O Dia das Mães 2023 será no domingo, 14 de maio. A data é considerada por muitos a segunda principal do comércio, perdendo apenas para o Natal, e por isso lojistas dos nichos mais variados aproveitam o impulso dos consumidores de presentearem suas mães para alavancar suas vendas.

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que nenhum segmento precisa ficar de fora. Afinal, os consumidores têm optado por produtos de vários tipos, ao invés de apenas flores e bombons.

Neste artigo, vamos mostrar quais nichos de produtos são os mais procurados – e você vai se surpreender. Antes, porém, vamos apresentar alguns dados comprovando que as lojas – virtuais ou não – precisam investir nessa data se quiserem vender mais, e dar várias dicas de como fazer isso.

Em seguida, você vai aprender a montar uma estratégia para evitar qualquer tipo de contratempo que possa prejudicar seu desempenho. E, por fim, depois de descobrir o caminho do sucesso no Dia das Mães 2023, vamos mostrar uma maneira de aproveitar o bom desempenho para fidelizar novos clientes.

Então, se você quer vender mais, acompanhe!

Dia das Mães 2023: por que investir na data?

A cada ano, o Dia das Mães movimenta bilhões de reais em compras, e em 2023, não é diferente. Para você ter uma ideia, em 2022, o varejo faturou R$ 6,4 bilhões na data, segundo o Relatório Dia das Mães 2022 feito pela All in em parceria com a Vindi e outras empresas como ClearSale, Octadesk e Neotrust.

O documento também aponta que as compras cresceram 25% no período, apesar das expectativas de queda devido à recessão econômica.

Outro dado interessante é que o ticket médio (valor médio gasto em cada compra) ficou em R$ 449,78. Já segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado, as vendas do Dia das Mães aumentaram 18,1% em comparação com 2021.

Para 2023, a expectativa é que as vendas sigam em crescimento, ainda que modesto, uma vez que a previsão de queda do ano passado não se concretizou como era esperado.

E então, você não está pensando em ficar de fora dessa data, está? Continue lendo este artigo porque vamos dar dicas para seu negócio aproveitar bem as oportunidades geradas pelo Dia das Mães 2023.

Como vender mais no Dia das Mães

As cifras do Dia das Mães empolgam, não é mesmo? Porém, não dá para pensar que basta fazer seu trabalho de forma normal e as vendas vão aumentar por si só.

Para que seu negócio tenha um bom desempenho na data, é preciso estar preparado – desde a divulgação, passando pelos preços e a apresentação dos produtos, até o abastecimento do estoque e a garantia de segurança do seu e-commerce.

Mas não se preocupe, é perfeitamente possível deixar tudo pronto em pouco tempo. Neste tópico, vamos dar algumas dicas que podem ajudar você a se preparar rapidamente para as vendas do Dia das Mães 2023.

Foque no público-alvo

Não se esqueça: no Dia das Mães, seu público-alvo é composto pelos filhos. Por isso, é a eles que o foco de suas campanhas publicitárias deve ser direcionado. Abuse da criatividade para atrair a atenção de jovens e adultos, mostrando a eles o caminho para agradar a mãe.

Esse comprador provavelmente precisará de ajuda, pois vai presentear uma pessoa de outra geração, que vive uma etapa diferente da vida. Logo, tem interesses que ele pode não entender.

Aproveite para apresentar sua loja como a solução desse problema e tome cuidado para fugir de clichês relacionados à maternidade, afinal, há mães de várias idades, profissões e interesses – uma campanha com tom errado pode ter efeito contrário ao desejado.

Trabalhe com essa diversidade e você conseguirá atrair para o seu negócio filhos de mães com diferentes perfis.

Faça promoções

Embora o Dia das Mães seja uma data com demanda nativa (ou seja, não é obrigatório fazer promoções para vender nessa época), a concorrência também é bem elevada. É provável que várias lojas, tanto virtuais como físicas, criem promoções, então não fique para trás.

Procure oferecer descontos e preços baixos por produtos atrativos, que tenham relação com a data. Se for possível, una o útil ao agradável: aproveite para tentar se livrar de algum item que possa estar encalhado no seu estoque.

