Como otimizar seu negócio de assinaturas?

Diversos fatores contribuem para o sucesso ou o fracasso de um negócio, mas uma boa gestão, uso de métricas e ações para barrar a inadimplência são essenciais para garantir que um negócio se estabeleça e alcance a maturidade. Separamos alguns pontos que podem ser aplicados para melhorar sua gestão e garantir o sucesso.


Os modelos de negócio por assinatura recorrente vêm sendo adotados por muitas empresas no mercado e, pelo seu sucesso, muitas outras estão adaptando os seus negócios para essa forma de atuação.

É preciso ter ciência de que não basta abrir uma empresa, oferecer o pagamento recorrente e esperar o dinheiro entrar no caixa. É preciso aliar o modelo a um bom sistema de gestão – que terá várias particularidades decorrentes do formato.

Para auxiliar você a fazer uma gestão eficiente de seu negócio, separamos algumas dicas:

Identifique o perfil do seu cliente

É essencial que você tenha domínio total sobre as características e particularidades de seus clientes.
Um negócio de assinaturas que entrega cervejas, por exemplo, devem ser direcionado para um público maior de idade, com certo poder aquisitivo para comprar cervejas importadas e diferenciadas e com gostos refinados. É bem diferente de um clube de assinaturas de livros de fantasia infanto-juvenil.

Modelo de cobrança

O modo mais comum de se efetuar a cobrança nos modelos de assinaturas é a cobrança recorrente, em que é cobrado um valor fixo mensalmente. É a forma como atuam a Netflix e o Spotify, por exemplo. Por um valor muito pequeno você tem direito a usufruir de seus serviços. Porém, existem alguns negócios que requerem um modelo de cobrança diferenciado:

Negócios de valor elevado que demandam tempo para trazer resultados concretos

Nesses casos o ideal é ofertar planos que exigem uma fidelidade mínima, como um pacote de 6 meses. Caso contrário, os usuários poderão abandonar o seu serviço antes mesmo de obter os resultados que você espera.

Negócios com ênfase na retenção em longo prazo

Esses negócios podem utilizar de modelos de cobrança como os pacotes promocionais, em que é dado um desconto que aumenta de acordo com o tempo de contrato. O usuário poderá contratar o serviço por um mês ao custo de R$30,00 ou por um ano ao custo de R$20,00 por mês. Isso incentivará a fidelidade dos clientes por um tempo maior.

Facilite o autoatendimento

Proporcionar e facilitar o autoatendimento para seus usuários é essencial para o bom funcionamento de seu negócio. Ninguém está interessado em enfrentar longas burocracias para chegar ao fim de uma operação pela internet.
Faça um portal de fácil entendimento e que facilite ao máximo a assinatura de quem tiver interesse, para que ele já possa usufruir de seus serviços naquele momento.
Suspensão e cancelamento do serviço

Para quem trabalha com SaaS (Software as Service), o ideal é que as rotinas de suspensão e cancelamento sejam automáticas. Ou seja, depois de alguns dias ou semanas de inadimplência, o serviço é automaticamente suspenso. Isso fará com que o cliente lembre-se de fazer os pagamentos em dia ou, caso não queira mais pagar pelo seu serviço, não tenha direito a ele de graça.

Métricas

Existem algumas métricas dos modelos de assinatura muito importantes para o controle de fatores de crescimento de seu negócio. Veja alguns deles:

  • Receita Mensal Recorrente (MRR): é a receita obtida da soma dos valores pagos por seus clientes que possuem assinatura do seu serviço;
  • Taxa do Crescimento do Negócio (Growth Rate): indica quanto o negócio cresceu baseado no aumento da MRR;
  • Churn rate: indica a taxa de cancelamento, ou seja, quantos clientes você perdeu em determinado período;
  • Lifetime value: mostra qual é a média de receita que um cliente gasta na sua empresa;
  • Custo de Aquisição do Cliente (CAC): indica quanto é investido para conquistar um cliente;
  • Payback: é a taxa que indica depois de quanto tempo pagando um cliente passa a dar lucro para a empresa;

Política de cobrança e controle de inadimplência

Para conseguir controlar os atrasos e as faltas de pagamento você terá que contar com um sistema que faça esse controle. Dessa forma, você será capaz de identificar quem são os clientes que costumam atrasar e quais estão inadimplentes.
Com essas informações em mãos, será mais fácil efetuar as cobranças e também identificar quais são os fatores que estão causando a falta de pagamentos.

Busque as ferramentas corretas

Para facilitar todo o processo de gestão do seu negócio por assinaturas, você pode contar com o auxílio de plataformas que oferecem soluções para receber pagamentos online, como a Vindi.

Empresas especializadas em cobranças de clientes via pagamento recorrente fazem todo o controle, desde a gestão da carteira de assinantes até as cobranças e renovações automáticas.

O sucesso de um negócio por assinaturas passa pela gestão eficiente, levando em conta todas as particularidades próprias desse modelo de negócio.

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Sobre o autor

Nathalia Braga
Jornalista que passou por redações de entretenimento, varejo e economia, mas acabou se apaixonando por marketing digital e hoje atua em suas principais vertentes.

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