Sem dúvidas, o Natal é uma das datas sazonais mais importantes do e-commerce mundial. A data é considerada por muitos especialistas como a segunda data sazonal que mais vende no e-commerce, ficando atrás da tão aguardada Black Friday. Montar kit de natal pode te ajudar a vender mais nessa data.

Afinal, como vender mais no Natal?

Aumentar as vendas no Natal exige, assim como nas demais datas que exigem demanda, um planejamento atencioso, pois o consumidor estará em busca de descontos, vantagens, novidades e uma série de fatores.

Re-compra: faça seu cliente comprar novamente.

Chegou a hora de lembrar daquele cliente que comprou do seu e-commerce ao longo do ano. Este é o momento de mostrar que você não se esqueceu dele, e que mais uma vez deseja fazer negócio.

Para isso, o bom e velho cupom de desconto é uma estratégia infalível. Mas preste atenção na comunicação: evite aquele e-mail comercial, com um código que parece ter sido enviado para outros milhares de pessoas.

Prepare um e-mail próximo a ele, chame-o pelo nome, insira variáveis como a quantidade de compras que ele realizou ao longo do ano ou a data da última compra. Segmente sua lista por gosto, hábitos de compra, ticket médio…

Por exemplo, caso se trate de um cliente do sexo masculino, que compra calças do tamanho 42, envie um e-mail como uma chamada “Fulano, neste Natal também vale presentear a si mesmo! Por isso, separamos algumas pessoas para você”.

No código brinque com expressões “NATALCLIENTEVIP”, por exemplo. Quanto mais próxima a data, maior a chance do cliente converter em sua loja. E, lá, encontrar outras “armadilhas” para comprar mais.

Loja organizada vende mais sim!

Imagine investir rios de dinheiro na atração de clientes para sua loja. Mas, quando o público chegar à página, não saber onde encontrar o produto escolhido.

Estudos de e-commerce apontam que, quanto mais organizada e categorizada sua loja está, maior a taxa de conversão, pois o cliente encontra facilmente o que procura, além de não se perder em meio a informações (ou na falta delas).

Para isso, vão aí algumas dicas de ouro:

  • Padronize suas imagens
  • Enriqueça a descrição de seus produtos.
  • Crie banners atrativos com temas natalinos.
  • Landing pages natalinas são muito bem-vindas.
  • Categorize corretamente seus produtos de acordo com sua estratégia de vendas.

Lembre-se: quanto maior a organização da sua loja virtual, maior a sensação de cuidado transmitida ao seu cliente.

Campanhas objetivas são campanhas que vendem

Não é preciso dizer que, quanto mais objetiva uma campanha para atrair seu cliente, maiores as chances de conversão. Por isso é importante saber exatamente onde, quando, e como encontrar seu consumidor. E, claro, quanto você pode gastar para isso.

A objetividade de campanhas leva em consideração diversos fatores e podem ser feitas por meio de diversos canais, como, por exemplo:

  • Remarketing ou retargeting: função do Google Ads pela qual, quando um visitante acessa seu site, cria-se um tipo de marcação que permite que suas campanhas sejam exibidas mesmo após ele deixar seu site e estiver em outros sites e blogs
  • Pixels: É possível fazer o remarketing por meio das redes sociais, como o Facebook. Para isso você pode utilizar o pixel no código de sua loja virtual ou também por plataformas de automação de marketing.
  • Lead Scoring: É uma ferramenta disponibilizada principalmente por ferramentas de automação de marketing, que pontuam os clientes e leads de acordo com as páginas visitadas.
  • Lead Track: assim como o scoring, é uma maneira de “rastrear” os movimentos do seu cliente dentro do seu site, e tornar ainda mais objetiva a comunicação com ele.

Kit de Natal

Sabendo da importância do Natal para o e-commerce, as principais estratégias para captar um cliente, e ainda como garantir a recompra, vamos falar sobre o kit de Natal, uma estratégia infalível e que proporciona ótimos resultados.

Se você já vende no e-commerce sabe que a estratégia de criação de kits tem inúmeras vantagens. Em vez de oferecer produtos individualmente, você pode agrupá-los e fazer com que seu cliente compre-os em uma única compra.

Quais são as vantagens de se trabalhar com kits?

As vantagens da utilização de kits vão desde o giro do estoque parado, facilidade na precificação, aumento do ticket médio, até impactos no frete. Vamos falar sobre elas:

Estoque

As vantagens sobre o estoque são as mais perceptíveis. Vender através de kits é a oportunidade, por exemplo, de girar estoques parados, ou com baixa venda. Insira estes itens como produtos relacionados.

Essa estratégia garante que você não precise fazer aquela velha “queima de estoque”, mas sim oferecê-lo como vantagem, ou incremento.

Sem falar que, quando sua loja virtual disponibiliza um kit ao cliente, ampliam-se as chances e oportunidades de venda dos itens inclusos no kit. Dessa maneira também aumenta seu poder de barganha junto a fornecedores, e consequentemente uma redução do custo na hora de eventuais recompras.

Aumento do ticket médio 

É fato: quando se reúnem diversos produtos em um único kit, o preço médio de venda aumenta. Consequentemente, existe um impacto direto, e positivo no ticket médio de suas vendas.

Imagine-se em um cenário com vários kits: em um panorama macro, isso aumenta significativamente o faturamento da sua loja virtual.

Porém, quando se adota a estratégia de kits, é preciso uma atenção redobrada no monitoramento e no comportamento dos consumidores. E vale a pena analisar a compra combinada e relacionada de itens. Está aí uma importante fonte de informações para a criação de kits.

Precificação flexível

Em um cenário competitivo como o do e-commerce, muitas vezes superar a concorrência em preços torna-se inviável, bem como a negociação de valores com fornecedores. Com kits, porém, é possível vender produtos sem mexer no preço de um item que permita menos barganha.

Exemplo: imagine que você deseja realizar a venda de um smartphone, mas a redução do preço de venda não é viável.  O kit pode ajudar se você inserir este aparelho em um kit com outros produtos, e seu cliente veja o benefício de pagar um pouco mais no “pacote completo” com película, capinha, carregador portátil ou outro itens relacionados.

Seguindo esta ideia surge outra vantagem, que veremos a seguir: 

Valor percebido pelo cliente

Como dito anteriormente, para que o cliente realize a compra de um kit, ele precisa enxergar o benefício acima do custo que ele terá. Não faz sentido você inserir, por exemplo, um livro em um kit onde o produto principal é um smartphone.

O cliente precisa ter a sensação de que aquela compra faz sentido e tenha um benefício embutido. “Vale a pena pagar um pouco mais, mas terei tudo o que preciso”. Estamos falando de valor, comodidade e praticidade.

Frete competitivo

O frete, um dos itens mais delicados na hora de finalizar a compra, é um dos maiores causadores de carrinho abandonado. Mas em um kit o frete torna-se único, e você pode torná-lo competitivo perante sua concorrência.

Imagine que para o exemplo do smartphone o cliente fosse pagar R$ 1.5000,00 pelo aparelho, mais R$ 19,90 pelo frete. Adicionando uma película com valor de R$ 20,00 no carrinho o frete final seria de R$ 21,90.

Você pode oferecer o valor de frete mais baixo fazendo com que o cliente perceba maior vantagem em finalizar a compra.

Então, vamos fazer Kit de Natal e vender mais?

São evidentes as vantagens que a elaboração de um kit de Natal aporta a um e-commerce em uma data sazonal tão importante quanto esta.

A criação de kits, porém, precisa ser baseada em observações, testes e experimentos. Por isso, é necessário estudar não apenas as tendências de mercado como também o comportamento dos consumidores. Somente com estas informações serão criadas estratégias embasadas.

Vender no Natal pode ser não apenas a oportunidade para vender mais e faturar como também de conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes.

Conte com a Vindi para te ajudar a vender mais, seja no Natal como em qualquer época do ano! Temos o ecossistema de pagamentos mais completo para quem quer escalar seus negócios. Fale com nosso time de especialistas!

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