O cartão de crédito conseguiu, em pouco mais de meio século, algo inimaginável anos atrás: substituir o dinheiro em nossas carteiras. Com isso, vieram muitas facilidades e, atualmente, são poucas as pessoas que não possuem essa ferramenta. Mas a questão é que poucos sabem como realmente funcionam os cartões de crédito e tudo que está por trás da mágica.

Diferenças e tipos de cartões no mercado

Atualmente, existem quatro tipos de cartão de crédito no mercado: nacional, internacional, Gold e Platinum. A principal diferença entre eles é o local de aceitação, mas eles também podem apresentar vantagens ou desvantagens em relação ao perfil de cada consumidor e .

O cartão nacional é o mais utilizado no Brasil. Sua popularidade se dá porque é o que apresenta a taxa de anuidade mais econômica, entretanto sua utilização só pode acontecer dentro do território nacional.

O cartão internacional possui a anuidade um pouco mais elevada em relação ao nacional, porém é aceito também fora do país, tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais – o que vem se tornando cada vez mais um atrativo.

O cartão Gold possui a anuidade mais elevada do que o internacional e é aceito em todo o mundo. Seus usuários são pessoas com um poder aquisitivo maior e o cartão oferece benefícios como seguros e descontos, além de comodidades em serviços de lazer e entretenimento.

O cartão Platinum é o modelo mais diferenciado, com uma anuidade ainda maior e com o maior limite de crédito. Ele também é aceito em todo mundo e traz consigo prestígio e benefícios únicos, como acesso exclusivo a diversos eventos e locais, sala VIP em aeroportos e serviço de concierge.

No contexto atual, onde o comércio eletrônico cresce exponencialmente, entender como implementar pagamento por cartão de crédito em um site tornou-se uma habilidade essencial para empresários e desenvolvedores web.

Bandeiras, marcas e uso

Apesar de a maioria das pessoas possuírem um cartão de crédito, poucas sabem como aquele pequeno pedaço de plástico é capaz de garantir que o modelo de pagamento via cartão por determinado produto será realmente efetuado, seja ele uma pagamento recorrente no cartão ou pontual.

Naqueles poucos segundos que se passam entre a inserção do cartão na máquina até a impressão do comprovante muitas coisas acontecem sem termos conhecimento. Aliás, o sistema de processamento do pagamento em cartão de crédito é bem diferente do boleto ou do débito em conta.

Mas para entender o uso de um cartão de crédito temos que, primeiramente, entender quem está envolvido no processo.

As bandeiras de cartão são as marcas licenciadas, geralmente, pelas instituições bancárias que são responsáveis pela comunicação da transação entre o adquirente e o emissor do cartão de crédito. Algumas das bandeias de cartão do mercado brasileiro são Visa, MasterCard, American Express, Diners, Hiper, Elo e Aura. Para identificar qual é o emissor do cartão, as bandeiras usam os 6 primeiros números do cartão.

Porém, quem realmente processa toda a operação do cartão de crédito são as empresas adquirentes, que são responsáveis pela comunicação da transação entre o estabelecimento e a bandeira. São essas instituições que alugam e mantêm os equipamentos usados pelos estabelecimentos (a famosa “maquininha do cartão”). As maiores adquirentes no Brasil são a Rede e a Cielo.

O emissor do cartão de crédito é geralmente uma instituição bancária, mas pode ser outra empresa. Essa informação é obtida a partir do primeiro número do cartão, de acordo com os números a seguir:

1 – setores específicos da indústria
2 – empresas aéreas
3 – empresas áreas e indústrias relacionadas
4, 5, 6 – instituições bancárias
7 – empresas de petróleo
8 – telecomunicações
9 – empresas nacionais

Como funciona

Ao inserir o cartão na máquina leitora, os dados serão convertidos e transmitidos à empresa adquirente, que, por sua vez, entra em contato com a bandeira do cartão – que é quem irá determinar as regras do cartão, como a quantidade de vezes em que você pode parcelar a compra. Por fim, a bandeira aciona o emissor do cartão, que autoriza a transação e realiza o pagamento. Após isso, você deverá pagar essa conta a partir da fatura do seu cartão de crédito.

Os cartões mais usados, mais populares e melhor avaliados

Existe uma infinidade de opções de cartões de crédito. Os que mais se destacam são os emitidos por instituições bancárias públicas e privadas. Em pesquisa realizada pela revista Exame , foram apontados os três cartões mais bem avaliados pelos clientes: Caixa, como o banco com melhor custo-benefício; Banco do Brasil, como a instituição com maior força de marca e; Itaú como o campeão em oferta de diferentes produtos.

A diferença entre cartão de débito e cartão de crédito

Como vimos anteriormente, o cartão de crédito permite que você efetue determinada compra e pague apenas no futuro, a partir de uma fatura. Já com a utilização do cartão de débito, você deverá pagar pela operação no momento da transação. Isso quer dizer que o dinheiro será debitado de sua conta no momento em que você realizar a compra.

Código de Verificação do Cartão

Além de compreender as nuances dos tipos de cartões e os bastidores do processo de transação, é crucial atentar para a segurança nas operações com cartões de crédito. Nesse sentido, o CVV (Código de Verificação do Cartão) desempenha um papel fundamental.

Trata-se de um código numérico localizado no verso do cartão, proporcionando uma camada extra de segurança nas transações, especialmente em ambientes online. O CVV ajuda a confirmar a posse física do cartão pelo usuário, sendo uma medida eficaz na prevenção de fraudes. Portanto, ao utilizar seu cartão de crédito, é importante não negligenciar a proteção do CVV, contribuindo para uma experiência mais segura e tranquila no universo das transações financeiras.

Parece rápido e simples, mas existem muitas coisas envolvidas por trás de uma transação com um cartão de crédito. Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies