Dias atrás o mundo digital recebeu a notícia através de engenheiros do Google, que a maior falha de segurança que se tinha notícias, havia sido descoberta: o Heartbleed. A falha que afeta diretamente os protocolos de seguranças OpenSSL espalhados pelo mundo, deixou variáveis como senhas, banco de dados entre outras informações, vulneráveis. Segundo os especialistas, esse é provavelmente o mais relevante e perigoso erro de segurança já conhecido na história da internet.

heartbleed

A Vindi está protegida. (Foto: Reprodução Heartbleed Test)

Boa notícia

A Vindi está protegida. Desde o dia 10/04 estávamos protegidos, e atualizamos o OpenSSL no dia 15/04. E seus clientes também. A segurança é um dos requisitos mais bem cuidados da Vindi, e isso é um dos pontos mais severos quando falamos em PCI Compliance. Por isso preparamos essa comunicação para afirmar o quanto somos preocupados em manter a segurança dos nossos clientes e também ajudar o ecossistema em si, informando e dando uma opinião sincera sobre o caso Heartbleed. Continue lendo.

O que é o Heartbleed?

É uma falha que deixa frágil o código criptografado OpenSSL (padrão de segurança que criptografa os serviços online entre sites, servidores e clientes). Através da memória do sistema, fraudadores podem acessar: senhas, cartões de crédito e outras informações.
[mc4wp_form]

Ele pode impactar minha empresa?

Sim, ele pode. A maioria das empresas pode estar desprotegida até esse momento. Num levantamento rápido da Vindi entre 20 empresas que inclusive usam o protocolo SSL em seus sites, apenas 5 delas estão protegidas de fato. Isso inclui inclusive, empresas de meio de pagamento. Cuide da informação na sua empresa. Deixar ela disponível a todo tempo pode abrir uma porta perigosa. Dados importantes para concluir:

1. Sim o erro é muito sério.

2. Apps também foram afetados – segundo o The Guardian 50 milhões de celulares foram afetados (leia).

3. Troque senhas – dê preferência na troca de senhas de bancos, softwares de pagamento e etc.

4. Cuidado com o phishing. Algumas empresas no intuito de informar sobre a troca de senhas, estão reforçando a troca imediatamente. Esse também é um momento para fraudadores criarem emails e comunicações falsas para descobrir senhas. Cuidado: não digite nada após clicar em links, que podem ser mal intencionados. A recomendação é ir até aos sites para alterar. E fique atento à comunicações com erros de português e imagens de baixa qualidade.

Importante: 99% fraudes online são decorrentes de fraudes sociais (com a ação de uma pessoa em roubos de senhas, phishing e até ex-colaboradores mal intencionados). Sendo assim, é importante que precauções sejam tomadas como troca de senhas constantemente, e mais do que isso: nunca usar uma senha fácil de ser descoberta. Sempre bom prevenir do que remediar.

Faça o teste de vulnerabilidades aqui:

Mcafee – http://tif.mcafee.com/heartbleedtest

Filippo – https://filippo.io/Heartbleed/

 

Fontes: Google, The Guardian, Heartbleed

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00