Manter a eficiência financeira é um dos maiores desafios para qualquer empresa, e há diversas práticas de gestão importantes para reduzir custos e despesas.

Além disso, a tecnologia disponível hoje em dia pode otimizar processos e aumentar a produtividade das suas equipes.

Para identificar as melhores oportunidades de explorar esses recursos, é preciso ter conhecimento sobre finanças e entender as necessidades da empresa.

Acompanhe o artigo a seguir e confira o que é eficiência financeira, por que ela é tão importante e como avaliar e melhorar a administração de uma empresa nesse aspecto.

O que é eficiência financeira?

Eficiência financeira é a capacidade que um negócio tem de minimizar custos e despesas e obter o maior retorno financeiro possível.

Eficiência financeira é a capacidade que um negócio tem de minimizar custos e despesas e obter o maior retorno financeiro possível.

Uma organização eficiente é aquela que alcança bons resultados considerando os ganhos e o investimento feito com essa finalidade.

Em outras palavras, não basta arrecadar bastante se os gastos são altos.

E não significa simplesmente enxugar, mas otimizar gastos e processos – afinal, é preciso levar em conta a necessidade de melhorar sempre a qualidade da sua solução, pois ela leva ao aumento das vendas e, consequentemente, aos resultados desejados.

Por isso, a eficiência da gestão financeira compete ao executivo, que deve definir metas e processos a serem seguidos por todos os setores.

Nesse sentido, é importante que todas as equipes tenham consciência das metas da empresa e como elas podem ser atingidas.

A gestão financeira também pode envolver o investimento em ferramentas que podem ajudar na gestão das entradas e saídas do negócio.

Muitas vezes, o que pode parecer um gasto a mais é na verdade uma oportunidade de aumentar os ganhos.

Quais são os princípios de uma gestão financeira eficiente?

A gestão financeira de uma empresa passa por várias ações, que podem ser classificadas em alguns princípios básicos:

  • Organização: ter processos e rotinas bem definidas, com uma divisão clara de tarefas e equipes, além de adotar meios para automatizar processos, algo importante para fazer um controle financeiro eficiente
  • Planejamento: definir um plano de ação para buscar meios de tornar o negócio mais rentável, a partir da projeção de receitas e despesas, da definição de metas de curto e longo prazo e de uma análise de risco
  • Monitoramento: embasar o planejamento a partir do acompanhamento da performance do negócio pela análise de dados e métricas e da comparação entre dados de diferentes períodos para identificar meios de melhorar os resultados
  • Compliance: criar processos para garantir que a empresa esteja em conformidade com as leis e regulamentações externas e também normas internas, prevenindo falhas e irregularidades.

Leia também:

Gestão financeira: o que é, importância para as empresas e como conduzir.

Como calcular a eficiência financeira de um negócio recorrente?

A eficiência financeira é essencial para empresas que adotam o modelo da recorrência e são remuneradas periodicamente (em geral, de forma mensal) no formato de assinaturas.

Isso porque, além de buscar novos clientes, é preciso investir na retenção de quem já consome o produto ou serviço e combater a inadimplência, que impacta diretamente na receita.

Por isso, é importante monitorar métricas como:

  • CAC (Custo de Aquisição de Clientes): aponta o valor necessário para conquistar novos assinantes, envolvendo iniciativas como ações de marketing e vendas
  • Churn: é o índice de cancelamento, que mostra quantos clientes deixaram de ser assinantes em determinado período
  • Growth rate: indica a expansão no número de assinaturas
  • Inadimplência: saber o número de devedores pode apontar se é preciso investir em melhorias para solucionar esse problema
  • LTV (Lifetime Value): mostra o valor obtido no lifetime – ou seja, o período de tempo em que cada cliente consome seus produtos ou serviços, da assinatura ao churn
  • MRR e ARR: o MRR indica toda a receita arrecadada com as mensalidades ao fim de cada mês, e o ARR é a somatória do ano todo
  • ROI (Retorno Sobre Investimento): é a relação entre o seu faturamento em relação ao valor investido.

Como calcular o índice de eficiência de uma empresa?

O Índice de Eficiência Operacional é a métrica usada para estabelecer a relação entre os custos e as receitas de uma empresa.

