Quando o verão começa a se aproximar, todo mundo lembra das férias na praia, fim de semana na piscina ou mesmo em roupas mais leves para encarar as altas temperaturas. Com isso, inicia-se o chamado “projeto verão” e você deve levar isso em consideração quando o assunto é gestão de academia.

Porque essa época do ano é uma excelente oportunidade de fechar mais matrículas e aumentar seu faturamento. Já que as pessoas querem aproveitar para perder os quilos a mais e aproveitar o fim do ano sem peso na consciência.

Porém, mesmo que o cenário seja favorável, para ter sucesso, sua academia precisa estar preparada para vencer a concorrência e atrair alunos. 

Sazonalidade e concorrência

É comum que a maioria dos segmentos tenham períodos melhores e outros piores em vendas. Para quem atua no mercado fitness, a primavera e verão são os períodos do ano com maior lucratividade. 

Enquanto o outono, inverno e férias tendem a apresentar um volume baixo de renovações e maior possibilidade de inadimplência. 

Outro ponto importante a ser levado em consideração na gestão de academia é a concorrência. Em 2018, o Brasil contava com mais de 34 mil academias para 9,6 milhões de clientes. Por isso, somos considerados o maior mercado de atividade física na América Latina.

Com a alta disputa, é preciso criar estratégias para aproveitar a chegada do projeto verão e ver sua academia cheia.

Como otimizar sua gestão de academia para o verão

1 – Aposte em novidades

A cada ano, diferentes novidades surgem no mercado fitness e atraem a atenção de potenciais alunos.

Por exemplo, há alguns anos o Crossfit e a Zumba viraram febre, o Bootcamp também tem atraído praticantes. E, com a vida cada vez mais agitada, cresce o número de pessoas que  buscam por treinos rápidos, mas que tenham alto impacto e grande queima de calorias.

Por isso, uma boa estratégia é ficar atento às novidades do mercado e procurar oferecê-las em sua academia para o projeto verão. 

Além de modalidades, como citamos acima, é comum que diferentes aparelhos de musculação ou aeróbico também chegue ao mercado e atraia a atenção do seu público.

Não deixe de investir em novidades, faça uma boa divulgação e aproveite as novas matrículas.

2 – Crie planos diferenciados

Elaborar planos diferentes dos que você já oferece pode ser uma boa maneira de atrair mais clientes que estão interessados no projeto verão.

Você pode pensar em um desconto para o primeiro mês, aulas experimentais ou mesmo em uma redução de tarifa para quem fechar um plano mais longo. Faça uma análise do perfil do seu cliente, depois, desenhe opções que são mais interessantes para ele.

Uma dica na hora de criar sua estratégia é tentar evitar planos que devem ser renovados bem no período de baixa.

3 – Experimente a indicação

Para que esse tópico funcione bem, é importante que você primeiro invista na satisfação dos clientes que você já possui. Oferecendo bons serviços, uma equipe de professores especializados e que ajudem o aluno, além de equipamentos novos e com a manutenção em dia.

Depois, você pode apostar no modelo de indicação. Ele tem sido explorado por diversas empresas modernas, como Uber, Airbnb e Transferwise.

O objetivo é que os clientes que já utilizam seus serviços indiquem sua empresa e atraiam novos inscritos. Para isso, eles ganham uma recompensa que pode ser em formato de desconto ou mesmo créditos.

Uma das grandes vantagens da indicação é que seu negócio acaba atraindo novos alunos sem precisar investir altos valores. Assim, o valor do seu Custo de Aquisição por Cliente também é menor.

Além disso, nesse modelo, seu negócio é indicado por um amigo ou conhecido do seu potencial cliente. O que, normalmente, transmite mais credibilidade do que um anúncio ou outras ações de marketing no geral. 

4 – Amplie as opções de pagamento

Quanto mais opções de pagamento você oferece, maior a chance de aumentar suas conversões para o projeto verão.

Uma boa opção é o pagamento recorrente. Por ele, seus alunos podem assinar um plano anual e pagar no cartão de crédito

Porém, diferente do parcelamento, com o pagamento recorrente o limite do cartão não fica bloqueado. A cada mês, apenas o valor de uma mensalidade é debitado.

Por exemplo, se o seu plano anual custa R$ 1.500. Nesse modelo, o assinante não precisa ter R$ 1.500 disponível na hora de fechar o contrato, apenas R$ 125 que será cobrado por mês. 

Essa facilidade ajuda a aumentar suas adesões. Pois seu serviço se torna acessível para mais pessoas que não possuem um limite alto. Além de ajudar a reduzir o número de inadimplentes por esquecimento de pagar um boleto bancário.  

5 – Capriche na divulgação

E por último, não podemos deixar de dizer que na hora de planejar sua gestão de academia para o projeto verão, você deve criar um plano completo de divulgação.

Assim, suas novidades e facilidades serão vistas por um número maior de potenciais clientes, aumentando as chances de ter sua academia cheia no verão. 

Explore as redes sociais, você pode pensar em fazer um sorteio ou promover um concurso. Crie artigos para seu blog com dicas e pense em anúncios impactantes. Mesmo com a era digital, os meios tradicionais, como panfletos não devem ser descartados. 

Tudo depende de quem é seu público e quais canais eles mais utilizam.

Essas foram nossas dicas para você preparar a gestão da sua academia para o projeto verão. Aproveite-as e boas vendas!

consultor vindi

Author

Especialista em Marketing de Conteúdo, escreve há mais de seis anos sobre e-commerce, meios de pagamento, tecnologia e viagens.