A empresa HubSpot abriu capital na bolsa de Nova York (NYSE) em 2014.
Fundada em 2006, na cidade de Boston, nasceu como a solução global ideal para inbound marketing. De fato, o software da HubSpot é muito bom.
De U$89M para U$765M em 6 anos!
Já no segundo ano de vida (2007), a empresa faturou U$255 mil e em 2010 (4 anos depois da fundação), atingiu U$15,6 milhões, mostrando a força que precisava, para ser a plataforma de marketing mais desejada, pelas startups que mais cresciam no mundo.
Em 2014, a empresa anunciava que iria fazer seu IPO e tinha atingido 11,500 clientes em mais de 70 países. Mas será que ter ido à bolsa de valores, foi benéfico para a empresa?
Da entrada na NYSE até agora, a HubSpot cresceu o ARR 9x! Para ajudar na análise, peguei o último resultado do trimestre deles (2020) e comparei com o primeiro trimestre deles, pós IPO.
Veja abaixo:
Q1 de 2014
- ARR (receita recorrente anual): $89 milhões;
- Clientes: 11,000;
- Receita por cliente: $8,500;
Q1 de 2020
- ARR (receita recorrente anual): $765 milhões;
- Clientes: 79,000;
- Receita por cliente: $10,000.
Em 6 anos, aumentaram a receita por cliente em U$ 1,500 (impressionante), saíram de 11 mil para 79 mil clientes e cresceram 9x o ARR!
Achei impressionante, porque diversas soluções nasceram desde então (bem mais baratas), algumas até free, mas não impediu o movimento de crescimento da empresa.

Performance das ações da Hubspot na bolsa de Nova York (Fonte: Yahoo Finance)
A HubSpot é um SaaS de alto impacto global. Faturou U$674 milhões em 2019 e é avaliada em mais de U$9 bilhões.
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