Ser médico e dono de seu próprio negócio faz com que o profissional precise se desdobrar e abraçar uma nova função: a de administrador. Seja em uma clínica ou em um consultório, a gestão é peça fundamental para o dia a dia. O problema é que incorporar mais uma prática à rotina pode ser complicado e muito desafiador.

Uma das ferramentas que mais tem atraído os médicos para resolver essa questão é o software de gestão, mas será que realmente faz sentido investir nesse tipo de tecnologia?

O que é um software médico de gestão?

Para responder essa pergunta é importante saber, em primeiro lugar, exatamente o que é um software médico. Criado para facilitar a gestão de estabelecimentos da área de Saúde, essa ferramenta é um sistema digital – que pode ser utilizada em computadores, celulares e tablets – que agrupa atividades relacionadas à gestão. Com ela é possível fazer agendamentos, gerenciar o estoque, organizar o faturamento e muito mais.

O uso de tecnologia no mercado da Saúde não é novidade e encontrar soluções que atendam as particularidades de sua clínica ou consultório está cada vez mais fácil. O software de gestão não foge à regra e já conta com diversas opções que apresentam diversas funcionalidades.

O que ele pode fazer por você?

No mercado, é possível encontrar opções variadas que além do formato, apresentam funções diferentes. As principais funcionalidades que podem otimizar o tempo do médico e sua equipe são:

  • Prontuário Digital: cadastro completo do paciente. Cadastra anamneses e evoluções de texto livre, com modelos pré-definidos ou formulários. Imprime atestados, textos diversos na hora, através de modelos personalizados. Gera receitas médicas e laudos na hora.
  • Agenda de Consultas: integrada ao prontuário do paciente, marca, remarca e agenda retornos em poucos cliques, gera relatórios de agendamentos, controla os comparecimentos e as faltas dos pacientes.
  • Faturamento: permite o lançamento de contas médicas diretamente no prontuário do paciente, gera os arquivos XML prontos para envio às operadoras, imprime guias TISS totalmente preenchidas.

Além disso, os programas podem conter os módulos de estoque, envio de sms, dentre outros.

Outras soluções digitais para clínicas e consultórios

Além dos softwares de gestão, o mercado também disponibiliza soluções digitais que podem ser muito interessantes para clínicas e consultórios. Uma delas é o sistema de pagamentos.

Esse tipo de serviço facilita a cobrança dos pacientes e permite que o médico possa emitir boletos e até mesmo receber de forma digital. Uma facilidade a mais que pode simplificar a vida do paciente e, consequentemente, aumentar a satisfação.