Cliente Case – Namoro Online

Nosso “Cliente Case” da vez é um dos pioneiros da assinatura no país. Fundado em 1997 (18 anos de vida) o Namoro Online é um dos pilares da assinatura no Brasil. Nasceu no mesmo ano que o Netflix, por exemplo. Outra comparação é que o Facebook, nasceu no ano de 2004.

Conheça a história por trás da assinatura de vanguarda no país.

Namoro Online, o Match.com “made in Brasil”

O site é uma espécie de “Santo Antonio’s Club 3.0”. É uma rede social de encontros, e paga para ter serviços exclusivos do site. Diferente da maioria dos aplicativos de “dating“, o Namoro Online promove de fato, a aproximação de solteiros em busca de um par perfeito. E o site comprova a eficácia. O fundador, Marcos Vieira, perdeu as contas de quantos casais o site uniu e que de fato casaram-se. O site conta inclusive, com centenas de depoimentos de casos reais de pessoas que se conheceram no site e hoje vivem juntos.

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Segundo Marcos, a eficácia do site é o controle rígido dos cadastros. O Namoro Online, apesar de ser um site de encontros para quem está em busca de namoro, é um site sério. Não permitindo pornografia, tampouco práticas que confrontam as políticas do site. Para tal assertividade, o Namoro Online possui uma inteligência para banir usuários que vão contra os propósitos do site. “Isso é bem sério no site”, afirma Marcos Vieira, o fundador. “Somos um dos poucos do gênero que oferecem serviço de dating com perfis reais, gente de verdade. Muitos sites usam robôs para interagir com solteiros”, conclui.

Com milhares de assinantes, o site permite a interação com pessoas de ambos os sexos, afim de encontrar sua cara metade. Com assinaturas que começam em R$18,90 / mês, o Tinder vira “fichinha” quando o assunto é eficácia no casamento. Após preencher um perfil, o usuário começa a interagir com pessoas com a mesmas preferências e com os mesmos objetivos.

Além de poder escolher o perfil de quem procura, o site também indica perfis compatíveis através de um algorítimo exclusivo.

A “assinatura casamenteira”

Para comprovar a eficácia do serviço, o Namoro Online faz dos próprios casos reais, sua maior receita de sucesso. E comprova mesmo. O site recebe semanalmente pessoas enviando agradecimentos para o site, informando que achou o candidato a marido ou esposa. O site possui inclusive um botão, que informa “Casei” ou “Encontrei meu namorado no site”, para identificar a eficácia do serviço. O Namoro Online já uniu mais de 40.000 casais.

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Os sócios do site não se preocupam ao perder um assinante, quando ele encontra a pessoa certa e cancela o serviço. Na verdade, esse acaba sendo o principal motivo para a manutenção do site. O sucesso do cliente! É assim desde 1997. Cuidando do sucesso do serviço. Isso faz com que os usuários felizes, acabem indicando o site uns aos outros, atraindo de forma orgânica novos solteiros e novos assinantes. Por enquanto, o site ainda permite que não pagantes acessem o serviço, porém com restrições. Somente assinantes podem convidar para bate papo, ler todas as mensagens recebidas e utilizar serviços exclusivos que facilitam a aproximação. Outro ponto importante: fotos sensuais ou sexuais, são banidas.

“É muito comum casais que se conheceram através do site, nos enviar o relato que casou ou conseguiu um namoro depois de se cadastrar no site. Esse é o nosso propósito: acertar na aproximação de gente de verdade, que realmente quer algo duradouro e achar uma pessoa legal.”

O retorno do fundador

O Namoro Online não é um case somente de produto. Alguns acontecimentos nesses quase 20 anos de vida, fazem da história do site, uma verdadeira fórmula de como se reinventar e continuar com foco no cliente (no caso, assinante). O caso mais emblemático foi a venda do site em 1999. O site foi vendido pelo fundador Marcos Vieira, que deixou a operação após um exit bem sucedido. Marcos, empreendedor desde sempre, foi para outros “ares”.

Oito anos depois, o site não ia bem sob a gestão dos novos donos. Marcos procurou se informar sobre o que estava acontecendo, e não demorou muito para que comprasse de volta o site que tinha fundado anos antes. O retorno do fundador, dessa vez como solucionador de problemas, exigiu de Marcos melhor gestão do negócio. Acostumado com o dia dia do site, encontrou o negócio de mal a pior, com alto churn, baixa aquisição de clientes e o sucesso do cliente tinha ido para o vinagre. Os problemas encontrados foram desafiadores, mas não brecou a vontade de reverter a situação. Manter o Namoro Online funcionando, era questão de honra. Desenvolveu novamente todo o site, do zero.

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Marcos na International Dating Conferece. Case mundial de sites de encontros. (Foto: IDC)

Marcos continuou seguindo o propósito: garantir o sucesso dos encontros virtuais que refletiam nos encontros reais. A fórmula não teve segredo: os namorados voltavam a se formar mês a mês. Algum tempo depois, além de comprar a empresa que havia vendido lá em 2000, também lançou um serviço exclusivo para evangélicos, o RomanceCristao.com.

Tal história e pioneirismo, levaram Marcos e o Namoro Online ao maior encontro de negócios de “dating” do mundo. Eles foram convidados em Janeiro passado a levar o case de sucesso para o International Dating Conference, evento que aconteceu em Las Vegas. Dentre as empresas presentes, (Tinder, Match.com, e-Harmony e Ashley Madison), o Namoro Online foi destaque para contar o porquê o Brasil ainda é um grande negócio em relacionamento humano. Ninguém melhor para falar de encontros do que o próprio Marcos.

“Os usuários que cancelam o cadastro porque estão namorando ou vão se casar já somam mais de 40 mil.”

O Namoro Online é um dos clientes que usam as soluções da Vindi de forma transparente, com checkout integrado ao sistema de billing da nossa plataforma. E possuem um dos índices de aprovação superior ao mercado de assinaturas no país. Primeiro pela integração transparente, segundo pelo público alvo.

É uma “prata da casa”, um exemplo de empreendedorismo em assinaturas e um dos maiores cases de sucesso do cliente do país. E ainda tem 2 milhões de solteiros no site!

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Sobre o autor

Rodrigo Dantas
Fundador e CEO da Vindi, plataforma líder em recorrência e criador do maior evento de empresas SaaS e Assinaturas do país, o “Assinaturas Day”.

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