As datas comemorativas são ótimas oportunidades para o varejo, e-commerce e comerciantes em geral. Pois essas ocasiões ajudam a aumentar as vendas. Mas, para garantir um bom resultado no próximo dia dos pais, é preciso planejar, criar ações e estratégias para atrair mais consumidores e estar preparado para o 11 de agosto.

No ano passado, segundo dados da Ebit | Nilsen, o dia dos pais registrou um faturamento de R$ 2,1 bilhões no e-commerce. Sendo que o número de pedidos teve um aumento de 22% e o tíquete médio das compras ficou entre R$ 409. 

Além disso, ainda segundo a empresa, os itens mais vendidos foram:

  • livros;
  • celulares e smartphones;
  • remédios;
  • tênis;
  • suplementos;
  • televisores;
  • perfumes;
  • pneu para carro;
  • camisetas;
  • vinhos;
  • entre outros. 

Quer garantir sua parte no faturamento desse ano? Então, confira abaixo sete dicas que vão ajudar você a vender mais nesse dia dos pais. 

Como se preparar para o dia dos pais

1) Faça um levantamento

Relembre os dados que você possui do último dia dos pais e faça uma análise de quais foram os itens mais vendidos durante o período. Depois, pesquise as tendências e prepare seu estoque. 

Se esse é o seu primeiro ano operando na data comemorativa você pode contar com a ajuda do Google. Para isso, utilize o Google Trends, uma ferramenta que mostra temas populares. 

Além de saber durante qual período as pessoas mais buscam por “presentes para o dia dos pais”, você também vai encontrar assuntos relacionados. Essas informações podem ajudá-lo a criar estratégias de público-alvo e ter bons insights.

2) Prepare o seu site

Para isso, você pode criar uma nova categoria “dia dos pais” e incluir todos os itens masculinos que podem ser comprados como presentes para os papais. 

Esse passo é importante para oferecer uma melhor experiência do usuário aos visitantes. Pois fica muito mais fácil encontrar os produtos quando eles estão bem sinalizados e agrupados. 

Aproveite também para destacar em seu site os diferenciais da sua loja virtual. Por exemplo: frete gratuito, pagamento parcelado sem taxa, política de troca flexível entre outras possibilidades. 

O dia dos pais também é uma ótima oportunidade para trabalhar as estratégias de Upselling (incentivar compra de produtos mais caros) e Cross-selling (chamadas de compras combinadas). Elas são fundamentais para aumentar suas vendas. 

3) Amplie seu público-alvo

Datas comemorativas são sempre usadas como uma “desculpa” para agradar quem amamos. Por isso, você pode olhar além das esposas e crianças que querem presentear os pais. 

Embora esses perfis sejam os principais da data, experimente olhar, por exemplo, para quem também quer fazer um agrado aos avós. Além disso, os próprios pais também se tornam consumidores quando querem presentear seus pais.

4) Crie um guia de presentes para o dia dos pais

Escolher o melhor presente é sempre complicado. Então, você pode ajudar seus clientes criando um guia.

Coloque os itens mais desejados, separe por categoria e ofereça opções de diferentes valores. Assim, você pode considerar também incluir uma página para “melhores presentes até R$ 100”.

5) Acerte na comunicação 

Outro passo importante para aumentar as vendas nos dias dos pais é criando comunicações assertivas. 

Não deixe de enviar e-mails segmentados, você pode incluir ideias de presentes na própria mensagem. E, ainda, oferecer o download gratuito do guia completo que sugerimos no tópico anterior. 

Além disso, não se esqueça de segmentar sua comunicação para que ela tenha melhores resultados. É sempre recomendado criar diferentes mensagens para as esposas e para os próprios homens.

6) Busque engajamento

Uma ótima forma de engajar seus consumidores, além de atrair novos, é criando concursos nas redes sociais. 

A escolha do tema do concurso pode ter como base os valores da sua marca. Por exemplo, se você prefere a linha do humor, pode pedir que as pessoas contem a história mais engraçada que tiveram com seus pais. 

Agora, se você quiser algo mais sentimental, peça uma foto. Seus seguidores podem usar uma #hashtag para marcar sua empresa e o sorteio ser randômico.

Na hora de definir qual caminho seguir, procure ter um objetivo claro dos resultados que você deseja atingir e não se esqueça das métricas quando ele chegar ao fim. Assim, no próximo ano, você já sabe se vale a pena seguir pelo mesmo caminho.

7) Ofereça promoções

É difícil encontrar pessoas que não gostem de promoções. Por isso, essa é uma tática que não pode ficar de fora para você aumentar suas vendas no dia dos pais. 

Dá para pensar em ofertas casadas que ofereçam desconto também para quem está comprando, uma redução no frete, na compra de um item ganhe outro. Seja criativo dentro do seu budget e defina quais promoções são mais efetivas para seu público.

Como você percebeu nesse texto, existem diversas maneiras de incentivar as vendas nesse próximo dia dos pais. Essa é uma ocasião do ano que as pessoas já estão mais abertas a gastar. Por isso, não deixe de planejar, definir metas e, depois, levantar os resultados. 

Boas vendas!

Author

Especialista em Marketing de Conteúdo, escreve há mais de seis anos sobre e-commerce, meios de pagamento, tecnologia e viagens.