A fórmula é simples:

  • Índice de Eficiência Operacional = Despesas / Receitas.

O resultado deve ser multiplicado por 100 para obter o percentual.

Quanto menor for essa proporção, melhor a empresa é administrada.

Não existe um número ideal, pois a relação entre receitas e despesas depende da natureza do segmento.

O acompanhamento desse dado buscando uma redução é uma prática saudável, bem como a comparação com negócios do mesmo segmento.

Benefícios de uma gestão financeira eficiente para as empresas

Ter uma gestão financeira eficiente é importante para assegurar a saúde do caixa da empresa e possibilitar o crescimento do negócio. 

Manter o funcionamento de uma empresa envolve muitos processos implementados por equipes diferentes.

Nesse cenário, a análise constante das finanças e de métricas como as que mostramos acima podem servir como um alerta para mostrar para onde os investimentos precisam ser direcionados.

Por exemplo:

  • Se o churn aumentou, deve haver alguma razão para a insatisfação dos consumidores que cancelaram suas assinaturas.
  • Se o ROI estiver muito alto, é preciso rever os processos, pois alguma iniciativa deve estar custando muito caro.

Há muitas ferramentas criadas para otimizar tarefas de uma empresa, e a gestão financeira ajuda a identificar se vale a pena usar determinadas plataformas.

Por outro lado, uma empresa ineficiente pode ter prejuízos grandes com gastos desnecessários.

Como aumentar a eficiência financeira da sua empresa?

Vários processos e práticas podem ajudar a garantir todas as vantagens da eficiência financeira.

Confira alguns passos:

  • Defina uma meta: uma empresa deve ter um objetivo principal a ser cumprido, portanto aponte qual é a métrica que melhor representa essa meta e use os demais indicadores apenas como parâmetro
  • Seja transparente: é importante que todos os colaboradores conheçam o objetivo da empresa. Comunique a métrica escolhida para direcionar as ações de todas as equipes! 
  • Planeje: com a meta bem delimitada, é hora de buscar meios de garantir que ela será atingida
  • Mude os planos (se precisar): seguir o planejamento é importante, mas uma boa gestão procura sempre pensar se há uma forma de reduzir custos e riscos para cumprir objetivos além do planejado
  • Acompanhe sempre: a eficiência financeira passa pelo fluxo de caixa, a análise constante das entradas e saídas
  • Informe-se: fatores externos como inflação, trocas de governo e crises em outros países podem influenciar diretamente na sua empresa, portanto é importante saber sempre o que está acontecendo em âmbito municipal, estadual e internacional.

Conteúdo bônus:

Como cortar gastos para aumentar a eficiência financeira?

Como a eficiência financeira também passa pela redução de custos, confira estas dicas para gastar menos no seu negócio recorrente:

  • Reduza a rotatividade: quanto mais mudanças no quadro de funcionários, maior será a necessidade de gastar com demissões e novas admissões
  • Renegocie: tanto em relação às tarifas de empréstimos e financiamentos quanto aos gastos com fornecedores e parceiros, não custa tentar reduzir esses encargos
  • Use softwares de gestão: o uso de ferramentas para administrar a empresa pode ajudar a controlar as despesas
  • Automatize processos: várias plataformas podem realizar determinadas atividades de forma automática a partir de uma configuração, otimizando o trabalho e evitando eventuais erros humanos que podem representar mais gastos
  • Controle o churn: o monitoramento pode indicar algum fator que eventualmente esteja levando usuários a cancelarem suas assinaturas
  • Combata a inadimplência: este é um dos maiores vilões de empresas recorrentes, por isso é preciso contar com meios de reduzir ao máximo os casos de atraso nos pagamentos.

Qual a relação entre cobrança, meios de pagamento e eficiência financeira?

A cobrança é um dos principais pontos de atenção para garantir a eficiência financeira.

A tecnologia disponível atualmente nos meios de pagamento facilita a vida da empresa na hora de fazer a cobranças – e do próprio cliente que faz a compra.

Por isso, diversificar as formas de pagamento é uma necessidade cada vez maior, principalmente para empresas com foco na recorrência.