Outra dica é oferecer um desconto progressivo. Em outras palavras: quanto mais o cliente compra, menos ele paga por cada presente

Você vai conferir aqui no artigo uma boa alternativa para tornar seus produtos mais atrativos, mas já fica o alerta: crie descontos reais! O consumidor atual sabe quando o comerciante eleva o preço de algum produto para, depois, oferecer um falso desconto. E, quando vê algo assim, logo compartilha nas redes sociais, o que pode prejudicar muito a imagem do seu negócio.

Organize produtos em kits e combos

Essa dica está relacionada à anterior, mas vale o destaque. Dentro da ideia de criar promoções atraentes, reúna alguns produtos que possam se complementar e crie o seu kit ou combo.

Essa estratégia serve para ajudar a aumentar o seu ticket médio, a média de gastos do cliente por compra. Isso porque, mesmo que reduza os preços dos produtos, você estimula o consumidor a comprar mais (e, para cada nicho, há uma maneira de fazer isso).

Por exemplo: lojas de roupas podem criar conjuntos temáticos para diferentes perfis de mães, como “mãe executiva”, “mãe de bebê”, “mãe esportista” e por aí vai.

Para quem trabalha com produtos alimentícios, vale criar uma cesta de café da manhã com produtos artesanais ou um kit de doces gourmet, se for o caso. Fato é: qualquer que seja o ramo, o importante é embalar esses kits com capricho. Crie uma embalagem especial e inclua diferenciais como cartões personalizados, brindes e belos materiais gráficos.

Você também pode usar a tecnologia do QR Code para que os filhos possam mostrar às mães uma bela mensagem. A ideia é, além de um simples presente, proporcionar uma experiência inesquecível (como fazem os clubes de assinatura, que têm inovado cada vez mais nas caixas que enviam aos consumidores).

Torne o frete acessível

Bom, sabemos que em muitos casos é bem difícil baratear o frete, mas é bem provável que seu concorrente faça isso – e um frete gratuito ou a baixo custo é altamente atrativo para compras online.

Em meio a uma competição acirrada, o valor do frete é decisivo em boa parte das compras feitas pela internet. Mas não se esqueça: o frete gratuito precisa ser bem planejado para evitar prejuízos.

Crie o clima

Se o seu público-alvo quer um presente de Dia das Mães, é preciso deixar bem claro que ele vai encontrar o que procura na sua loja. Para isso, capriche no visual de sua página.

Banners e popups com imagens e conteúdo alusivos à data são uma boa pedida, mas não fique apenas nisso. Para não deixar dúvidas de que sua loja está pronta para a data, espalhe essas artes por todos os seus canais de venda. Aliás, campanhas específicas segmentadas com landing pages podem ser bem úteis na divulgação. 

E não deixe de abastecer suas redes sociais com conteúdo relacionado ao Dia das Mães. Criar um quiz ou uma enquete temática no Instagram ou Twitter pode ser uma boa ideia.

Ofereça várias opções de pagamento

Diversificar as formas de pagamento é essencial para atrair os clientes.

Diminua as chances de objeção na hora do visitante confirmar sua compra oferecendo possibilidades de cobrança como:

Prepare seu estoque

Não basta investir em divulgação se a sua loja não estiver pronta para a data. Por exemplo, de que adianta atrair compradores se o seu estoque não tem ítens suficientes para todas essas vendas? Mantenha seus depósitos abastecidos e evite erros que podem prejudicar a saúde financeira da sua empresa. 

A escolha dos produtos pode ser o grande diferencial. Afinal de contas, o Dia das Mães é uma data sazonal, o que significa que todo ano a mesma pessoa faz compras. Por isso, é importante apostar em novidades. Mas tome cuidado: uma escolha errada pode deixar produtos encalhados no seu depósito.

Prepare seu atendimento

Não é apenas com o estoque que você deve se preocupar: é preciso ter um atendimento capaz de suprir todas as demandas.

Em lojas físicas, pode ser necessário contratar funcionários temporários. Já no e-commerce, é importante dar bastante atenção aos seus canais de atendimento aos clientes.

Também é prudente alinhar com antecedência os processos com os parceiros que prestam serviços de TI

Vamos falar mais sobre isso no tópico em que mostramos como montar um plano de vendas.

Garanta a segurança nos pagamentos

No Dia das Mães de 2022, a empresa ClearSale evitou fraudes que somariam mais de R$ 152 milhões, segundo o relatório da All in. Além disso, as tentativas de fraudes cresceram 4% em relação a 2021.

