Dia dos namorados: ideias rápidas para aumentar suas vendas online

A época mais romântica do ano está chegando. O dia dos namorados é comemorado no Brasil no dia 12 de junho. Se você não conseguiu se planejar com muita antecedência para a data, separamos ideias práticas que vão ajudar a aumentar suas conversões. Ainda dá tempo!

O esforço vale a pena. Segundo a E-bit, empresa de pesquisas online, as lojas virtuais devem faturar 1,8 bilhão de reais, superando o 1,71 bilhão do ano passado. Entre os presentes favoritos dos pombinhos, o smartphone deve liderar as intenções, seguido de livros, eletrodomésticos, moda e perfumaria.

Mas, calma. Mesmo que o seu e-commerce não venda nenhum desses itens, não significa que a data não  uma oportunidade para aumentar seu faturamento. É só aplicar nossas dicas e esperar o match.

Dicas rápidas para faturar mais no dia dos namorados

Envie e-mails assertivos

Não deu tempo de montar um espaço no seu site com ideias de presentes para o dia dos namorados? Então, aproveite os e-mails para seduzir (no bom sentido) os seus contatos, enviando sugestões de presentes assertivas. Essa ação vai gerar mais oportunidades de vendas, mesmo que de última hora.

Sendo assim, quando for preparar a mensagem, segmente sua base o máximo possível. Separe uma lista de presentes para namorados e namoradas, melhor ainda se conseguir diferenciar por idade.

Depois, escolha uma seleção de produtos irresistíveis, ressaltando a informação que a entrega estará garantida até a data comemorativa.

ebook gateway ou subadquirente

Ofereça um desconto camarada

Se existe uma estratégia capaz de fazer os visitantes do seu site se apaixonarem à primeira vista por você, é oferecendo descontos especiais.

Recompense os namorados que deixaram para comprar o presente de última hora, ofereça cupons ou códigos de desconto. Uma boa forma de incentivar ainda mais a compra, é estipulando uma data para a promoção expirar.

Diga que o frete é por sua conta

Sabemos que um dos motivos que fazem as pessoas desistirem de finalizar uma compra no e-commerce é quando se deparam com o valor do frete. Por isso, uma boa forma de impressionar “no encontro” e garantir mais vendas no dia dos namorados é oferecendo o frete gratuito.

É claro que você precisa analisar o seu orçamento e ter certeza que essa “camaradagem” não vai afetar seu faturamento final. É muito comum que lojas virtuais ofereçam a entrega gratuita para compras acima de um certo valor ou mesmo em uma determinada região.

Essas duas condições também podem ser interessantes para você.

Ainda sobre frete, é muito importante que você deixe claro – visualmente – que a compra será entregue a tempo da data. E nem precisamos dizer que se essa for uma promessa, ela precisa ser cumprida, certo?

[bctt tweet=”Dia dos namorados: smartphone deve ser a opção de presente mais procurado pelos pombinhos em lojas virtuais. ” username=”vindibr”]

Supere as expectativas  

Toda relação fica mais animada quando existem surpresas (boas, é claro). Então, com certeza seu consumidor vai se apaixonar ainda mais por você se tiver as expectativas de compra superadas.

Que tal oferecer uma embalagem super fofa sem cobrar nada? Ou incluir cartões de presente na compra também gratuito no dia dos namorados? Pense nisso, mimos que parecem pequenos podem ser o grande diferencial para que alguém decida comprar com você e não em outro e-commerce.

Trabalhe o cross-selling

Aproveite o clima de romance do dia dos namorados e trabalhe o cross-selling. Não sabe o que o termo quer dizer? Então, vamos explicar rapidamente.

Cross-selling, em marketing, é a prática de oferecer ao seu consumidor produtos adicionais ou complementares aos que ele demonstrou ter intenção de comprar. Por exemplo, digamos que alguém coloque uma câmera fotográfica no carrinho, então uma prática de cross-selling seria oferecer também um cartão de memória ou uma capa protetora.

Sendo assim, você pode usar essa tática para incentivar os usuários a gastarem um pouquinho mais com seus amados. Faça um teste.

Bônus: proponha relacionamento sério

Aproveite o clima “love is in the air” não só para ajudar o seu cliente a comprar um super presente para alguém especial. Mas, também para fazê-lo se sentir importante – para você.

Se no dia dos namorados ele escolheu comprar em sua loja, que tal mandar um cartão romântico deixando claro o quanto ele é essencial para você? Pode ser algo físico ou mesmo virtual, como um e-mail. Use a criatividade. Brinque com a data para fidelizar seus consumidores e incentive que o relacionamento se torne público. Ou seja, que ele compartilhe nas redes sociais (e você também, é claro).

Separamos, nesse texto, ideias rápidas e práticas que você pode colocar em prática mesmo de última hora. Aproveite o dia dos namorados para aumentar suas vendas e conquistar novos consumidores. Depois, queremos saber os resultados, hein? ?

 

Sobre o autor

Lívia Freitas
Jornalista com grande atuação em marketing digital. Escreve sobre tecnologia, empreendedorismo e viagens.

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