Para as empresas e profissionais que trabalham com programação e desenvolvimento, existem diversas opções de linguagem que podem ser usadas como a base para criar aplicações para web e para desktop. Escolher entre uma delas exige entender bem quais são suas particularidades, tanto positivas quanto negativas. Quer conhecer melhor as principais linguagens de programação utilizadas atualmente? Então, confira abaixo nosso “Top 05”.

Ruby

As principais características da linguagem Ruby são a preocupação com simplicidade no código e com a produtividade do programador. Esta é uma linguagem open source, o que a torna mais dinâmica, pois está sempre incorporando novos elementos e passando por melhorias. É mais conhecida por seu uso no desenvolvimento de aplicações para web, embora possa ser utilizada em uma variedade de projetos. Seu principal framework é o Ruby on Rails, ou RoR.

Python

A linguagem Python é frequentemente indicada para iniciantes, pois sua sintaxe é relativamente compacta e fácil de ler. Mesmo assim, é poderosa, sendo utilizada por empresas digitais como a Google e o Yahoo. Assim como a linguagem Ruby, Python também é open source. Seu principal framework é o Django, mas existem diversos outros, atendendo a basicamente qualquer necessidade.

PHP – Hypertext Pre-Processor

O PHP tornou-se popular entre desenvolvedores web por que foi criado como uma linguagem que pode ser inserida diretamente em um arquivo HTML. Seu objetivo inicial era criar páginas da web mais dinâmicas, sendo uma linguagem de script. Atualmente, esta linguagem é usada em sites como o WordPress e o Facebook.

Java

A linguagem Java é muito versátil, sendo utilizada no desenvolvimento de aplicações para web, jogos, aplicativos móveis e até mesmo software corporativo. Uma de suas melhores características é o mantra WORA – ‘Write once, run anywhere”, ou seja, “Escreva uma vez e rode em qualquer lugar”. Este mantra é uma referência ao fato de que aplicativos desenvolvidos em Java funcionam em diferentes plataformas, como Mac OS X e Windows, além de terem compatibilidade a longo prazo. Vale a pena mencionar que o Java é a linguagem oficial de programação para todos os aplicativos para Android.

C++

Conhecida por ser uma versão mais avançada (ou uma extensão) da linguagem C, o C++ é a linguagem por trás do navegador Firefox e dos programas da Adobe. Embora tenha sido criada em 1983, continua sendo uma das linguagens com maior demanda no mercado. Além disso, como as linguagens C e C++ influenciaram muitas das outras nessa lista, é uma vantagem conhecê-las. Porém, é importante mencionar que muitos programadores consideram o C++ uma linguagem complicada, pois exige muito conhecimento sobre o funcionamento do computador em si.

Antes de encerrar este artigo, ainda vale a pena fazer mais duas distinções, que aparecem com frequência quando pesquisamos sobre linguagens de programação. Veja:

Alto nível X Baixo nível

As linguagens de alto nível se assemelham mais à linguagem natural, humana. Ela também exige menos conhecimento acerca do sistema e do computador em si. Portanto, são mais fáceis de aprender do que as linguagens de baixo nível.

Linguagem interpretada X Linguagem compilada

Uma linguagem compilada exige um processo em que o código-fonte é traduzido para linguagem ou código de máquina, antes que as ações programadas possam ser executadas. Enquanto isso, uma linguagem interpretada não exige compilação; ela é automaticamente executada, linha a linha.

Agora você já conhece algumas das linguagens de programação mais utilizadas, que estão na base de importantes aplicações que utilizamos diariamente. Cada uma apresenta características que podem ser mais adequadas para um ou outro tipo de projeto. Para saber mais sobre elas, recomendamos acessar os sites oficiais e fazer a leitura dos tutoriais.

A plataforma de pagamento recorrente Vindi utiliza a linguagem Ruby. Quer saber mais sobre como este projeto foi realizado? Saiba aqui!