O financiamento de vendas pode ajudar uma empresa de diferentes maneiras.
Afinal, além de vender mais, ela recebe valores de pagamentos parcelados de forma imediata, o que ajuda na gestão financeira.
Mais clientes, mais dinheiro no caixa, certo? Na verdade, depende da solução proposta para financiar vendas.
Muitos negócios acabam em dificuldades porque vendem muito a prazo, sem controle e estratégia, e ficam até sem dinheiro em caixa para manter suas operações.
Porém, ao contar com uma solução de financiamento de vendas, qualquer empresa pode resolver de forma simples esse desafio, inclusive aumentando seu poder de investimento.
Neste conteúdo, vamos explicar como funciona o serviço e analisar suas vantagens e desvantagens em relação a outras modalidades de crédito.
Leia até o final e entenda como aproveitar as oportunidades desse mercado, oferecendo sua própria solução de financiamento de vendas, sem prejuízos ao caixa.
O que é financiamento de vendas?
Financiamento de vendas é uma operação de crédito em que o consumidor faz um pagamento a prazo por uma compra.
O valor da venda pode ser financiado por uma instituição financeira, que assume os riscos da operação, ou pela própria empresa.
No primeiro caso, a operação funciona como se o cliente tivesse comprado à vista.
Na prática, é semelhante a uma antecipação de recebíveis, uma solução que garante a coleta imediata de valores de vendas a prazo.
Já o segundo cenário se refere a uma empresa que quer aumentar suas vendas mesmo que os valores sejam recebidos posteriormente.
Assim, ela dá ao cliente a chance de pagar a prazo sem precisar financiar.
O funcionamento da transação é diferente em cada uma dessas modalidades, como vamos explicar na sequência.
Como funciona o financiamento de vendas?
Ao ser viabilizado por uma instituição financeira, o financiamento de vendas funciona como uma cessão de crédito, na qual o estabelecimento transfere o direito a receber seus pagamentos.
Em contrapartida, recebe o valor da própria venda, com o desconto dos juros cobrados pelo serviço.
Essa modalidade é útil para negócios que precisam de capital de giro, ou seja, dinheiro em caixa para manter o negócio funcionando.
Mas algumas empresas preferem oferecer um crediário próprio, ou seja, usar seus recursos para financiar as vendas diretamente ao cliente.
Nesse caso, a própria empresa concede o crédito.
Para optar por essa modalidade, é preciso contar com uma plataforma que ajude a viabilizar todo o processo de concessão de crédito.
Ainda neste artigo, vamos apresentar uma opção que pode se adaptar facilmente às necessidades do seu negócio.
Mas primeiro, entenda o perfil de quem solicita esse serviço.
Quem precisa de financiamento de vendas?
Uma empresa pode precisar de uma instituição financeira para viabilizar o financiamento de vendas quando tem uma alta rotatividade de itens comercializados.
Assim, mesmo vendendo a prazo, é possível obter capital para repor os estoques.
Essa modalidade é comum entre varejistas que vendem bens de consumo duráveis, como eletrodomésticos, aparelhos digitais e móveis.
Já a empresa que oferece um crediário próprio tem recursos em caixa para não precisar depender dos valores de vendas imediatamente.
Dessa forma, evita pagar juros e tem um controle maior sobre suas ofertas, podendo disponibilizar modalidades mais adequadas às necessidades específicas de seus clientes.
Alguns exemplos podem ser clínicas de saúde e estética ou instituições de ensino.
Na sequência, vamos abordar as taxas de juros cobradas por instituições autorizadas a financiar vendas.
Qual a taxa de juros para o financiamento de vendas?
Segundo dados do Banco Central, as médias das taxas de juros cobradas pela operação de financiamento de vendas no Brasil em julho de 2024 giravam em torno de 0,23% a 5,45% ao mês, dependendo da instituição financeira.
Em termos anuais, as taxas variam entre 2,77% e 88,98% ao ano.
Uma grande disparidade, o que justifica pesquisar bem para buscar valores vantajosos.
Em relação a modalidades de crédito para empresas, o financiamento de vendas é uma das opções com juros mais baixos.
Afinal, o risco para a instituição é menor, já que as vendas foram feitas e, por isso, a entrada dos valores é esperada.
Assim, esses valores das parcelas a serem pagas servem como garantia para o crédito.
Para você ter uma ideia, os juros do empréstimo de capital de giro chegaram a uma média de 9,38% ao mês e 193,31% ao ano em julho de 2024, também de acordo com o Banco Central.
Já as taxas do cheque especial alcançaram 15,66% ao mês e 472,98% ao ano.
