integrar os módulos do sistema de uma empresa, de acordo com a sua necessidade operacional, é essencial para unificar as informações do negócio e evitar as chances de falhas.

Essa integração pode acontecer via API no sistema ERP das diferentes áreas, como estoque, vendas, fiscal, CRM e outros. 

Com as APIs é sempre possível a adição de novos módulos aos sistemas, ou a remoção dos que não são mais utilizados, permitindo mudanças ao longo do tempo.

Isso mantém todos os colaboradores da empresa alinhados, munidos das informações corretas e atualizadas. Além disso, simplifica muito os processos e a comunicação entre as áreas.

Site ou e-commerce

Para um e-commerce oferecer uma experiência de compra completa ao cliente, é preciso fazer integrações de funcionalidades à plataforma.

Nas principais plataformas de e-commerce, elas podem ser feitas via API ou aplicativo. As principais funções das integrações são proporcionar:

  • Meios de pagamentos online;
  • Chat para atendimento ao consumidor online;
  • Sistema para gestão de estoque;
  • Emissão de Notas Fiscais;
  • Serviço de frete;
  • Ferramentas de marketing.

E muito mais. Quando essas integrações não são feitas via API, há muitas chances do processo ser trabalhoso e não funcionar corretamente. Por isso, prefira as soluções que seguem o protocolo REST na geração de suas APIs. Sua equipe de TI agradecerá!

A solução de pagamentos online da Vindi, por exemplo, pode ser facilmente integrada às plataformas de e-commerce via uma API amigável. Além da API REST, a plataforma Vindi também suporta a configuração de webhooks.

Centenas de empresas usam nossa API de pagamento. Desde negócios de assinaturas, serviços até e-commerces. Nossa documentação oferece flexibilidade, rapidez na integração e melhor entendimento numa integração de pagamento. Solicite sua demonstração gratuita hoje mesmo!

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies