O crédito recorrente é uma das melhores maneiras de realizar cobranças periódicas.

Afinal, basta um único cadastro para que os pagamentos sejam processados automaticamente, utilizando um meio bastante difundido entre os clientes.

Cerca de 47% dos brasileiros têm um cartão de crédito, segundo pesquisa divulgada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Todos eles, portanto, podem ser alcançados pelo crédito recorrente, que tem outras vantagens.

Quando uma empresa trabalha com a assinatura de produtos ou serviços, todo o cuidado com a inadimplência é pouco.

Um alto número de atrasos pode prejudicar bastante as finanças do negócio, que fica sem as receitas esperadas para cobrir os gastos da operação.

Mas o crédito recorrente pode reduzir bastante esse problema, já que os clientes não precisam se lembrar de pagar suas faturas a cada mês. 

Além disso, uma boa plataforma de pagamentos conta com vários recursos que podem ajudar ainda mais nesse sentido.

Continue lendo e conheça melhor esse método de cobrança!

Crédito recorrente: mais praticidade para clientes e previsibilidade de receitas para empresas. Descubra como essa solução pode transformar seu negócio!

O que é crédito recorrente?

Crédito recorrente é uma forma de pagamento em que um determinado valor é debitado uma vez por mês, diretamente na fatura do cartão de crédito de um cliente.

Os pagamentos são feitos em troca da assinatura de algum produto ou serviço.

Muitas empresas têm oferecido essa modalidade para facilitar a vida dos consumidores, que só precisam informar uma única vez os dados de cobrança para autorizar sempre a operação.

Assim, a cada mês, a cobrança é feita na data prevista.

Mas esse método também é bastante vantajoso para as empresas, como você ainda vai conferir no nosso conteúdo.

Antes, entenda como ele funciona na prática.

Como funciona o crédito recorrente?

No crédito recorrente, o consumidor se inscreve na plataforma do serviço que pretende assinar e informa o número do cartão de crédito e o código de verificação.

Então, confere a data em que os débitos vão ser feitos e concorda com os termos.

Geralmente, esse processo é online, embora estabelecimentos presenciais também possam adotar o modelo.

Após ser feito o cadastro, a plataforma de pagamentos é programada para debitar o cartão de crédito todos os meses.

Assim, o cliente pode desfrutar do produto ou serviço assinado.

Em alguns casos, essa relação de consumo tem um prazo definido, como por um ano.

Em outros, a pessoa pode cancelar o plano quando quiser, e então as cobranças deixam de ser feitas.

Qual a diferença entre o crédito recorrente e o parcelamento?

O parcelamento é a divisão de um preço total em prestações, para que uma delas seja paga a cada mês até a quitação.

Já no crédito recorrente, há apenas um determinado valor que se repete mensalmente enquanto durar a assinatura.

Para entender melhor, imagine que você fez uma compra no valor de R$ 500 em cinco vezes.

Esse valor é subtraído do limite do cartão de crédito. Então, todo mês é debitado da sua fatura um pouco mais que R$ 100 – devido ao acréscimo dos juros.

A cada fatura paga, esse mesmo valor é liberado do limite, ficando novamente disponível para uso.

Até que, depois da quinta parcela, toda a compra já foi quitada.

Agora imagine uma assinatura de R$ 100 mensais no crédito recorrente. A cada mês, este valor é debitado direto da fatura, enquanto a relação de consumo durar.

O débito só deixa de ser realizado se o cliente cancelar o serviço ou após o fim do período contratado, conforme o que tiver sido estabelecido nos termos.

O impacto dessa operação no limite do cartão também é bem diferente, como vamos explicar no próximo tópico.

Para usar o crédito recorrente precisa ter limite?

O limite necessário para um pagamento em crédito recorrente é bem menor em comparação com uma compra parcelada, pois cada transação é lançada de uma maneira única.

Ou seja, para pagar por uma assinatura com custo mensal de R$ 100, basta ter esse valor disponível.

Depois, no próximo mês, uma nova transação de R$ 100 é lançada, e novamente apenas esse valor é ocupado no limite do cartão.

Portanto, é bem diferente de uma compra parcelada, em que a soma das parcelas é subtraída do limite, como explicamos antes.

Essa característica torna o crédito recorrente muito atraente para consumidores que evitam parcelamentos por não terem um alto valor disponível.

Também por isso, muitos negócios têm aderido a esse formato, como vamos mostrar no próximo tópico.

Exemplos de uso do crédito recorrente

Não faltam bons casos de uso do crédito recorrente em vários segmentos.

A facilidade que explicamos nos tópicos anteriores faz com que muitos negócios que cobram mensalidade não abram mão dessa modalidade.

Além disso, empresas que antes apenas vendiam serviços hoje trabalham com assinaturas e aproveitam a praticidade dessa forma de pagamento.

Veja alguns exemplos:

  • Academias: estabelecimentos especializados em ginástica e musculação usam esse formato para receber a remuneração pelo uso de seu espaço
  • Escolas: o formato de cobranças também é bastante útil na cobrança das mensalidades de instituições de ensino privadas
  • Seguradoras: por também serem negócios recorrentes, as companhias de seguros aproveitam esse formato para cobrar os prêmios
  • Streamings: serviços de transmissão de conteúdo em vídeo, como a Netflix, e áudio, como o Spotify, também exploram o crédito recorrente
  • Clubes de assinatura: nesse modelo de negócios, o consumidor paga um valor fixo para receber uma caixa com produtos selecionados pela própria empresa, podendo variar entre livros, vinhos, cervejas, cosméticos e itens para pets, entre outros
  • SaaS (Software as a Service): em vez de comprar um software, o cliente dessas empresas faz um pagamento mensal pelo uso de uma aplicação sempre que precisar, sem a necessidade de instalação
  • Estacionamentos: muitos desses estabelecimentos adotam o pagamento recorrente para cobrar seus mensalistas, que podem deixar seus veículos nos locais sempre que precisarem
  • Carros por assinatura: nessa evolução do aluguel de veículos, o usuário paga pelo uso constante do automóvel
  • Barbearias: como as pessoas precisam desse serviço com certa frequência, alguns espaços criam planos de assinatura para fidelizar seus clientes.

Entre os motivos da expansão do uso desse modelo de cobranças estão os benefícios que vamos apresentar no próximo tópico.

Com pagamentos automáticos e redução da inadimplência, o crédito recorrente é a base para uma gestão financeira eficiente. Entenda os benefícios!

Quais as vantagens do crédito recorrente?

O crédito recorrente pode ser altamente vantajoso tanto para as empresas quanto para os consumidores.

E esse dois fatores caminham juntos, já que a experiência do cliente é essencial para as relações de consumo.

Por isso, vamos mostrar as vantagens dessa modalidade para ambos os públicos.

Praticidade para o cliente

Como as cobranças são automáticas, os consumidores não precisam se preocupar em fazer os seus pagamentos a cada mês, tendo mais tempo livre para suas atividades de rotina.

Por isso, essa modalidade torna a vida dos clientes bem mais práticas.

Menor inadimplência

Como os pagamentos são feitos sem que nenhuma ação seja necessária por parte do cliente, casos de atrasos por esquecimento simplesmente não acontecem.

Assim, o índice de inadimplência do negócio pode diminuir consideravelmente.

Previsibilidade de receitas

Quanto mais baixa é a inadimplência, mais fácil fica realizar uma estimativa dos valores que entram no caixa a cada mês.

Ao melhorar a previsibilidade de receitas, essa ferramenta também pode facilitar a gestão financeira da empresa.

Fidelização

A programação de uma cobrança recorrente estende a relação de consumo, evitando que os assinantes migrem para os serviços de empresas concorrentes.

Afinal, como os pagamentos já estão programados, não há razão para buscar outra alternativa.

Maior liberação do limite

Como explicamos no início deste artigo, o limite do cliente não fica ocupado com um valor total, já que apenas a transação de cada mensalidade é considerada.

Assim, os clientes não precisam abrir mão de fazerem mais compras usando seus cartões de crédito por esse motivo.

Como fazer cobrança recorrente no cartão de crédito?

Para poder fazer cobranças recorrentes no cartão de crédito, nos moldes que explicamos neste artigo, é preciso contar com um sistema capaz de automatizar essa operação.

Por meio de uma plataforma especializada, a empresa pode realizar a gestão de suas assinaturas.

Uma grande vantagem desse tipo de ferramenta é que o próprio cliente pode fazer o seu cadastro, inserir os dados de cobrança e ter acesso ao contrato de adesão, tudo isso sem a necessidade de um atendimento humano.

Caso concorde com os termos estabelecidos, o cliente já pode autorizar os débitos em seu cartão.

Ou seja, já se torna automaticamente um assinante dos serviços da empresa.

A cada mês, o valor será incluído em sua fatura, até que ele decida cancelar.

A empresa pode criar planos anuais, oferecendo descontos para usuários que aceitarem a condição de serem assinantes por 12 meses.

Assim, o cancelamento só é possível depois que passar esse período.

Mas para poder disponibilizar o crédito recorrente aos clientes, é preciso contar com uma ferramenta eficiente como a Vindi, que já tem mais de 10 anos de experiência nesse mercado.

Nosso sistema conta com diversos recursos que facilitam ainda mais a vida dos assinantes e gestores do negócio.

Se você ainda tem dúvidas sobre a necessidade de contar com uma plataforma como a Vindi, leia o próximo tópico.

Por que usar uma plataforma de cobrança recorrente?

Usar uma plataforma de cobrança recorrente é necessário para automatizar os débitos nos cartões de crédito.

Sem essa vantagem, o uso desse método seria muito trabalhoso e prejudicaria a produtividade do setor financeiro, pois seria preciso lidar com os casos de inadimplência.

Afinal, mesmo com as cobranças programadas no crédito recorrente, sempre pode acontecer alguma falha na transação, o que é comum quando o titular do cartão se esquece de pagar sua fatura.

Para essas situações, os melhores sistemas contam com o recurso das retentativas, que repete automaticamente as cobranças.

Geralmente, essa segunda tentativa é programada para dois úteis dias depois do erro, para que dê tempo do cartão ser regularizado após o pagamento da fatura.

Também é possível programar a retentativa com troca de perfil, com a cobrança sendo realizada em um segundo cartão que tenha sido cadastrado pelo cliente.

A Vindi conta ainda com a retentativa com troca de adquirente, que repete a cobrança usando outro sistema para processar o pagamento.

Além disso, a retentativa inteligente faz uma análise de dados para identificar a melhor data para repetir a cobrança.

Mas mesmo com esses recursos, a inadimplência pode ser causada por outro problema: a data de validade do cartão expirar e o cliente se esquecer de atualizar.

Assim, as cobranças também não são concluídas.

Mas nesses casos, os recursos Renova Cartões e Renova Vindi fazem a atualização automaticamente, usando a tecnologia de tokenização.

Como você viu, um sistema eficiente de cobranças pode otimizar o uso do crédito recorrente para ajudar na gestão financeira e proporcionar uma boa experiência aos clientes.

Conheça todos os recursos da Plataforma de Recorrência da Vindi!

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