Atualmente, as empresas de comércio eletrônico B2B que apresentam métodos de pagamentos mais flexíveis e diversificado obtêm uma grande vantagem competitiva no mercado, além de garantirem o aumento das vendas e do faturamento em sua loja.
Quer saber como funcionam os métodos de pagamento em um e-commerce B2B? Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre esse tipo de comércio eletrônico.
Quais são e como funcionam os métodos de pagamento para e-commerces B2B?
Em primeiro plano, o e-commerce B2B (Business to Business) é um tipo de canal para compras online entre duas entidades comerciais, e não para o cliente final.
Essas transações normalmente são realizadas através de um portal online ― seja um site, um mercado online, um sistema de intercâmbio eletrônico de dados ou outros meios eletrônicos.
Confira os principais métodos de pagamento para e-commerce B2B!
Pedido de compra
Uma das formas mais comuns de pagamento em B2B é o antigo método de pagamento em que o comprador realiza o pedido ao fornecedor, optando pela melhor negociação. Isso exige um retorno significativo, com um grande intervalo de tempo entre quando os pedidos são feitos e quando são pagos, mesmo quando são feitos eletronicamente.
Cheques
Apesar de serem cada vez menos aceitos pelo varejo, os cheques ainda são utilizados em alguns ramos de negócio, como o B2B. Isso porque já existe a possibilidade do cheque digital, um serviço oferecido por algumas instituições que mantém os benefícios, como parcelamento e datação.
Pagamento na encomenda e entrega
Esse método é bastante utilizado quando ocorre a contratação de serviços entre empresas. Normalmente, o vendedor faz um pedido e paga em dinheiro quando o pedido é entregue, ou ele oferece uma entrada no ato da encomenda.
Cartão de crédito
Sem dúvida, o cartão de crédito é a opção mais adotada entre os compradores. Afinal, ele oferece opções de parcelamento e condições mais flexíveis com taxas menores.
Além dos métodos abordados, existem as opções de compra à vista no dinheiro, boleto bancário, aplicativos para pagamento online e intermediadores de pagamento.
Quais são suas particularidades?
Com o avanço da internet e das compras online, a busca pela mesma experiência dos e-commerces B2C começou a crescer no mercado B2B.
O modelo de comércio B2B tem muitas particularidades e regras, já que é mais complexo que o B2C. Em geral, as suas vendas apresentam as seguintes especificidades:
- personalização específica;
- atendimento humanizado;
- quantidade mínima de pedidos;
- modelos de entrega;
- formas de pagamento.
Quais as diferenças se comparado com o pagamento B2C?
De modo geral, as vendas no B2B ocorrem entre duas empresas diferentes, que utilizam a mercadoria para consumo empresarial, revenda ou transformação. Já no B2C (Business to Consumer) a relação é entre empresa e consumidor final, o objetivo é para uso particular.
Ou seja, as compras B2B geralmente são maiores e mais complexas do que suas contrapartes B2C. Portanto, os métodos de pagamento precisam ser mais flexíveis para acomodá-los.
Com relação ao envio dos produtos, enquanto no B2C o produto só é enviado após o processamento da compra, nas transações entre empresas existem, normalmente, condições diferentes para liquidação do valor.
Principais desafios de meios de pagamento no e-commerce B2B?
De modo geral, a alta competitividade, as vendas complexas, a equipe de vendas sem capacitação, além da geração e conversão de leads são os principais desafios do comércio B2B. Mas quando se trata dos métodos de pagamento, o alto custo das transações financeiras tradicionais é o principal desafio relacionado a esse tipo de loja virtual.
As soluções para esses problemas estão no melhor planejamento das atividades, estipulando metas e objetivos mais claros.
Por fim, ao tornar as transações online mais flexíveis, com menos atrito, custos mais baixos e praticamente nenhum risco, os empreendedores podem criar uma experiência mais favorável ao cliente. E, finalmente, isso fará uma diferença significativa na maneira como os clientes veem o e-commerce.
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