Dia das mães: seu e-commerce está preparado?

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No próximo dia 13 de maio é celebrada uma das datas mais importantes do ano para o varejo, tanto o físico como também o online. O dia das mães é comemorado em todas as partes do mundo, seu e-commerce já está preparado para o evento?

Antes das dicas para que você possa faturar mais nessa data, vale lembrar os números do ano passado. Em 2017, o faturamento online nessa data foi de 1,9 bilhão de reais, segundo a Ebit. O relatório da empresa também mostrou que as mamães estão mais modernas, sendo que o item mais procurado para presente foi o smartphone, com 13,40%.  Em seguida, o perfume com 4,40% e, em terceiro geladeira/refrigerador com 3,19%.

E não importa o seu segmento, mesmo que ele não venda algum dos itens relacionados acima, a data é uma ótima chance de você aumentar seu faturamento.

infográfico dia das mães

6 dicas para você vender no dia das mães 

1 – Prepare seu estoque e a sua logística

Um dos primeiros pontos que você deve se preocupar é com o estoque. Faça um planejamento de quantos itens você precisa ter de cada mercadoria para atender a demanda na data.

Cuidado com o exagero, faltar não é bom, mas sobrar também não. Leve em consideração o número de vendas que o seu e-commerce teve no último ano e quais ações você pretende fazer para ter uma ideia da quantidade de mercadorias que precisa ter em seu estoque.

Além disso, pensar na logística para a sua loja durante o período é importante. Já que as pessoas estarão contando com o prazo de entrega que você prometeu, atrasos nessa ocasião podem gerar grande desconforto entre sua marca e os seus consumidores.

2 – Lembre seus clientes sobre a data

Antes mesmo dos seus consumidores pensarem no dia das mães, você deve ser o primeiro a lembrá-los sobre a data. Sendo assim, você pode, por exemplo, brincar com o design do seu site, colocando elementos que remetem à data.

Crie sempre um calendário com os momentos mais importantes do ano. Ele vai ajudá-lo a se programar para criar estratégias de como aumentar suas vendas, sem que o plano de ação fique para a última hora.

Você também pode pensar em criar um guia de presentes para compartilhar com sua base de e-mails, fazer comunicações nas redes sociais e outras ações que ajudem a recordar seus clientes que o dia das mães está chegando e que ele adoraria presentear uma pessoa querida.

3 – Amplie o seu público-alvo

Quando você pensar em dia das mães e como aumentar suas vendas durante a data, é importante ampliar sua ideia de possíveis compradores.

Se você considerar apenas a relação filho-mãe, você provavelmente está perdendo dinheiro e possibilidades. Pense o seguinte, em nossa vida, não somos apenas mães e filhos, também tem a esposa que é mãe e que o marido quer presentear, além das sogras.

A verdade é que se você ampliar o seu público-alvo, vai perceber que o dia das mães pode gerar ainda mais vendas do que você imaginava. Tenha produtos de diferentes preços, desde lembrancinhas até itens mais caros.

4 – Ofereça descontos amigáveis

Quem não gosta de receber descontos? Pois é, todo mundo adora ter condições especiais na compra de produtos, principalmente em datas como o dia das mães em que, muitas vezes, é preciso comprar mais de um presente.

Faça as contas e descubra quanto você pode oferecer de desconto para seus consumidores. Envie cupons por e-mail, condições especiais para quem comprar mais de um item, frete gratuito ou qualquer outra estratégia que considerar ideal para seu e-commerce.

O importante é: não deixe de oferecer descontos no dia das mães. Eles vão atrair ainda mais pessoas para sua loja virtual.

5 – Tenha diversas opções de pagamento

Não tem nada pior do que encontrar o presente ideal, um bom preço, mas na página de pagamento descobrir que o e-commerce não oferece a opção de pagamento que você precisa.

É certo que a maioria dos brasileiros preferem o cartão de crédito na hora de pagar suas compras. Por isso, é importante que você aceite o maior número de bandeiras que existem no mercado.

Além disso, o boleto bancário continua um importante meio de pagamento, além de transferência bancária. Enfim, quanto mais opções de pagamento você oferecer aos usuários do seu site, maior será a certeza de que ele não vai desistir da compra no último passo.

6 – Pense nos “esquecidinhos”

Sempre terão aqueles clientes que acabam deixando para comprar o presente do dia das mães de última hora. Por isso, o melhor é que você já esteja preparado para atendê-los. Evitando perder vendas que podem engordar seu faturamento na data.

Você pode ter opções de entrega de última hora e cobrar um pouco mais por isso. Lembre-se de deixar essa informação logo na primeira página. Assim os esquecidinhos, ao entrarem em sua página, já sabem que você tem essa possibilidade.

Além de entregas físicas, você também pode considerar lembranças virtuais, como cartões de presentes. Assim, nenhuma mãe ficará sem receber um agrado em seu dia. E você ainda fatura mais, mesmo que seja de última hora.

Agora que você já entendeu algumas táticas de como aumentar seu faturamento no próximo dia das mães, é hora de colocá-las em prática. Boas vendas!

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Sobre o autor

Redação Vindi
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