Mais de 200 MIL PESSOAS sabem como vender mais e sempre.

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos você também.

O Woocommerce é uma das principais ferramentas utilizadas para quem quer criar uma loja virtual pelo WordPress. Embora ele seja um plugin e não uma plataforma desenvolvida especialmente para e-commerce, suas diversas facilidades atraem cada vez mais usuários.

Segundo a própria página do Woocommerce no WordPress, o plugin já tem mais de 4 milhões de instalações ativas. Além disso, sua avaliação pelos usuários é positiva, com mais de 2.500 notas “5”.

Se você está na dúvida se o Woocommerce é a solução ideal para seu negócio, abaixo vamos falar sobre suas principais facilidades.

1 – Personalizável

Se você quer criar um comércio eletrônico que tenha a mesma identidade visual da sua marca, é importante contar com uma solução personalizável.

E nesse ponto o Woocommerce não deixa a desejar. Pois ele funciona no modelo código aberto (do inglês open source). Isso quer dizer que é possível fazer qualquer modificação em sua estrutura sem precisar pagar uma licença comercial para isso. Esse método também é conhecido como modelo colaborativo de produção intelectual.

É possível mudar botões, criar layouts diferentes e responsivos, integrar com outros plugins e muito mais.

Essa liberdade de personalização ajuda a deixar sua marca consistente. Isso passa mais credibilidade aos seus usuários, além de fidelizar. Já que acaba criando uma identificação com o público.

2 – Fácil de usar

De nada adianta ter uma plataforma de e-commerce se você não consegue utilizá-la. Então, se você busca facilidade, por ser um plugin, a interface do Woocommerce é amigável e fácil de utilizar.

Qualquer pessoa que já conheça o WordPress será capaz de entender o Woocommerce.

3 – Recursos nativos

Os recursos nativos do Woocommerce são vários e essenciais para oferecer uma experiência positiva de compra ao cliente. Além de facilitar a sua vida na parte administrativa.

Mas antes de continuar, você sabe o que são recursos nativos?

Esse termo é utilizado para se referir àquelas funcionalidades que já fazem parte do plugin, nesse caso o Woocommerce. Quando você instalá-lo, já terá acesso a todos essas ferramentas, sem precisar adicionar extensões ou mesmo outros plugins.

Para não restar dúvida, vamos dar um exemplo. Num restaurante, você escolhe um combo, então podemos dizer que os recursos nativos são a entrada, o prato principal e a sobremesa. Agora, se você quiser adicionar alguma coisa, poderá pagar à parte, como um refrigerante ou um café.

O Woocommerce tem recursos nativos importantes para quem quer ter uma loja virtual eficiente. Alguns deles são:

Controle do checkout

Com o Woocommerce você já tem uma estrutura de checkout. Sendo possível habilitar ou mesmo desativá-lo. Além de poder se preocupar com a segurança em todas as etapas.

Além disso, falando em comportamento de compras, pelo Woocommerce também é possível direcionar seu cliente para o checkout assim que ele adicionar algum produto ou serviço ao carrinho.

Inclusão de produtos

O Woocommerce permite que você inclua diversos produtos ou serviços para venda em sua loja virtual, sem limitar o número. Além disso, é possível fazer o gerenciamento, selecionando o tamanho das miniaturas das imagens.

Seus produtos podem ser categorizados em: produto simples, grupo de produto, produto afiliado, produto variável ou produto virtual.

Geolocalização

Um dos recursos nativos do Woocommerce é a geolocalização. Por meio dele o endereço do seu usuário é identificado automaticamente. Com isso, o cálculo do frete e impostos podem ser calculados com facilidade.

4 – Extensões

Além dos recursos nativos, pelo Woocommerce você também pode adicionar diversas extensões. Ela vão deixar seu e-commerce mais profissional e completo.

É por meio delas que você pode, por exemplo, criar um serviço de assinaturas recorrente. Além de campanhas de marketing, como descontos e cupons. Por fim, uma extensão bem importante são os gateways de pagamento; que permitem que você amplie as opções de cobrança.

Vamos falar sobre o assunto logo abaixo.  

5 – Formas de pagamento

Você sabe que de nada adianta ter uma loja virtual com layout atraente, produtos ou serviços de qualidade se na hora de pagar você não aceita a opção que seu cliente gostaria de usar.

É, por isso, que usar um gateway de pagamento integrado à sua loja Woocommerce potencializa suas vendas. Por meio dessa solução, você pode aceitar cartão de crédito com pagamento parcelado, boleto bancário (também digital), débito em conta e transferência bancária.

Mas além da variedade de métodos, a integração com o gateway de pagamento também oferece mais segurança, permitindo a integração com um antifraude.

Integração Vindi e Woocommerce

Se você quer vender produtos ou mesmo serviços no modelo de assinaturas, a Vindi tem uma das melhores extensões desenvolvidas para Woocommerce.

Ela se chama Vindi WooCommerce e tem a grande vantagem de ser simples de usar, com ferramentas voltadas para atender às necessidades de quem também vende no modelo recorrente.

Além da própria extensão, você ainda pode utilizar as facilidades de uma plataforma de pagamentos completa. Como emissão de faturas e relatórios, retentativas de cobrança, controle da inadimplência e integração com sistemas de emissão automática de nota fiscal.

Conheça agora a extensão da Vindi para Woocommerce

Se o seu objetivo é ter um e-commerce profissional, fácil de administrar, mas ainda assim com diversas funcionalidades, o Woocommerce é a ferramenta ideal. Como você percebeu nesse texto, ele é bem completo com a grande vantagem de ser open source.

Author

Especialista em Marketing de Conteúdo, escreve há mais de seis anos sobre e-commerce, meios de pagamento, tecnologia e viagens.