Métricas são importantes para todo e qualquer negócio. Toda empresa precisa de uma métrica “estrela guia” e uma das mais importantes para empresas de SaaS e modelos de assinatura no geral é o ARR.

Mas afinal, o que é ARR e por que ele é tão importante?

ARR (Annual Recurring Revenue), traduzida para o português significa faturamento recorrente anual. Ou seja, um importante indicador da saúde do faturamento do seu negócio.

Essa métrica permite que você tenha uma visão da situação financeira atual da sua empresa. Se está atingindo as metas ou se é necessário revê-las.

Inclusive, ajuda a analisar se é preciso fazer mudanças de preços ou lançar novos produtos ou serviços.

Como calcular o ARR

O cálculo básico para saber a receita recorrente anual da sua empresa é muito simples. É preciso apenas fazer a receita recorrente mensal (MRR) vezes 12 meses.

ARR = MRR x 12

Mas, é preciso levar alguns fatores em consideração ao calcular o ARR:

  • Receita anual de cada cliente – quanto cada cliente paga para sua empresa por ano.
  • Upsell – venda de produtos ou serviços que aumentem o valor do seu negócio para o seu cliente e consequentemente o preço da mensalidade paga.
  • Downgrade – ao contrário do upsell, o downgrade é quando há uma baixa no plano do seu cliente, fazendo com que ele pague uma mensalidade menor do que a inicial.
  • Churn – outra métrica importante para qualquer empresa: a taxa de cancelamento, isso influencia diretamente no faturamento.
  • Retenção – outro ponto importante é criar ações para que sua taxa de retenção de clientes seja alta.

Diferença entre ARR e MRR

Ok, falamos que o cálculo do ARR é feito através do MRR. Mas, ainda é preciso entender de fato a diferença entre eles e no que eles impactam na sua empresa.

O MRR (Monthly Recurring Revenue) é o cálculo de receita recorrente mensal. E o ARR é a receita recorrente anual, baseado no MRR. Essa é a diferença básica entre as duas métricas. Ou seja, um dá uma visão mais micro da saúde do negócio e a outra mais macro.

Ambos fornecem uma dados sobre a qualidade da sua empresa e permitem que você e sua equipe tomem decisões importantes de forma preditiva para alavancar ainda mais suas vendas e alcançar o faturamento ideal.

Além de insights para planejamentos, sendo o ARR para ações de médio e longo prazo e o MRR para ações a curto prazo.

Conquiste mais investidores

Nem sempre é fácil conseguir investimentos, mas quando se tem números é possível ficar mais confiante para a a jornada.

E um dos números mais olhados pelos investidores é o ARR. Eles analisam não só como anda o seu negócio financeiramente, mas quais as ações que você e sua equipe estão tomando para melhorar e manter os resultados lá em cima.

Conclusão

Olhar métricas é importante para manter sua empresa sempre saudável. Por isso, é importante conhecer os principais números do seu mercado e saber como medi-los.