Os segmentos com maior índice desses ataques foram bebidas, ar condicionado, celular, eletrônicos e eletrodomésticos — notadamente, setores com produtos de maior valor. Portanto, um sistema antifraudes para e-commerce integrado ao meio de pagamento é indispensável.

Além disso, todo site de vendas precisa de um certificado SSL. E, para ter certeza de que não haverá contratempos, conte com uma plataforma de pagamentos com certificação PCI Compliance.

O que vender no Dia das Mães?

Agora que você já conferiu as nossas dicas, é hora de planejar suas apostas para a data. Os nichos que você vai conferir a partir de agora estão na ordem dos mais citados de acordo com o Relatório Dia das Mães 2022 da All in citado anteriormente.

Para cada categoria, vamos dar dicas de produtos que têm tudo para fazer sucesso no Dia das Mães 2023.

Bebidas

No Dia das Mães 2022, as bebidas foram os produtos de maior destaque, com 69% das compras ocorrendo durante o evento. A explicação é que o contexto de celebração leva à compra de espumantes, vinhos, champanhes e também bebidas sem álcool como sucos e refrigerantes.

Se você tem um clube de assinatura de vinho, por exemplo, tem tudo para lucrar muito nessa data com promoções de Dia das Mães.

Beleza

A segunda categoria de maior expressão foi a de beleza, com 58% das vendas do período concentradas no Dia das Mães 2022.

Uma possibilidade de lucrar nesse segmento é vender “combos de beleza”, e um bom exemplo poderia ser um conjunto com óleo facial, um hidratante labial e um creme para os olhos.

Você pode criar variações, sempre tomando cuidado para que um produto não substitua outro, pois eles devem se complementar.

Também podem fazer sucesso:

  • Kits de maquiagem
  • Primer de lábios
  • Lápis de boca 
  • Batom cremoso.

Farmácia e Saúde

Produtos de farmácia e saúde também ficaram em alta no Dia das Mães 2022, com 56% das vendas do período realizadas na data. Isso mostra a preocupação com a saúde das mães e não necessariamente a compra desses itens como presentes, mas sim como produtos de uso cotidiano.

Moda e acessórios

Moda e acessórios é um segmento que está sempre em evidência no Dia das Mães, e em 2022 não foi diferente: 53% das vendas do setor foram realizadas na data. Se você tem uma loja desse setor, essa data é essencial para compor o faturamento do período.

Além das peças de roupa, você pode incluir em seus combos itens como bolsas e cintos. Alguns itens que podem se destacar nas vendas são:

  • Bolsas
  • Sandálias
  • Vestidos
  • Blusas
  • Macaquinhos
  • Calças.

Casa e Decoração

Se você vende seu artesanato, o Dia das Mães é uma ótima oportunidade. O segmento Casa e Decoração teve mais da metade das suas vendas concentradas nessa data em 2022.

Não se esqueça que esse nicho inclui os chamados produtos DIY (sigla em inglês para “faça você mesmo”, ou seja, produtos de fabricação caseira).

Isso não significa que lojas de produtos industrializados de decoração não possam aproveitar a data para vender também. Entre os itens desse segmento estão:

  • Porta-retratos
  • Móveis
  • Sofás
  • Utensílios de cozinha
  • Quadros decorativos
  • Caixas organizadoras
  • Porta-joias
  • Vasos personalizados.

Flores

Embora tenham perdido espaço para outros segmentos, as tradicionais flores continuam lembradas e procuradas. O segmento foi destacado pelo economista Reinaldo Cafeo da Fundação Dom Cabral (FDC) em entrevista ao Consumidor Moderno

Com base nessa tendência, floriculturas online e presenciais podem apostar em conteúdos que apelem para a emoção, como cartões, para entregar junto com os ramalhetes, buquês e arranjos.

Por exemplo, um material impresso citando o significado das flores, como mostra essa reportagem da Revista Cláudia. Veja algumas:

  • Tulipa: prosperidade, liberdade e reconciliação
  • Violeta: paz e simplicidade
  • Girassol: alegria, luz e integridade
  • Gérbera: renovação e pureza
  • Hortência: dignidade, obstinação e potência
  • Lírio: nobreza e proteção.

Eletrodomésticos e eletroportáteis

Os eletrodomésticos e eletroportáteis não tiveram tanto destaque no Dia das Mães 2022 como em outros anos, mas também alcançaram números expressivos.

A maioria das vendas desses produtos ocorreu antes da data, mas isso pode significar que as pessoas compraram antes devido aos prazos de entrega mais longos.

Nesse segmento, há produtos para todos os gostos e, principalmente, todos os bolsos. Enquanto alguns consumidores podem comprar itens mais caros, outros optam por itens mais baratos. 

Portanto, vale diversificar bem suas opções de presentes. Mas nada de cair no clichê de presentear itens de lavanderia e cozinha para a sua mãe – a não ser que ela realmente queira este item, claro. 

Outros nichos

Apesar de os nichos acima terem sido mais relevantes no Dia das Mães 2022, existem outras categorias de produtos que vendem bem nessa data. Alguns exemplos são:

  • Alimentos
  • Eletrônicos e informática
  • Joias e bijuterias
  • Produtos artesanais
  • Viagens e turismo.

Como montar um plano de vendas para o Dia das Mães

Bom, até aqui mostramos por que sua loja precisa investir no Dia das Mães, demos dicas para garantir um bom desempenho e mostramos os segmentos mais procurados e alguns dos seus produtos.

Para que tudo isso dê certo, elaborar uma estratégia é indispensável. Por isso, a partir de agora, vamos dar algumas dicas para ajudar a planejar o Dia das Mães 2023.

Avalie datas anteriores

Esse não é o primeiro Dia das Mães da sua loja, certo? E, mesmo se for, sua loja já passou por alguma outra data festiva?

Se a resposta a pelo menos uma dessas perguntas for afirmativa, avalie o que deu certo e errado nas experiências anteriores.

Alguns fatores a serem levados em conta são:

Este episódio do nosso podcast Dentro do Ringue também pode te ajudar (e muito) a se preparar para o Dia das Mães (e para qualquer outra data sazonal de vendas):

Garanta um site responsivo

Em síntese, um site é considerado responsivo quando é carregado em um dispositivo móvel com a mesma facilidade com que abre no navegador de um computador.

Se sua loja virtual não se encaixa nessa definição, pode perder mais da metade dos acessos que poderia receber. Segundo o relatório da All in, os dispositivos móveis chegaram a representar 75% das vendas em várias categorias.

Por isso, é fundamental que sua loja tenha um bom desempenho em smartphones e outros aparelhos portáteis.

Converse com a equipe de TI

Está tudo pronto para a data. Atraídos pelas ofertas, os consumidores começam a acessar sua loja virtual e fazer as primeiras compras e eis que, quando a demanda começa a aumentar… cai o site!

Problemas assim são mais comuns do que você imagina. Imagine que, a cada segundo de lentidão ou queda, você pode perder vendas. Portanto, converse com todos os seus parceiros e prestadores de serviço ligados ao desenvolvimento e à hospedagem do seu e-commerce. E antes de mais nada: conte com uma plataforma de pagamentos segura.

Leia até o final para saber mais sobre isso.

Conheça (e teste) o caminho da venda

Você conhece o comportamento do seu consumidor nas páginas do seu e-commerce? Onde seus clientes costumam clicar para conferir seus produtos? Como chegam à página de confirmação das compras?

A experiência do usuário é essencial para você vender bem, e cada varejista deve conhecer bem os caminhos que as pessoas costumam fazer.

Faça de conta que você quer comprar seus próprios produtos e tente fazer isso de todas as formas possíveis. Se for possível, peça para algum amigo ou parente, que não tenha a estrutura da sua página automatizada na cabeça, fazer isso.

Todos os caminhos devem ser testados à exaustão para que possam ser corrigidos a tempo.

Como aproveitar o Dia das Mães para fidelizar o cliente

Você leu neste artigo tudo o que precisa para fazer sucesso com sua loja online ou física no Dia das Mães 2023. Desde bons motivos para se investir na data, passando por dicas de estratégias e os nichos mais procurados.

Seguindo estas sugestões, você tem boas chances de melhorar suas vendas. Além de fazer encher o bolso, esse resultado pode render bons frutos no futuro.

