Empresas SaaS (software as a service), ou, em bom português, software como serviço, já deixaram de ser uma tendência para se consolidarem como o principal modelo de comercialização e aquisição de soluções tecnológicas.

Além disso, a projeção até 2022, segundo a Gartner, é que o segmento movimente aproximadamente USD 143 bilhões. Hoje, estima-se que 41% das mais de 13 mil startups brasileiras sejam empresas SaaS.

Agora, você já parou para pensar em quais são as maiores empresas SaaS do mundo? A companhia americana de capital de risco Bessemer Venture Partners listou as 30 maiores potências do ramo, de acordo com seu valor de mercado.

Entre as maiores empresas SaaS no Brasil e no mundo, neste post você verá quais negócios estão dando um verdadeiro show em crescimento, inovação e faturamento.

O que são empresas SaaS?

Basicamente, empresas SaaS nasceram digitais, atreladas à Economia da Recorrência e solucionam problemas do mercado através da tecnologia.

Dessa forma, hoje podemos ver SaaS de todo o tipo, em nichos cada vez mais variados e atendendo a públicos tão diversos quanto.

Além disso, quando o assunto é modelo de vendas, grande parte dos SaaS usam modelos self service, com trial e contratação totalmente online.

Essa natureza digital é responsável pelo avanço rápido dos SaaS ao redor do mundo, já que o acesso é prioridade no comportamento de consumo.

Quais são as maiores empresas SaaS do mundo?

Entre os maiores exemplos de SaaS a nível mundial, podemos citar muitos exemplos de quem está fazendo um bom trabalho. Unicórnios como Slack, Stripe e Dropbox já deram o recado de que estão no topo e lá pretendem ficar.

Dessa forma, falaremos sobre negócios que trabalham com automação de Marketing, redes sociais, gestão financeira, meios de pagamento e muito mais!

Salesforce

Fundadora da indústria de SaaS, a Salesforce é mais conhecida por seu software de Customer Relationship Management (CRM).

No entanto, a empresa também ofereça outros serviços, como PaaS (Platform as a Service), AppExchange ou Work.com, uma plataforma de gestão de desempenho social.

Atualmente, a companhia é bem audaciosa, e espera dobrar as vendas até 2022. A previsão é que eles cheguem em 2028 com um faturamento de USD 40 bilhões e a 2034 com USD 60 bilhões.

LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Além disso, a empresa se consolidou como uma importante fonte de conteúdo profissional, bem como ferramenta de recrutamento e seleção.

Com mais de 200 milhões de usuários ao redor do mundo, eles são um bom exemplo de que o lançamento de funcionalidades e aprimoramento do produto são essenciais para quem quer crescer no mercado.

Workday

Baseada nos Estados Unidos, a Workday oferece “serviços online em uma fração do custo da atualização de seus concorrentes”.

Além disso, eles oferecem gestão financeira, gestão de capital humano e aplicativos de integração em nuvem. Em 2019, a receita dessa empresa SaaS foi de USD 3,63 bilhões.

Netsuite

Em 2013, os papéis da Netsuite eram cotados a mais de 7 mil dólares. De lá pra cá, a empresa oferece softwares de gestão empresarial integrada, que inclui ERP (Enterprise Resource Planning), contabilidade e gestão de pedidos.

Além disso, a Netsuite também trabalha com gestão de estoques, CRM, PSA (Professional Services Automation) e aplicações de comércio eletrônico, tudo no modelo SaaS.

ServiceNow

A ServiceNow foi fundada em 2003 e fornece software de gestão de serviços de TI (ITSM). Em 2013, suas ações eram negociadas em quase 8 mil dólar cada, e ela compete com empresas como IBM e Hewlett-Packard em aplicações ITSM, e com outros SaaS / PaaS como Salesforce.com ou Force.com.

Em 2019, a receita da empresa também ultrapassou a casa dos USD 3 bilhões, e eles continuam crescendo no mercado.

Concur Technologies

Sediada em Washington (EUA), esse exemplo SaaS fornece soluções de gestão de despesas de viagens.

Além disso, as soluções SaaS da Concur incluem Concur Viagens; Amp & Expense, uma solução de gestão de despesas de viagem para as empresas, e TripIt, um organizador de viagens móvel para o público em geral.

Em 2014, a empresa passou a fazer parte do grupo SAP SE, adquirida por USD 8,3 bilhões, e hoje conta com mais de 4.600 colaboradores.

Athenahealth

Os papéis da Athenahealth, uma empresa de saúde americana que fornece gerenciamento de prática e serviços de registro médico eletrônico para os médicos geraram mais de USD 5 bilhões de receita em 2019.

Além disso, entre os seus serviços está um software especializado que atua como um serviço de registros médicos eletrônicos integrados (EMR) e também como controle de faturamento médico, entre outras funcionalidades de gestão.

The Ultimate Software Group

Adquirir uma ação da The Ultimate Software, empresa que desenvolve e fornece soluções baseadas em nuvem para o gerenciamento de capital humano (HCM) para empresas de todos os setores, em 2013, não saía por menos de 4 mil dólares.

Fundada na década de 1990, eles apresentam soluções realmente resilientes no mercado, que é cada vez mais competitivo.

Além disso, suas soluções de software estão divididas em duas soluções: UltiPro Empresa, projetado para empresas maiores (1.000 colaboradores), e UltiPro Workplace, concebido para as empresas de menor dimensão (200-999 colaboradores).

Em 2019, a empresa gerou USD 940,1 bilhões de receita, e possui mais de 5.000 colaboradores.

Medidata

A Medidata é especializada no desenvolvimento de soluções de software baseados em nuvem para o processo de desenvolvimento clínico, melhorando o desempenho do estudo.

Além disso, eles também atuam no desenvolvimento de protocolo, planejamento experimental e de gestão, colaboração local e randomização.

Cornerstone OnDemand

A Cornestone OnDemand fornece soluções de gerenciamento de talentos baseados em nuvem para mais de 12 milhões de usuários em 190 países.

Em 2019, a receita da empresa foi de USD 537,9 milhões, com mais de 2.000 colaboradores na companhia.

Além disso, todos os seus produtos são SaaS e incluem os sistemas de gestão de aprendizagem para ferramentas de gerenciamento de desempenho, aquisição de talentos e soluções de rastreamento.

E quais são as maiores empresas SaaS do Brasil?

Aqui no Brasil, também temos exemplos muito interessantes no segmento SaaS. Com soluções também variadas e que se adaptam ao cenário do país, escolhemos três cases atendidos pelo SaaS que a Vindi oferece e é reconhecida no mercado.

Arquivei

A Arquivei é responsável pela gestão de documentos jurídicos e notas fiscais de mais de 60.000 clientes no país.

Além disso, em maio de 2020, a empresa se tornou uma fonte importante no Ministério da Economia, auxiliando na projeção de estudos e índices do cenário macroeconômico brasileiro. Quer ler a matéria completa? Então clique aqui.

Resultados Digitais

A Resultados Digitais cuida da performance do time de Marketing de mais de 13.000 empresas no Brasil.

Neste SaaS, eles oferecem automação de marketing focando em pequenos e médios negócios.

Clicksign

A Clicksign se posiciona como um software de envio e gestão de contratos jurídicos e de acordos comerciais em geral. Além disso, o serviço deles é bem parecido com a assinatura no papel, mas feita 100% online.

E se você se preocupam a segurança dos seus contratos, pode se tranquilizar! Todos os critérios de conformidade com a legislação estão garantidos pela Clicksign, para que todas as assinaturas tenham validade jurídica.

Se você gostou deste conteúdo sobre as maiores empresas SaaS no Brasil e no mundo, você provavelmente vai se interessas por um estudo completo do segmento SaaS.

Aqui na Vindi, nós preparamos um kit de materiais totalmente gratuito com dados de mercado, potencial do segmento e como é possível se destacar entre essas empresas! Clique no banner abaixo e faça o download agora mesmo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies