Ferramentas para analisar sua plataforma Saas

Um modelo de negócio que vem ganhando cada vez mais espaço: a venda por assinaturas. É um modelo inteligentíssimo (e eficiente) que assegura um faturamento mensal para a empresa através da venda recorrente.

Com o advento da internet, o processo de vendas tem se modificado e se adaptado para acompanhar as tendências. Atualmente, o grande objetivo das equipes de vendas é acompanhar as necessidades dos clientes e buscar maneiras de atendê-las. Para isso, é preciso individualizar e personalizar o atendimento ao cliente em todos os momentos da jornada de compra, além de investir em análise e acompanhamento de dados. Mas, por que investir nessa análise?

A resposta é simples: o comportamento do consumidor está ditando como funciona o processo de vendas. Por isso, nada mais essencial do que entender seus consumidores através dos dados que você possui deles, não é mesmo?

Para isso, preparamos uma lista de algumas ferramentas SaaS essenciais para empresas com modelo de negócios de assinaturas. É um kit básico para analisar para que sua empresa fature mais e perca menos. Vamos conhecê-las?

Google Analytics

O Google Analytics (GA) é uma ferramenta que disponibiliza informação de como as pessoas encontraram seu portal, como o utilizaram e de que maneiras você pode melhorar a experiência de uso do seu site. Basicamente, essa ferramenta fornece um conjunto extremamente completo de métricas para que você possa rastrear e analisar o seu público, de onde vem o tráfego, como está a aceitação do conteúdo dos sites e as taxas de conversão.

Parece piegas falar, mas ainda existem pessoas que não usam o Google Analytics.

Crazy Egg

Assim como o GA, o Crazy Egg fornece informações sobre o que está acontecendo com o seu site. Contudo, as ferramentas são mais “visuais”. O que isso quer dizer? Simples: você consegue ver o comportamento de seus usuários através de mapas de calor (quais as áreas mais “quentes” do seu site), scrollmaps (até onde os visitantes rolam a barra antes de sair da sua página), overlay (número de cliques em um elemento específico) e outros itens (como fontes de referência, termos de pesquisa com os cliques mapeados).

O que diferencia essa ferramenta do GA é a possibilidade de rastrear os elementos de links e não-links.

KISSMetrics

Enquanto as duas primeiras ferramentas apresentadas são mais generalistas, a KISSMetrics ataca em pontos específicos. Com ela, é possível acompanhar os visitantes do seu site e não as visitas de páginas. Sendo assim, você consegue compreender o comportamento individual de uma pessoa. Dados enriquecedores, como o próprio comportamento do usuário, podem ser obtidos através da plataforma.

Plataformas como Sendgrid (por exemplo), usam o app.

Mixpanel

O grande diferencial do Mixpanel é a análise de dados em tempo real. Algo muito importante nessa era de velocidade das informações e imediatismo por parte dos consumidores. Essa ferramenta oferece em tempo real as ações dos usuários em seu site, rastreando desde a compra até um tweet.

Outra vantagem dessa ferramenta é a possibilidade de enviar notificações por aplicativo ou mensagens no e-mail para os clientes, além de fornecer um relatório de retenção. Assim, você pode trabalhar no engajamento do seu site e automatizar as mensagens para os clientes.

Amplitude

Na mesma pegada do Mixpanel nossa indicação é usar o Amplitude, um software que analisa comportamento de navegação e tracking de usuários para amparar o desenvolvimento de produtos e sistemas. É um dos mais completos para isso. Softwares como Intuit, Hubspot e Square, usam o Amplitude para validar produtos e experiência do usuário.

Tem um plano free que pode servir como um teste legal.

Chartmogul

Para acompanhamento de métricas, não há ferramenta mais adequada do que o Chartmogul. Fundada em Berlim, a plataforma permite o acompanhamento de métricas como: churn rate, MRR, LTV, CAC e outros itens, que fazem desse acompanhamento, um verdadeiro BI (business intelligence) para os empreendedores entenderem do seu próprio negócio. Além de ser altamente intuitiva. O desafio é a integração, que exige uma análise profunda de regras de negócios x necessidade. Mesmo assim, o Chartmogul permite uma integração via Google Sheets, que facilita para quem não quer usar as API’s.

Quantcast

Por fim, temos essa ferramenta que é dividida em dois segmentos: Quantcast Measure e Quantcast Advertise. O primeiro entende dados como as características demográficas, estilo de vida, perfis dos usuários e quem são os usuários de dispositivos móveis. O segundo fornece soluções em publicidade para alcançar, em tempo real, determinados usuários.

Ou seja, uma campanha feita sob medida, baseando-se nas características do seu consumidor.

economia da recorrencia

Você já conhecia alguma dessas ferramentas? O que você utiliza para entender melhor o comportamento do seu consumidor e melhorar seu processo de vendas? Conte para a gente através dos comentários!

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