Na parte final do nosso artigo, vamos dar algumas dicas para que, depois da correria do 14 de maio, você possa fidelizar novos clientes:

Conheça melhor seu cliente

O segredo para fidelizar o cliente depois do Dia das Mães é manter um cadastro atualizado e conhecer melhor o perfil das pessoas que compram de você. A partir das informações coletadas, você pode criar o Perfil de Cliente Ideal (ICP, na sigla em inglês), que é a descrição do consumidor que tem maior compatibilidade com seu produto ou serviço e maior potencial para ser fidelizado.

Assim, você pode mirar nesse perfil quando for criar campanhas e promoções, aumentando as chances de ter uma base fiel de clientes.

Mapeie a jornada de compra

A jornada de compra do consumidor é o caminho que ele percorre desde o primeiro contato com a sua empresa até o checkout. As etapas principais dessa jornada são:

    • Aprendizado e descoberta: o cliente não tem consciência do seu problema e ainda está pesquisando para entender o que incomoda
  • Reconhecimento do problema: o cliente reconhece que tem uma demanda e começa a buscar mais sobre o assunto
  • Consideração da solução: o cliente identifica as possíveis soluções para seu problema e pesquisa produtos e serviços no mercado
  • Decisão de compra: o cliente compara ofertas e toma sua decisão de compra
  • Processo de compra: para lojas online, é fundamental que essa parte da experiência seja suave e segura.

Você deve proporcionar uma boa experiência ao comprador em todas as etapas.

Faça pesquisas de satisfação

Sempre que possível, faça pesquisas de satisfação para entender se seus clientes estão contentes com o produto, serviço ou atendimento. Uma ferramenta interessante para isso é o NPS, que permite medir a probabilidade dos clientes indicarem sua empresa e classificar consumidores entre promotores, neutros e detratores.

Seja transparente

Deixe sempre bem claras todas as informações de seus produtos, incluindo preços e eventuais termos contratuais. Assim, você mantém a transparência e constrói uma reputação sólida no mercado.

Crie um programa de fidelidade

Crie um programa de fidelidade ou recompensas para oferecer vantagens em novas compras e manter seus clientes sempre próximos. Você pode usar um modelo de pontuação com troca por prêmios ou adotar um dos programas disponíveis no mercado.

Ofereça mais meios de pagamento e opção de recorrência

Por fim, a dica definitiva: seja flexível na cobrança, pois esse é um momento delicado da jornada de compra. Deixar o consumidor à vontade para escolher entre várias formas de pagamento é uma maneira de se destacar e aumentar a chance de fidelização.

Para isso, você vai precisar de um processo de cobrança avançado, especialmente nos pagamentos recorrentes. Acima de tudo, sua plataforma precisa:

  • Facilitar o processo de cobrança, para incentivar o pagamento em dia e evitar esquecimentos
  • Fazer uma cobrança eficiente e amigável em caso de atrasos
  • Garantir a segurança dos dados.

A solução da Vindi é capaz de oferecer tudo isso. Com ela, sua loja pode oferecer as principais modalidades de pagamento disponíveis no mercado, do tradicional boleto ao moderno pagamento digital.

Os clientes podem fazer seus pagamentos online com comodidade e segurança e, para evitar atrasos, o sistema envia notificações – desta forma, sua empresa reduz a inadimplência e controla melhor o fluxo de caixa.

Conheça a Vindi e fature muito mais!

Quando é o Dia das Mães em 2023?

O Dia das Mães em 2023 será no dia 14 de maio, domingo. Como se trata de uma data móvel, o evento cai sempre no segundo domingo de maio.

O que vender no Dia das Mães para conquistar clientes?

Se você quer vender muito no Dia das Mães, aposte em: bebidas, produtos de beleza, itens de saúde, roupas e acessórios, itens de decoração, eletrodomésticos, eletroportáteis, flores, celulares e produtos artesanais.

Como criar uma campanha de Dia das Mães?

Comece pelo estudo do seu público-alvo. Então, crie promoções direcionadas para esses compradores, utilizando táticas como descontos, brindes e frete grátis. Outra ideia é oferecer kits e combos de produtos. Além disso, é importante ambientar sua loja física ou virtual com o tema de Dia das Mães. Lembre-se também de deixar seu estoque pronto e oferecer diversas formas de pagamento. E claro: divulgue o máximo que puder!

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