Envio de boleto por e-mail

Nos últimos anos, as plataformas de gestão de pagamento vêm conquistando muitos adeptos por serem uma solução simples e prática, que oferecem um serviço de envio de boletos bancários em formado PDF através de e-mail. No que diz respeito à automação da cobrança, comerciantes e consumidores podem ficar tranquilos, já que ela representa uma maneira bastante segura, prática e barata de realizar esse processo. A partir da implementação dessa ferramenta, o gestor passa a acompanhar os pagamentos efetivados, os valores recebidos e as quantias em aberto, o que mantém o controle do fluxo do caixa sempre atualizado. A seguir, veja como usar a plataforma e os seus recursos para enviar boletos bancários por e-mail e melhorar a gestão da empresa.

Qual a melhor maneira de enviar um boleto por e-mail?

Em métodos tradicionais, o responsável precisa emitir e enviar o boleto manualmente através do software do banco. Com isso, ele não consegue administrar o negócio de maneira eficaz e fazer estimativas e integrações com outros setores para acompanhar cada item emitido. Mas quando optam por uma solução especializada em emissão e gestão de boletos, as empresas ganham tanto em praticidade como em segurança, já que ela automatiza todo o processo de cobrança e garante um acompanhamento mais seguro dos recebimentos e uma enorme tranquilidade na previsão das contas a receber. Para prosperar no mercado, a organização precisa automatizar processos, bem como controlar suas atividades de uma ponta a outra.

Como gerar e mandar uma cobrança automaticamente?

Para muitas empresas, gerar e mandar uma cobrança ao cliente é uma tarefa bastante difícil, pois demanda tempo e custos operacionais. Por isso, contar com uma plataforma de pagamento é a melhor alternativa para automatizar e reduzir os custos com essa atividade. Através dela, um e-mail com o boleto é enviado rapidamente ao cliente que realizou uma compra, sem que você precise contatá-lo. O sistema centraliza todo o processo, e emite notificações para que você possa acompanhá-lo. Ele também avisa se o pagamento foi efetuado ou ocorreu algum atraso, evitando assim que a empresa entregue os produtos e serviços antes do valor ser depositado em sua conta.

E qual a vantagem de enviá-lo em formato PDF?

Em 2013, os veículos de mídia nacionais e internacionais divulgaram um alerta sobre uma quadrilha dos EUA que estava usando o golpe do boleto bancário para atacar clientes em vários países da América Latina, especialmente no Brasil. A investigação realizada pelo FBI, em conjunto com a Polícia Federal, chegou a resultados alarmantes: mais de R$ 8,5 bilhões em prejuízos causados por um malware que falsificava boletos. Basicamente, ele infectava o computador de um cliente e se hospedava.

Quando uma operação de pagamento era realizada, o malware interceptava a transmissão e alterava o código de barras do boleto legítimo, que estava no formato HTML. Assim, o sistema de banco acabava recebendo e processando as informações do boleto falso, e direcionando o dinheiro para a conta dos criminosos. Por isso, para evitar que qualquer vírus modifique os dados, o ideal é emití-lo no formato PDF. Além de ser extremamente seguro, o boleto em PDF pode ser visualizado em qualquer plataforma, navegador e sistema operacional, e arquivado para ser acessado futuramente.

boleto pdf

E você, já envia o boleto bancário por e-mail para fazer as cobranças de sua empresa? Ficou com alguma dúvida sobre esse incrível método de pagamento? Deixe seu comentário nos campos abaixo ou entre em contato conosco!

A Equipe de redação Vindi é formada pela área de sucesso do cliente, marketing, financeira e vendas. Todo mundo contribui para que você fique informado sobre tudo em assinaturas, pagamento on-line e Saas.