Ai, a formatura! Que momento único, né? Seja uma viagem, a festa ou a colação de grau. Com certeza, é uma das conquistas mais desejadas do nosso check list dos sonhos! A formatura registra grandes transições que passamos e, por isso, é tão desejada por muitos. E, você sabia que a cobrança recorrente também está presente neste momento especial?

Cobrança recorrente para agências de formaturas

E, já que estamos neste clima de formaturas, a segurança financeira em todo processo contratual é muito importante para as agências de formaturas e também para os formandos. Por isso, pensando em segurança e facilidade, eu vou escrever para você sobre a cobrança recorrente para agência de formaturas e como isso pode ajudar os dois lados. Em um negócio, o ideal é que ambos os lados saiam satisfeitos, certo? 

Se você vende por planos ou pacotes, ou seja, se o seu serviço é cobrado por mês, semestre ou ano, isso significa que o seu negócio é recorrente. A recorrência é uma grande parceira neste tipo de negócio porque facilita o recebimento desses valores para as agências. 

Na maioria das vezes, as agências de formaturas cobram por mensalidade. Por isso, vou fazer as explicações a partir desse cenário, tá bom? Vamos nos mínimos detalhes! 

O que é cobrança recorrente 

A cobrança recorrente, nada mais é, do que o pagamento automático. Você escolhe uma data para o pagamento juntamente com o cliente e, de forma automatizada, essa transação é feita mês a mês para a conta da sua agência. Ao invés de ter que parcelar o valor total do que foi contratado, onde muitas vezes o cliente não tem o limite do cartão de crédito disponível naquele momento, com a cobrança recorrente é preciso ter apenas o valor da primeira mensalidade. E, como dito anteriormente, as demais parcelas são pagas de forma automatizada. Não corre o risco o cliente esquecer de pagar (o que é muito comum mesmo!), e você tem previsão do recebimento. 

Como a cobrança recorrente é feita?

Essa é uma dúvida comum! Vou escrever passo a passo de como funciona a cobrança dentro de uma plataforma:

  1. O software captura os dados dos cartões e armazena as informações;
  2. As informações são repassadas para as adquirentes (as “maquininhas” de pagamento);
  3. Os adquirentes cobram dos bancos emissores;
  4. É dado o retorno se o pagamento foi aprovado;
  5. Com a venda aprovada, as adquirentes fazem o repasse dos valores para a sua empresa;
  6. Prontinho! A cobrança foi feita e no próximo mês será realizada de novo de forma automática.

Ah, vale lembrar que tudo é feito de forma simples e segura! 

Quais as vantagens para a agência de formaturas 

Com esse método de pagamento, você terá maior taxa de adesão de clientes, pois o seu argumento de venda facilita, e muito, o pagante da formatura (seja o próprio formando, algum parente ou amigo). Você recebe na data que desejar por ser algo automatizado, sem ter problemas do cliente esquecer de pagar, minimiza a taxa de inadimplência e o aumento de retenção devido à renovação automática. O bom é que a sua empresa tem maior previsibilidade do faturamento e fluxo de caixa para melhor organização.

Quais os benefícios para o cliente 

Com este modelo, os clientes também ficam satisfeitos! Não toma o limite do cartão de crédito, acumula milhas, bônus e pontos para trocar por outros benefícios, tem maior controle financeiro por ser um valor já pré-estabelecido com a sua agência e muito mais. Viu? Todos os lados ficam felizes! 

Bônus 

Se você não tiver uma agência de formaturas, mas vende a partir de planos, assinaturas e mensalidades, saiba se a sua empresa pode vender com este modelo de negócio

Além disso, fique por dentro de alguns modelos de negócio que podem aproveitar a recorrência

Assine a nossa newsletter e não perca nada sobre cobrança recorrente e fique por dentro das principais novidades do mercado de diversos setores.banner_newsletter_blog_2

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos você também.