Em tempos onde o novo Coronavírus (COVID19) tem se alastrado como uma pandemia pelo mundo inteiro, algumas empresas estão fazendo a diferença tomando iniciativas contra a crise.

São negócios de diferentes segmentos ajudando pequenos e médios empreendedores a sobreviverem no mercado depois que a pandemia passar.

Aqui, no blog da Vindi, nós já falamos sobre como as marcas estão se destacando com suas ações de branding e marketing, e você pode ler mais sobre isso clicando aqui.

Dessa forma, falaremos sobre algumas ações, onde empresas mostram que é possível ajudar todo mundo a ficar bem!

Ifood

Em primeiro lugar, temos a startup unicórnio de delivery de alimentos. O Ifood, se posicionou no seu segmento com um fundo de R$ 50 milhões para ajudar pequenos restaurantes.

Da mesma forma, eles pretendem injetar R$ 600 milhões na economia do país com antecipação de recebíveis para sete dias após a venda.

Além disso, outras medidas estão sendo tomadas pela empresa semanalmente, como a devolução das taxas cobradas na opção “Para retirar” do aplicativo.

Facebook

O Facebook agiu rapidamente para auxiliar os usuários da rede social, jornais, portais de notícias e órgãos de saúde com o combate às fake news.

Na página inicial, todos que tiverem uma conta aberta poderão acompanhar as notas oficiais dos órgãos de saúde, pesquisas, artigos e notícias falsas que são reveladas todos os dias:

facebook e suas iniciativas contra a crise
Reprodução: Facebook

Stella Artois

Pensando em como apoiar os restaurantes que precisaram parar com as vendas presenciais, a empresa criou o movimento “Apoie um Restaurante”.

Dessa forma, é possível que o consumidor entre no site, escolha um restaurante e compre um voucher de R$ 100, pagando apenas R$ 50. O desconto de 50% será custeado pela própria empresa, e poderá ser utilizado até o final de 2020.

Google

Com a maioria das empresas praticando o home office e conhecendo esse modelo de trabalho pela primeira vez, fazer reuniões seguras e por videoconferência se tornou um grande desafio.

Por isso, o Google liberou o acesso 100% gratuito para o uso da sua ferramenta de videoconferência, o Google Meets.

Dessa forma, o Google possibilitou que outras empresas fizessem reuniões com até 250 pessoas, simultaneamente.

Petlove e VetSmart

Outra iniciativa que está ajudando os empreendedores, agora do mercado pet, diz respeito às marcas Petlove e VetSmart.

Basicamente, os parceiros que são profissionais da área poderão, de forma automática e rápida, criar um site de venda integrado com a plataforma da marca.

Além disso, eles poderão divulgar o seu próprio portal, com nome e logo, para seus clientes, realizando as negociações normalmente. Da mesma forma, toda a logística de entrega dos produtos será responsabilidade da Petlove.

Magazine Luiza

Recentemente, o maior marketplace brasileiro lançou uma plataforma de vendas para ajudar pequenos empreendedores que não tinham nenhuma representatividade nas redes sociais antes da crise.

Atuando de duas formas diferentes, uma parte atende aos profissionais MEI ou empresas cadastradas no Simples Nacional, com faturamento de até R$ 5 milhões ao ano.

Além disso, essas empresas podem disponibilizar o seu estoque para os clientes do site e do aplicativo do Magalu, tendo mais uma opção de venda através do marketplace da marca.

Homa

Com a crise, os pequenos e médios negócios são os que estão mais sofrendo. Muitos até, chegam a encerrar as atividades por diversos fatores.

Pensando nisso, a empresa Homa está oferecendo uma mentoria de 14 dias, gratuitamente, para que as pequenas e médias empresas saibam se reestruturar e se conectar com mais eficiência com seus clientes.

A ideia é que, durante e depois do distanciamento social, elas entendam quais são as possibilidades de lidar com o prejuízo que estão enfrentando – e que não percam seus estoques perecíveis.

Alibaba

Pensando em ajudar laboratórios, empresas da área da saúde e a população em geral, o grupo Alibaba doou, recentemente, 500 mil testes para que o diagnóstico do COVID-19 seja a prioridade nos EUA.

Além disso, o co-fundador Jack Ma, também disponibilizou uma parte do seu patrimônio, avaliado em U$ 39 bilhões, para o combate ao novo Coronavírus. Dessa forma, pesquisas relacionadas à vacina e medicamentos para o tratamento estão sendo custeados.

Gol

Com o fechamento das fronteiras e a diminuição expressiva dos voos, junto com todos os cancelamentos, a Gol está disponibilizando seus aviões para que profissionais da área da saúde viagem gratuitamente.

Portanto, hospitais e laboratórios poderão entrar em contato com a companhia aérea para conseguir essa parceria.

Vindi

Junto com todas essas empresas, a Vindi também está pensando constantemente em como ajudar empresas e empreendedores a superarem os impactos negativos do Covid-19 na economia.

Dessa forma, nossa primeira de muitas iniciativas contra a crise foi desenvolver o Kit do Empreendedor, com uma série de materiais ricos que podem fazer muita diferença para sua empresa neste momento.

Além disso, nos Kits do Empreendedor, você encontrará vídeos, podcasts, textos, infográficos, checklists e e-books produzidos com carinho e cuidado para sua empresa.

Bônus: Perfis do Instagram que divulgam iniciativas contra a crise

Ajudar é um presente

No perfil do Instagram Ajudar é um presente, é possível acompanhar todos os projetos e ações focadas para negócios locais e pequenas empresas.

Lá, você encontrará várias iniciativas incríveis, em diferentes segmentos e que podem te ajudar muito!

Catálogo da quarentena

O Catálogo da Quarentena tem como objetivo principal divulgar como as marcas estão se posicionando e liberando acesso gratuito para quem quiser.

Além disso, este catálogo tem de tudo o que você pode imaginar, de cursos online a aulas de meditação. No perfil deles do Instagram, você só fica entediado se quiser!

Ajude o pequeno

Com a crise que está avançando no Brasil, muitos negócios que estavam crescendo acabaram se tornando pequenos negócios. E, agora, correm o risco de encerrarem suas atividades.

Por isso, o Ajude o Pequeno está fazendo ações, como lives com especialistas, e incentivando empresas a montarem suas lojas online, gratuitamente. Vale a pena conhecer esse trabalho incrível!

A distância salva

O isolamento social pode ser motivo de muita ansiedade para a maioria das pessoas, e o perfil A distância salva chega com a proposta de levar informação, leveza e dicas para quem está em casa.

Dessa forma, convidamos a todos os que puderem para que continuem firmes e fortes em casa, acompanhando as dicas que são dadas diariamente lá.

Se você gostou desse conteúdo sobre iniciativas contra a crise e quer saber mais sobre o Kit do Empreendedor, clique agora no banner abaixo e baixe, gratuitamente, todos os que já foram lançados.

Estamos juntos!Estratégias para sua empresa com o Kit do Empreendor e botão para acesso ao material