Essa é uma dúvida frequente por parte dos empreendedores que querem vender pela internet. Quando pensam em começar a planejar seu ecommerce ou serviço SaaS, a maioria cai nessa dúvida recorrente: E agora uso um Gateway ou Subadquirente?

Primeiro de tudo vamos dar uma apanhado básico nas diferenças dos dois exemplos:

Principais Características de um Gateway: responsável pela transação entre a Operadora e o Cliente. Cobra por transação (variando de R$0,30 a R$0,70 por transação). Mais sobre os gateways:

– Entra no checkout transparente, sem levar o cliente a outros ambientes. A análise de fraude muitas vezes é feita em tempo real.

– Exigem complexidade na integração, o que pode impactar em orçamento, tempo e projeto.

– É eficaz na conversão. Algumas lojas da VINDI por exemplo, chegam a 80% de conversão no carrinho (inclunido os problemas de falta de limite do cartão do cliente, preenchimento errado, fraude e cartão vencido).

– O dinheiro entra diretamente na conta do banco em 31 dias, sem intermediários. Necessitam de um adquirente (Elavon, Cielo e etc) para vender.

post

Principais Características de um Subadquirente: responsável pela intermediação entre o Cliente e Operadora. Cobra porcentagem sobre o volume de vendas (variando de 4,5% a 7% sobre o volume). Mais sobre os subadquirentes:

–  Redução de processos burocráticos;

–  Redução do tempo de lançamento da loja;

–  Redução de riscos para o lojista;

–  Maior facilidade durante os processos de gestão dos meios de pagamento;

–  Em casos de e-commerces, a subadquirente também é responsável por redirecionar o cliente a um ambiente seguro para realizar sua compra.

gateway-subadquirente

A partir das principais diferenças ilustradas acima podemos ter já uma ideia de qual caminho tomar para decidir qual a melhor solução para meu negócio. Importante frisar que não existe fórmula mágica no ecommerce, e que testes são na verdade o grande segredo para o sucesso na conversão. Testes A/B, “retentativas” e uma boa plataforma, podem ajudar a analisar quais métricas seguir. Na maioria das vezes, o histórico confirma a principal diferença na hora de usar um gateway ou um subadquirente. Vamos apenas sugerir algumas dicas para ajudar os indecisos e também tirar dúvidas rápidas de qual a melhor solução para seu negócio.

Subdquirentes

Empresas que possuem uma operação menor, o subadquirente é um bom aliado. A integração é rápida, a maioria das integradoras de “lojas prontas” só pedem o código do cliente para começar a vender e o custo de integração não existe. Basta se cadastrar e validar as informações no subadquirente escolhido. Uma das subadquirentes que mais crescem no mercado é a Yapay.

Gateways

Se o seu projeto é grande, ou simplesmente pensa em se tornar grande, o gateway é a escolha certa. 100% dos grandes ecommerces usam gateways. Pergunte-se porque lojas como Dafiti, Netshoes, Oqvestir entre outras usam gateways. A integração é complexa na maioria das vezes, onde o TI e desenvolvimento precisam concentrar esforços para fazer funcionar. O custo é relativamente alto, dependendo do projeto. É transparente no checkout, o que impulsiona consideravelmente a conversão. A VINDI, que possui um gateway em sua plataforma de serviços, é focada na conversão. A análise de transação é em “real time”. É escalável, pensando em custo. Aliás, alguns gateways (é o caso da VINDI), quanto mais a loja vende, menos ela paga pelo número de transações ou assinantes.

[mc4wp_form]
Algumas lojas gastam milhares de reais em projetos para implantar um gateway, e pelo projeto não ser bem sedimentado, fracassam porque poderiam começar com um subadquirente. Já outras lojas, que mesmo com um crescimento considerável, não sabem da grande oportunidade que têm se mudarem o checkout externo (subadquirente) para um checkout transparente via gateway. Reafirmamos que para tudo no ecommerce, testes são essenciais. O que pode dar certo numa loja, pode não dar em outra. E agora: uso um Gateway ou um Subadquirente? Mas se o post é para ajudar, e podemos dizer resumidamente que:

–  Para grandes projetos (mesmo que startups), o caminho é o gateway.

Para pequenos projetos (seu sonho é grande?), a escolha deve ser o subadquirente.

Não entendeu? A Vindi criou um infográfico para ilustrar cada processo.

Venda Sempre!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies