As contribuições sindicais não poderão mais ser descontadas em folha de pagamento. O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da economia, Paulo Guedes, assinaram uma medida provisória que proíbe o desconto das contribuições feitas direto do salário do trabalhador.

Agora o pagamento para sindicatos deve ser feito exclusivamente através de boleto bancário. Por se tratar de uma medida provisória, a mudança já entra em vigor a partir de sua publicação. O Congresso tem até 120 dias para aprovar a medida e torná-la lei, caso contrário, a regra antiga volta a valer.

Na Reforma Trabalhista proposta pelo ex-presidente Michel Temer, a contribuição sindical deixou de ser obrigatória.  Agora o trabalhador deve expressar a vontade de realiza-la para o seu sindicato.

Mas, como os sindicatos realizaram as arrecadações agora?

Bom, como foi dito acima, as contribuições deverão ser feitas exclusivamente via boleto bancário. Mas o que é preciso para realizar esse tipo de cobrança:

Ter conta bancária

É preciso ter uma conta em um banco para realizar a emissão dos boletos e o recebimento dos pagamentos.

Carteira de cobrança

Para realizar a emissão do documento, é preciso ter uma carteira de cobrança vinculada ao banco.

Você pode fazer o processo manualmente, gerando o boleto via banco e realizando as alterações necessárias como multa por atraso ou troca de valor. Serviço que, geralmente é cobrado.

Ou você pode usar uma plataforma como a Vindi, que permite a emissão de boletos automática, alterações sem cobrança e envio do boleto através de e-mail.

Conheça as vantagens da cobrança via boleto

Acessibilidade

Grande parte de doações e contribuições são feitas via boleto, pois esse método é acessível para todos. Não é preciso ter conta em banco ou cartão para realizar o pagamento.

Taxas

As taxas cobradas para emissão e alterações de boletos são menores do que as cobradas pelas operadoras de cartão. Por isso, muitas lojas, por exemplo oferecer descontos por pagamentos via boleto.

Fizemos um estudo completo sobre as taxas cobradas pelos bancos para a emissão de boletos que você pode conferir clicando aqui.

Vantagens de usar uma plataforma para receber via boleto

Boleto recorrente – defina a periodicidade que quer cobrar seus clientes e o boleto é gerado automaticamente.

Emissão de boletos avulsos –  cadastre a agência, conta e a carteira de cobrança do seu banco para emitir boletos de cobranças avulsas.

Conciliação de boletos – uma plataforma completa faz a conciliação dos seus boletos. Basta importar o arquivo retorno de cobrança do seu banco.

Multas e juros – cadastre as multas e os juros, em caso de não pagamento, o valores da fatura serão atualizados automaticamente.

Com a Vindi, você pode emitir boletos de forma automática e realizar o gerenciamento dos seus recebíveis.Conheça a Vindi

Author

Publicitária, redatora e especialista em SEO.