Em primeiro lugar, muitas pessoas têm suas formas de pagamento favoritas, portanto a adequação é uma forma de melhorar a experiência do cliente.

Mas a empresa tem muito mais a ganhar.

Essa prática permite otimizar processos para combater a inadimplência e melhorar a produtividade do negócio enquanto garante comodidade aos consumidores.

Um bom exemplo disso é o uso do cartão de crédito na recorrência.

Com essa modalidade, basta cadastrar apenas uma vez os dados para que o pagamento ocorra todo mês – ou conforme o período desejado.

E o melhor: cada transação é lançada de forma isolada.

Por isso, não existe a possibilidade de comprometer uma parte expressiva do limite do titular como acontece em compras parceladas.

E mesmo se os consumidores preferem pagar de outras formas, é possível automatizar todo o processo de cobrança usando uma ferramenta de alto nível como a Vindi. 

A partir daí, já é possível otimizar a produtividade das suas equipes.

Porém, a plataforma da Vindi pode aumentar ainda mais a eficiência financeira do seu negócio, como vamos mostrar no próximo tópico.

Como um sistema de automação de cobranças ajuda na eficiência financeira?

Um sistema de automação de cobranças como a Vindi ajuda na eficiência financeira ao combater a inadimplência, evitando boa parte dos casos de atraso nas cobranças, enquanto melhora a produtividade da empresa.

Um sistema de automação de cobranças como a Vindi ajuda na eficiência financeira ao combater a inadimplência, evitando boa parte dos casos de atraso nas cobranças, enquanto melhora a produtividade da empresa.

Tudo isso é possível graças a nossos recursos.

A partir de agora, vamos apresentar os principais.

Diversificação nas formas de pagamento

Com o sistema da Vindi, o cliente pode escolher a melhor forma de remunerar sua empresa entre as principais alternativas do mercado.

Entre os métodos aceitos estão:

Régua de cobranças

A régua de cobranças da Vindi permite a configuração de um conjunto de regras para o envio automático de lembretes e notificações a consumidores.

A primeira mensagem pode ser enviada pouco antes da data de vencimento.

Se o cliente ainda não realizou o pagamento, o sistema vai enviando novas notificações conforme os intervalos que você tiver configurado.

Retentativas de cobrança

O recurso das retentativas de cobrança é direcionado para o uso do cartão de crédito.

Se houver falha na cobrança, o próprio sistema repete a transação após um determinado  período.

Em geral, o ideal é esperar por três dias, pois é o tempo necessário para que o titular regularize a situação caso ele não tenha pago sua fatura em dia.

O sistema também pode fazer a retentativa com troca de perfil, realizando uma nova cobrança com outros dados de cobrança que tenham sido cadastrados pelo cliente.

Retentativas inteligentes

A Vindi conta com recursos exclusivos de retentativas.

As retentativas inteligentes usam sistema de machine learning para identificar automaticamente o momento ideal de repetir uma cobrança que tenha tido falha.

Outra funcionalidade única da Vindi é a retentativa com troca de adquirente.

Para contextualizar, adquirente é a empresa responsável pela conexão entre clientes, bancos e lojas, como a Cielo ou a GetNet, durante um pagamento.

Portanto, se houver falha, o recurso troca essa plataforma e faz uma nova transação automaticamente.

Renova Cartões

Um problema comum no cartão de crédito ocorre quando o cliente deixa de atualizar seus dados de cobrança cadastrados na recorrência quando seu cartão é trocado após a data de validade expirar ou até mesmo quando o cartão é cancelado.

Para esses casos, o Renova Cartões evita qualquer transtorno ao realizar automaticamente essa atualização usando a tecnologia de tokenização.

Como você viu, todos os recursos que mostramos acima aumentam ainda mais a comodidade e reduzem a inadimplência,

E então, você consegue ter uma ideia de quantos casos de atraso no pagamento essas funcionalidades podem resolver sem a necessidade de mover um dedo?

A Vindi é um ecossistema completo de pagamentos, com soluções voltadas tanto vendas avulsas quanto recorrentes. 

Para saber na prática como podemos ajudar sua empresa, faça um teste gratuito por 30 dias!

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