Além dos juros mais baixos em comparação com outras modalidades, o financiamento de vendas conta com outros benefícios, que vamos esclarecer na sequência.
Vantagens do financiamento de vendas
Empresas que contratam uma solução de financiamento de vendas podem desfrutar de algumas vantagens.
Veja abaixo as principais.
Aumento nas vendas
A possibilidade de vender a prazo é uma forma de fortalecer o poder de compra do consumidor, que consegue comprar mais.
Assim, a empresa pode vender mais e atrair mais clientes.
Além disso, o ticket médio das vendas também tende a aumentar, já que o cliente consegue fazer compras com valores maiores.
Fidelização da clientela
O financiamento de vendas pode ajudar na fidelização de clientes, já que a possibilidade de comprar a prazo pode fazer com que os clientes voltem a consumir da mesma empresa.
Afinal, eles já saberão que podem conseguir boas condições de pagamento.
Mais dinheiro em caixa
A contratação de um financiamento de vendas permite que a empresa tenha sempre verba em caixa.
Assim, além de garantir as operações, o negócio pode começar a pensar em escalar — ou seja, começar a atender uma demanda maior.
Quais os riscos e desvantagens do financiamento de vendas?
Antes de optar pela contratação de uma instituição financeira para financiamento de vendas, é importante considerar alguns pontos de atenção.
Veja agora riscos e desvantagens da modalidade:
- Taxas de juros: mesmo sendo mais baixos que outras modalidades, os juros podem impactar nos resultados da empresa, principalmente se um alto volume de vendas for feito
- Burocracia: toda operação de crédito envolve procedimentos burocráticos, como análise de documentos, avaliação de riscos e elaboração de contratos
- Menos autonomia: o negócio depende das soluções de financiamento oferecidas pela instituição contratada, portanto, não consegue criar ofertas personalizadas
- Risco de dependência: alguns gestores podem criar um hábito de financiar todas as suas vendas e, assim, depender sempre desse recurso para manter o seu fluxo de caixa.
É importante levar em consideração todos os aspectos positivos e negativos antes de decidir contratar uma solução desse tipo.
Como escolher a melhor opção de financiamento para sua empresa?
A escolha de uma modalidade de financiamento para uma empresa deve levar em consideração o perfil e as necessidades do negócio.
O financiamento de vendas pode ser boa opção para quem trabalha bastante com parcelamentos e precisa de capital de giro.
Porém, se a finalidade for mais ambiciosa, como o investimento em uma melhoria que pode expandir a operação, pode ser necessário buscar outra solução.
Nesses casos, é importante realizar um planejamento financeiro para avaliar as taxas de juros e a possibilidade de pagar as parcelas.
Boa parte das plataformas, principalmente no crédito digital, oferecem a possibilidade de realizar uma simulação online das condições de pagamento.
Assim, é possível analisar se a empresa cumpre as exigências para contratar o crédito e pode pagar as parcelas.
Além de instituições financeiras, empresas de vários segmentos também podem financiar vendas, como vamos explicar no próximo tópico.
Como oferecer crédito e financiar vendas?
Para poder oferecer modalidades de crédito como financiamento de vendas, é preciso passar por algumas etapas.
Veja agora o que é necessário para entrar nesse mercado:
- Obtenha autorização: é preciso cumprir requisitos para ser autorizado pelo Banco Central para oferecer crédito, conforme o Manual de Organização do Sistema Financeiro (Sisorf)
- Siga normas de compliance: implemente todas as regras necessárias para que a empresa fique em conformidade com as leis e regulamentações vigentes
- Invista na segurança: ao lidar com valores e dados dos clientes, é preciso adotar tecnologias para proteger informações sensíveis como criptografia e tokenização
- Crie uma política de crédito: determine todos os critérios necessários para a concessão de empréstimo, como valores mínimos e máximos, taxas de juros e condições para aprovação
- Use um motor de crédito: essa ferramenta de motor de crédito usa tecnologias de análise de dados para apontar os riscos da concessão de crédito para cada cliente, agilizando a avaliação.
Você sabia que existe uma maneira rápida e fácil de oferecer financiamento de vendas?
A dica é adotar uma solução de embedded finance.
Em outras palavras, significa contratar uma plataforma que fornece a infraestrutura necessária para oferecer crédito.
A Vindi conta com uma plataforma fim-a-fim que pode capacitar qualquer empresa a emprestar dinheiro e financiar vendas.
Mas se essa solução completa não for necessária, contamos com módulos que podem se adequar às necessidades de qualquer empresa.
Que tal fazer do financiamento de vendas uma estratégia para o seu negócio decolar?