Você está pensando em montar um e-commerce, mas ainda nem pensou sobre o meio de pagamento online? É importante ressaltar que a forma de pagamento para uma loja virtual é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Até porque é por meio dele que você vai conseguir fechar suas vendas e conquistar o maior objetivo de sua marca: o lucro. Muitas vezes o proprietário do site deixa de lado essa questão para pensar apenas na última fase do projeto. É aí que está o erro, já que este é um ponto fundamental para qualquer loja. Portanto, vamos conferir qual o melhor meio de pagamento on-line?

Como escolher o Gateway de pagamento

A escolha da forma de pagamento é um fator determinante para o sucesso de qualquer negócio, independente do ramo de atuação. Isso porque selecionar uma boa plataforma para sua loja, é a melhor maneira de gerenciar o processo de pagamento do e-commerce. O lojista ainda deve considerar a tecnologia e o suporte, que são questões essenciais para o bom funcionamento do site. Analise se o gateway de pagamento consegue processar os pagamentos com novas tecnologias, se oferece suporte em português, entre outros detalhes fundamentais para o sucesso da loja online. Outro ponto que não pode passar em branco é quanto ao número de transações que o gateway consegue fazer por segundo. Se a plataforma falhar neste ponto, seu site certamente não conseguirá atenderá a altas demandas dos clientes, especialmente se você lançar ofertas e promoções eventualmente.

Despesas do Gateway de pagamento

É importante anotar todas as despesas envolvidas no processo. Lembre-se que os custos de processamento de transação de pagamento vão além da taxa de administração. Existem ainda os valores de manutenção dos sistemas, firewalls e servidores, por exemplo. Sem contar também a despesa fixa da infraestrutura e os custos operacionais. Por isso, na hora de escolher o gateway de pagamento é fundamental pensar nestas despesas para escolher a empresa que melhor atenda suas demandas, sem excesso de taxas que podem dar prejuízo no caixa do seu negócio. Faça uma boa pesquisa de plataforma para conferir qual possui melhor custo-benefício.

Gestão de risco

Agregar valor à solução de pagamento é muito importante para otimizar todos os processos. Veja se a plataforma conta com funcionalidades como sistema antifraude, detector de chargeback e alarme de cartão em blacklist. Estes detalhes são fundamentais para o bom gerenciamento de qualquer e-commerce, que precisa destes diferenciais para se igualar aos seus concorrentes, oferecendo sempre o melhor aos seus clientes. Vale ressaltar que o lojista deve proporcionar ao consumidor a melhor experiência de compra, pois é somente desta forma que o cliente vai retornar a sua loja e ainda recomendará aos seus colegas, aumentando consequentemente suas vendas. Ou seja, o feedback positivo por conta de uma boa usabilidade do cliente, é sempre um ótimo benefício para seu negócio.

Escolher o melhor meio de pagamento online é fundamental para o sucesso de seu e-commerce. Analise todas as questões pontuadas acima e selecione o melhor gateway para sua loja online vender muito! Pesquisar a melhor plataforma de pagamento, e o mais importante, no início do projeto, garantirá ao seu negócio a eficácia necessária para atender melhor toda a sua carteira de clientes.

E você, o que acha essencial na hora de escolher a forma de pagamento para um site de vendas? Queremos saber sua opinião!

Author

Fundador e CEO da Vindi, plataforma líder em recorrência e criador do maior evento de empresas SaaS e Assinaturas do país, o “Recorrência”. É também, o co-host do podcast Like a Boss.