Se a sua empresa precisa de recursos, chegou o momento de decidir entre contratar um empréstimo ou antecipação de valores. Cada alternativa tem suas particularidades, então não há receita pronta: a melhor escolha varia de acordo com as necessidades e possibilidades da empresa.

Conhecer bem a situação financeira do seu negócio é essencial para tomar esta decisão – mas também é importante saber como funcionam as modalidades de crédito.

Para ajudar, neste artigo, vamos apresentar e explicar em detalhes as duas alternativas, além de conhecer uma terceira modalidade. Portanto, não decida o que fazer antes de terminar esta leitura.

Empréstimo ou antecipação? Entenda as duas opções

Antes de escolher entre empréstimo ou antecipação, é importante conhecer bem as modalidades e suas principais diferenças. Confira a seguir.

O que é empréstimo?

O empréstimo para empresas é uma modalidade de crédito em que o cliente retira um valor de uma instituição financeira e assina um contrato prevendo o pagamento de volta com o acréscimo de juros. Ou seja, o dinheiro pertence a terceiros e é emprestado em troca do pagamento de juros junto com a devolução.

Para definir as taxas, a instituição leva em conta vários fatores, como a inflação, a capacidade da empresa e o risco de não receber o valor de volta.

Em alguns casos, o pagamento dos juros pode ser abatido do Imposto de Renda. Além disso, o titular do empréstimo precisa passar por um processo de análise de documentos para ter seu cadastro aprovado.

Geralmente, o empréstimo é pago em várias parcelas, mas o cliente pode quitar em apenas uma vez, se quiser.

Quais as vantagens do empréstimo?

O empréstimo pode render algumas vantagens como:

  • Acesso a recursos externos
  • Uso da verba para expandir o negócio, com o pagamento após uma melhora dos resultados
  • Possibilidade de abater juros no Imposto de Renda.

Leia nosso artigo completo: 
Empréstimo para empresas: o que é, quando usar e como escolher?

O que é antecipação de valores?

Antecipação de valores, ou recebíveis, é um recurso financeiro em que a empresa recebe imediatamente uma verba prevista para entrar em sua conta no futuro.

A modalidade é oferecida por bancos, fintechs ou intermediadoras de pagamento, que depois já ficam automaticamente com os valores a serem recebidos. Isso quer dizer que a verba também é fornecida por terceiros, mas com a garantia de que o valor chegará para cobrir o déficit.

O formato costuma ser adotado por negócios que fazem vendas a prazo e precisam de recursos para manter suas operações ou expandir seus negócios, permitindo que as taxas sejam mais baixas que as do empréstimo (já que a instituição financeira tem a garantia de sua quitação).

O prazo para a antecipação dos valores depende da modalidade oferecida pela empresa de intermediação de pagamento, mas pode acontecer em um dia útil ou, até mesmo, em até 31 dias corridos.

Quais as vantagens da antecipação de recebíveis?

Entre os benefícios da antecipação de recebíveis, estão os seguintes:

  • Taxas menores que outras modalidades de crédito
  • Maior agilidade na liberação do recurso
  • Facilidade para equilibrar o fluxo de caixa
  • Possibilidade de evitar o endividamento
  • Menos burocracia para fechar o contrato.

Capital de giro por recebíveis (crédito fumaça)

Já o capital de giro por recebíveis, conhecido popularmente como “crédito fumaça”, é uma modalidade de crédito baseada na previsão de receitas da empresa.

A grande diferença em relação à antecipação de valores é que o crédito não depende de uma receita futura. No lugar do valor a ser recebido, entra uma previsão feita a partir de dados históricos do desempenho da empresa.

No “crédito fumaça”, a instituição libera a verba em troca da garantia de quitação se os resultados da empresa estiverem dentro do esperado. Isso faz com que sua contratação demore mais que a da antecipação.

Por outro lado, pelo fato de ser baseado em uma projeção, este tipo de crédito tem um risco menor para a instituição do que o empréstimo e, consequentemente, suas taxas são mais atrativas. Trata-se, então, de uma alternativa viável para a empresa que não tiver valores a receber.

Como escolher entre empréstimo ou antecipação?

Como explicamos acima, a antecipação de valores é uma alternativa interessante para uma empresa com valores a receber e que esteja precisando de dinheiro no momento. É uma alternativa para implementar algum projeto que não precise de investimentos pesados, ou para organizar seu fluxo de caixa.

Esse recurso pode até mesmo viabilizar que uma empresa ofereça aos consumidores mais alternativas de pagamento parcelado, mesmo que precise da verba imediatamente para garantir suas operações. Assim, é possível tornar seu negócio mais competitivo.

Em alguns casos, pode não haver recursos futuros em quantidade suficiente para suprir alguma necessidade. E, se a empresa enfrenta dificuldades ou precisa de capital para começar algum projeto importante, que pode trazer grandes resultados, o empréstimo pode ser uma boa opção (neste caso, porém, é preciso levar em consideração que as taxas são mais altas). 

Lembre-se, de todas as formas, que solicitar um empréstimo depende de um bom planejamento. Se sua empresa não tiver como pagar, pode precisar de outro empréstimo, gerando o efeito “bola de neve”, que pode comprometer fatalmente as operações (sem contar que o empréstimo depende de uma certa burocracia para aprovação e pode levar mais tempo para o dinheiro chegar).

Agora, se a necessidade é imediata, a antecipação de valores pode ser uma alternativa melhor. Você pode até combinar as duas modalidades, antecipando seus recebíveis para ganhar um fôlego e solicitar o empréstimo para suprir necessidades não tão imediatas.

Soluções para empréstimo ou antecipação

A decisão entre empréstimo ou antecipação de valores exige planejamento e conhecimento do seu caixa e da capacidade de sua empresa.

A antecipação de valores pode ter vários tipos, conforme a instituição que oferece, e a Vindi conta com um sistema de antecipação de recebíveis totalmente automatizado, que permite a liberação de valores diretamente na tela do seu computadorSe quiser saber mais, confira o nosso guia sobre o assunto.

Porém, em alguns casos, contratar um empréstimo pode ser necessário. E, caso este seja o seu caso, apresentamos uma plataforma única para todo o ciclo de crédito, do onboarding à liberação de recursos: a Credisfera, uma empresa da Locaweb Company e parceira da Vindi, que tem a melhor opção para você e o seu negócio. Conheça!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies