Como empresas podem automatizar a cobrança recorrente com boleto?

No mercado, são inúmeras as opções de assinaturas disponíveis ao consumidor, que vão desde impressos – jornais, livros e revistas – até bebidas alcoólicas – vinhos e cervejas –, roupas e softwares. As possibilidades não param de surgir, e a tendência de produtos e serviços por assinatura cresce a cada ano. Afinal, quem não gosta de conforto e qualidade? Com um negócio de assinaturas, a empresa garante isso ao seu cliente, deixando a sua marca sempre presente em suas vidas e mostrando o quanto ela se importa com o bem-estar deles. A ampliação desse mercado aconteceu graças aos diversos benefícios que esse modelo garante aos empresários, tais como fluxo de caixa positivo e aumento das margens de lucro. A seguir, lhe mostraremos como sua empresa pode automatizar a cobrança recorrente com boleto.

Como funciona a cobrança recorrente com boleto?

As cobranças recorrentes são aquelas que proporcionam a manutenção – diária, semanal, mensal, trimestral e anual – do fluxo de negócios, sejam eles de prestação de serviços ou compra e venda de produtos. Realizando a cobrança por boleto de maneira recorrente, o gestor tem a oportunidade de organizar suas entregas de maneira que elas sejam mais ágeis e eficazes, dando conforto e comodidade ao consumidor. Este, ao invés de realizar pagamentos pontuais, recebe um boleto bancário em PDF em seu e-mail, podendo imprimi-lo ou usar seu código de barras para pagá-lo via internet banking. Muitas empresas oferecem plataformas de gestão ideais para lidar com o pagamento de clientes, ofertando aos gestores mecanismos de geração e envio automático de títulos, relatórios e levantamentos de inadimplentes, filtros cadastrais e gerenciamento de cobranças.

Que vantagens ele gera para a empresa?

Para oferecer aos seus clientes um negócio de assinaturas, não é necessário possuir loja física, estrutura interna e atendentes. Com isso, você consegue empregar esforços e otimizar recursos naquilo que realmente traz retorno para a empresa: um atendimento personalizado e de qualidade. Ao investir no boleto recorrente, a empresa consegue ter um fluxo de caixa positivo, já que os assinantes pagam antecipadamente pelo serviço. E quanto maior for a sua cartela de clientes, mais recursos financeiros o negócio retém, tendo assim as chances de expandir facilmente seus negócios. Além disso, é possível reduzir os índices de inadimplência relacionados a outras formas de pagamento que estão caindo em desuso, como cheques, e aumentar as margens de lucro, pois os custos com estratégias de marketing para atrair novos clientes são reduzidos.

Recorrente e programado. Qual a diferença?

A plataforma de gestão de cobranças permite que a organização receba pagamentos recorrentes de seus compradores de forma segura e automatizada, disponibilizando dois modelos de assinatura por boleto: recorrente e programado. No primeiro, o sistema se responsabiliza por efetuar todo o processo de cobrança, desde a geração e envio automático do boleto por e-mail até a transação bancária. Com ele, o cliente é cobrado no ato da assinatura e nos meses seguintes até o cancelamento do serviço. Já no segundo o gestor é encarregado de realizar o processo, definindo uma data para a cobrança que fica a seu critério.

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Entendeu como funcionam as assinaturas com cobrança recorrente através de boletos? Caso ainda tenha alguma dúvida ou queira nos contar suas experiências com essa modalidade de pagamento, aproveite o campo de comentários abaixo!

A Equipe de redação Vindi é formada pela área de sucesso do cliente, marketing, financeira e vendas. Todo mundo contribui para que você fique informado sobre tudo em assinaturas, pagamento on-line e Saas.

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