Simplificar a gestão de recebíveis das instituições de ensino tem sido um desafio constante, grande parte disso se deve ao fato de a maioria utilizar o recebimento em dinheiro, ter boletos vencidos ou atrasados e a falta de conciliação bancária. Por isso, pensando em ajudar você, cito abaixo algumas dicas que poderão contribuir – e muito – para melhorar esta situação. Ah, e claro, simplificar os pagamentos para seus alunos também.

14 dicas para cobrar melhor seu aluno

  1. Utilize uma tecnologia que facilita a gestão e baratear a operação; 
  2. Busque ferramentas que sejam práticas na hora da interação dos pais e alunos com a instituição, além de simplificar e digitalizar a experiência; 
  3. Promova a segurança nas operações; 
  4. Possua agilidade no recebimento;
  5. Permita o melhor controle financeiro;
  6. Mantenha a inadimplência baixa
  7. Passe confiança para quem a utiliza; 
  8. Crie ações para reter os alunos;
  9. Apresente expectativas de prazos; 
  10. Evite os problemas tradicionais do boleto; 
  11. Valorize a habilidade no pagamento de extras (passeios, materiais, uniforme,etc);
  12. Promova a sustentabilidade; 
  13. Demonstre as vantagens do pagamento no cartão 
  14. Não deixe que o preço seja fator decisivo. 

Como melhorar a experiência com o pagamento recorrente

E, para seguir na mesma linha da evolução, é necessário melhorar a experiência de pagamento dos alunos nas instituições de ensino.

Os pais dos alunos preferem os meios digitais para pagamento, porém, precisam de tutoriais que os ensinem no começo, até pegarem confiança e entenderem os benefícios dessa modalidade. Isso é importante para eles não desistirem no meio do caminho e buscarem por outras já ultrapassadas. Por exemplo, ter que ir na instituição realizar o pagamento, aguardar o filho trazer um boleto ou até mesmo um carnê. Isso dificulta a vida moderna, acredite.

O boleto não é mais um modelo simples. Tem que entrar no site da escola para fazer download ou pegar impresso na tesouraria para pagar no banco.Oh céus! Se vencer então, é necessário o contato com a instituição para atualização. Ou seja, bem chato! Processo demorado e cansativo.

Que tal só entrar no site/aplicativo da escola e pagar, como no modelo Spotify, Netflix?

Bem mais prático, né? Cobrança amigável, visualização de débitos, negociação inteligente. Tudo isso para facilitar seu dia a dia de forma prática, sem complicações e sem se preocupar de esquecer algum pagamento e ser cobrado por isso.

E, para não deixar dúvidas: quem não quer ter redução de custos na operação, garantir o recebimento e ter o controle de recebíveis através do pagamento das mensalidades de forma recorrente e com conveniência na hora de contratar? 🤷‍♀️ Ninguém, né?

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Author

Especialista em E-commerce e pagamentos na Vindi. Camilla é pós-graduada em Gestão e Estratégias em Comércio Eletrônico e com mais de 8 anos de experiência na área digital. Já atuou em startups, compras coletivas e empreendeu com o seu próprio e-commerce.