Black Friday: 3 passos para preparar seu e-commerce

A Black Friday se tornou uma das datas mais lucrativas para o e-commerce. Esse ano ela acontecerá no dia 23 de novembro. E para garantir seu faturamento durante a data, você deve se planejar, preparar-se tecnicamente e ter um plano de comunicação.

Para 2018, as previsões são positivas porque, segundo a Ebit, os comércios eletrônicos devem faturar cerca de R$ 2,43 bilhões na Black Friday. Sendo que esses dados representam um aumento de 15% em relação ao lucro do ano passado.

Além disso, a Ebit prevê que mais de R$ 4 milhões de pedidos serão realizados durante a Black Friday. Já em relação ao tíquete médio, as compras devem ficar entre pouco mais de R$ 607.

Tendências da Black Friday

Desde que chegou no Brasil, em 2010, a Black Friday passou a ser vista pelos consumidores como o momento perfeito para adquirirem itens com desconto.

Ainda segundo a pesquisa da Ebit que citamos acima, mais de 88% dos e-consumidores brasileiros pretendem fazer uma compra durante a data. E o melhor é que as lojas virtuais são um dos canais preferidos pelos consumidores. Pois, em 2017, 52% dos entrevistados pela Ebit escolheram comprar por meio de um comércio eletrônico.

Entre as principais categorias buscadas pelos consumidores na Black Friday estão:

  1. Eletrônicos
  2. Eletrodomésticos
  3. Smartphones
  4. Informática
  5. Moda e acessórios
  6. Cosméticos e perfumaria
  7. Casa e decoração
  8. Livros
  9. Brinquedos e games
  10. Esporte e Lazer

Como se preparar para a Black Friday

Agora que você já percebeu como a Black Friday é um evento estratégico que vai ajudar a aumentar seu faturamento e girar o estoque, vamos deixar abaixo três passos que vão ajudar a preparar seu e-commerce para essa grande data.

1 – Planejamento

Se você quer ter sucesso na Black Friday, o primeiro ponto é fazer um bom planejamento. Pois, é importante que você saiba quais produtos serão selecionados para serem oferecidos com desconto aos consumidores. É mais interessante aproveitar a ocasião para acabar com aqueles itens empacados no estoque ou aproveitar produtos com boa saída?

Além disso, é necessário cautela para definir qual será o valor da redução em cada item, sem que isso comprometa sua margem de lucro e também a sua credibilidade com o cliente. Só inclua artigos na Black Friday que você realmente possa oferecer bons descontos.

É, também, no momento do planejamento que você precisa pensar em logística. Já que o número de pedidos deve ser maior do que o normal e você precisa estar preparado para entregar as mercadorias na data prometida.

Negocie preços e decida regras

Ainda como parte da sua preparação para a data, tente negociar valores com seus fornecedores. Pois, são essas reduções que podem garantir uma melhor oferta ao cliente sem que você acabe perdendo com isso.  

Além disso, não se esqueça de definir, durante o planejamento, regras claras de troca de mercadorias. É importante que elas estejam disponíveis para os usuários consultarem facilmente. Isso também vai ajudar a aumentar o sucesso de suas vendas e evitar que a sua loja virtual acabe recebendo comentários e avaliações negativas.

2 – Tecnologia

Durante a Black Friday, o seu site vai receber uma quantidade de visitantes muito mais ampla do que em dias comuns. Por isso, é importante que a sua parte técnica esteja preparada para a demanda.

Teste a capacidade e a velocidade de seu servidor com antecedência, reduzindo as chances da sua loja virtual ficar fora do ar durante o grande momento de compras. Também é válido testar todo seu processo de compra, desde a busca por itens até o check-out. O importante é certificar-se que nada vai atrapalhar o consumidor de finalizar a compra.  

Formas de pagamento

Falando em check-out, uma das melhores maneiras de garantir mais vendas é oferecendo diversidade nas opções de pagamento.

Para a Black Friday, considere ir além do boleto bancário, ampliando as possibilidades de seu cliente, oferecendo cartões de crédito das mais variadas bandeiras, opção de débito em conta e até pagamento por meio de um mediador, como o PayPal.

Segurança

Com o alto volume de pedidos, seu e-commerce pode se tornar mais atraente para fraudadores. Por isso, é importante que você esteja preparado para identificar e barrar pedidos falsos.

Mas é necessário cuidado para não acabar cancelando boas compras com o medo de que sejam fraudes. O mais indicado nesse momento é contar com um parceiro especialista em segurança. Assim, você garante que as vendas em seu e-commerce vão ocorrer com tranquilidade durante a Black Friday.

3 – Comunicação

Do que adianta ter ótimos descontos para oferecer na Black Friday se os seus clientes não souberem disso? É aí que a entra o planejamento de comunicação, uma das principais etapas que vão garantir o sucesso de suas vendas.

Defina quais banners serão usados e qual texto é capaz de captar melhor a atenção dos consumidores. É válido fazê-los com antecedência, assim você garante que está transmitindo a informação correta ao seu potencial cliente.

Não se esqueça também do e-mail marketing, envie a sua base uma mensagem antes da data, avisando sobre as promoções. Uma boa estratégia é criar suspense e “fazer barulho” sobre a Black Friday em todos seus meios de comunicação. Assim você garante que mais clientes estarão esperando ansiosamente o grande dia.

Otimize

Depois que seu planejamento de comunicação para divulgar a Black Friday estiver pronto, vá além. Uma boa prática para otimizar seus esforços é pensar em criar um e-mail de abandono de carrinho. Sendo que ele pode ser enviado logo após um usuário deixar seu site sem comprar.

Além disso, outra estratégia que pode ajudar você a vender mais nessa data é criando retargeting. Essa ferramenta permite que você alcance antigos visitantes do seu e-commerce que acabaram não finalizando uma compra. Certifique-se de usar uma comunicação irresistível, assim as chances de que o consumidor decida comprar serão maiores.

Nesse texto, compartilhamos três passos que vão ajudar a deixar seu e-commerce preparado para vender mais na Black Friday. Agora é hora de colocar em prática, boas vendas!

Sobre o autor

Lívia Freitas
Jornalista com grande atuação em marketing digital. Escreve sobre tecnologia, empreendedorismo e viagens.

Você vai gostar também

Saiba como combater a inadimplência de forma efica... A inadimplência é um fator que ainda precisa ser analisado corretamente no mundo de negócios. O ideal sempre é fazer com que se evite a falta de pagam...
Meios de pagamento: como escolher o melhor para su... Na hora de montar um projeto de negócio eficiente você precisará elaborar uma estrutura eficaz que funcione em todos os aspectos, inclusive definir qu...
Evite fraudes e aumente a lucratividade Em momentos de crise, é importante aumentar a eficiência dos processos empresariais para evitar fraudes. São preocupações que atingem todos os setores...
O que são adquirentes e quais trabalham no Brasil?... Você já ouviu falar em adquirentes? São companhias que efetuam as transações financeiras, ou seja, são instituições que aceitam o pagamento da compra....