Como cobrar inadimplentes? Confira agora algumas dicas infalíveis!

Mas, se a sua empresa está passando por transformações e quer se adequar às novidades tecnológicas facilitando as atividades do dia a dia é hora de conhecer algumas dicas para cobrar inadimplentes e ter seu lucro de volta. Veja algumas delas:

Orientação aos funcionários

O primeiro passo é investir na orientação aos funcionários. Não adianta ter todo trabalho de marketing e pecar no atendimento de cobrança, a imagem da sua empresa ficará desgastada e isso é extremamente prejudicial. Por isso, não submeta seus funcionários (principalmente vendedores) a realizar atividades que não sejam treinados antes. Cobrar um cliente que não pagou ou que está em atraso é algo sério e que precisa ser treinado.

Assim, importante mencionar que seus funcionários devem realizar apenas as funções para qual foram contratados, ou seja, o setor de cobrança realiza suas atividades enquanto o de vendas deve realizar apenas vendas e assim sucessivamente.

E-mail específico para inadimplentes

Um dos métodos mais conhecidos e bem aceitos entre as empresas é a cobrança via e-mail. Esta maneira é muito assertiva, pois trata-se de um contato direto e discreto que atingirá seu objetivo. Uma dica que faz toda diferença é criar um e-mail para este fim, ou seja, algo como financeiro@vindi.com.br, assim, seu cliente perceberá a seriedade do documento e entrará em contato o mais rápido possível.

Dica: emails pessoais funcionam ainda mais.

Enviar mensagem SMS

O uso de mensagens via SMS é um método que não traz muito custo para as empresas que querer cobrar os inadimplentes e ainda garante que a mensagem chegue de forma discreta ao seu destinatário. É importante salientar que o banco de dados e informações quanto aos seus clientes precisa estar sempre atualizado, principalmente quanto ao endereço residencial, telefones e e-mail, pois será através destes contatos que você chegará até o devedor.

Envio de carta cobrança

Uma forma bem tradicional e que funciona é o envio de carta cobrança, ou seja, com o endereço registrado no momento do cadastro do seu cliente você poderá contatá-lo e enviar uma carta via Correios explicando tudo sobre o saldo devedor e as condições de pagamento.

Para que essa atividade seja menos constrangedora é aconselhável colocar sempre uma observação no final da carta, algo como “favor desconsiderar esta carta caso o saldo devedor já tenha sido quitado” e sempre utilizar termos e palavras gentis. A carta cobrança pode ser bem parecida com o e-mail o que se difere é apenas o modo de envio de ambas, mas o efeito acaba sendo o mesmo e a meta é atingida com sucesso.

Ligação

Por mais que muitos não adotem esta prática, ela continua sendo uma das mais efetivas, afinal não há nada melhor do que conversar em tempo real com seu cliente e negociar a dívida. O uso de mensagens (seja carta, e-mail e SMS) traz resultados, mas a demora na comunicação pode atrapalhar um pouco essa negociação. Por isso, ligar para o inadimplente e fazer todo processo de acerto da conta via telefone pode ser uma boa opção.

Comunicação formal

Uma boa dica e que sempre funciona está em volta da comunicação, como se trata de um assunto complexo (cobrança de inadimplentes) é sempre aconselhável o uso de linguagem formal. Dê sempre preferência para termos como “senhor”, “senhora”, “senhorita”, “caro cliente” e também a utilização de frases e termos que deixe o seu cliente à vontade, como “estamos à disposição para esclarecimentos”, “nos colocamos sempre à disposição para eventuais dúvidas” e etc.

Ter a Vindi como solução

Essa explicação nem precisamos salientar, certo? Tenha um sistema profissional de cobrança de inadimplentes!

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Quando for começar a realizar as atividades de cobranças de inadimplentes procure sempre por alternativas que sejam eficazes e que tragam seu lucro de volta, a cobrança via boleto ou cartão de crédito pode ser uma boa opção também. Acesse a Vindi e tenha seus pagamentos sempre em dia!

Sobre o autor

Redação Vindi
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