A inovações tecnológicas estão chegando em todos os setores do mundo corporativo. Cada vez mais, as empresas procuram soluções que facilitem o seu dia a dia. Seja através da  automatização de processos, aproximação da relação B2B e/ou B2C e aumento da receita, garantindo a sustentabilidade do negócio com máxima eficiência. E, uma das inovações que está mexendo com o mercado, é o Banking as a Service. Você já ouviu falar?

Nesse post, você vai entender o que é, como funciona e como o Banking as a Service (BaaS) pode fazer parte da sua empresa. Falaremos aqui sobre:

  • O conceito
  • Como o mercado está enxergando o BaaS
  • Um benchmark com as soluções oferecidas no segmento
  • Qual o risco (ou não!) que os bancos estão correndo com a chegada dos BaaS
  • Se a sua empresa pode ter um BaaS

E muito mais!

O conceito do Banking as a Service

Banking as a Service é o termo utilizado para toda e qualquer plataforma de serviços financeiros que permite que qualquer empresa tenha o seu banco e possa oferecê-lo a seus clientes.

Ou seja, significa ter um banco a seu serviço que garante para a empresa inúmeras facilidades, controle de entradas e saídas, diminuição das burocracias oferecidas pelos bancos tradicionais (que atire a primeira pedra quem nunca teve que resolver um pepino no banco), personalização e automação do financeiro da empresa e muitos outros pontos positivos.

Nos próximos tópicos, você entenderá melhor sobre como ele funciona e como o mercado está reagindo a essa solução, mas é fundamental saber que um BaaS faz o papel da instituição de pagamento e do emissor, direcionando essa autonomia para a empresa.

O mercado “As a Service”

O mundo está migrando para o “as a service”. E, como resultado, basta um olhar rápido no celular para identificarmos como essas soluções fazem parte dos nossos dias e facilitam a nossa rotina. É válido falarmos um pouco de outros modelos para clarificar ainda mais o que o conceito de “a seu serviço” é e como está se aplicando aos bancos também.

  • UBER
Imagem da página inicial do Uber, um exemplo de as a service
Reprodução: UBER

A Uber entrega serviços de locação de carros sob demanda aos seus usuários. É fácil de usar, rápido para usarmos conforme a necessidade e pagos de acordo com o uso.

  • AIRBNB

Assim como a Uber, o AIRBNB entrega serviços de locação, mas no mercado de hospedagem sob demanda. Com poucos cliques e várias opções de filtros, é possível alugar uma casa, apartamento, cabana e até castelos pelo mundo todo!

Imagem da página inicial do Airbnb, um exemplo de as a service
Reprodução: Airbnb
  • DROPBOX
Imagem da página inicial do Dropbox, um exemplo de as a service
Reprodução: DROPBOX

Esse é um belo exemplo de SaaS, ou seja, de Software as a Service com seu armazenamento de dados que em 2015 já tinha alcançado a marca de 500 milhões de usuários. Junto com ele, também são exemplos os gigantes Netflix e Spotify.

Além desses modelos, ainda poderíamos citar empresas DaaS (Data as a Service), PaaS (Platform as a Service), IaaS (Infrastructure as a Service) para ilustrar que o mercado está cada vez mais se conectando com seus clientes. E, acima de tudo, entregando soluções sob demanda que estejam alinhadas com as empresas como um todo.

Como o Banking as a Service funciona na prática?

Com essa plataforma, é possível desenvolver e gerenciar toda a cadeia de pagamentos da sua empresa sem precisar que um banco faça isso por você. Dessa forma, você precisa manter relacionamento com as bandeiras escolhidas e o adquirente contratado.

Seus clientes terão um cartão personalizado, com a identidade do seu negócio, fazendo as transações totalmente no ambiente digital por meio de um aplicativo e te poupando de uma série de tarefas complexas que são necessárias para fazer a integração com os bancos.

Pensando em estratégia de negócio, uma empresa que opta por ter uma conta digital com características de banco entrega ao consumidor final uma experiência completamente personalizada e diferenciada, além de aprimorar o relacionamento, incrementar portfólio e conhecer o comportamento de consumo ao longo do tempo na base que é gerada dentro do BaaS.

BaaS vai acabar com os bancos tradicionais?

Se um BaaS substitui a figura do banco tradicional e é uma solução inovadora e em ascensão no mercado, isso significa que os bancos tradicionais estão ameaçados?

A resposta é: NÃO!

Os bancos tradicionais não precisam ser, necessariamente, concorrentes dos bancos digitais. Pelo contrário, a tendência é que os bancos tradicionais utilizem as tecnologias disruptivas dos BaaS para realinhar os modelos e implementar soluções ágeis e que pensem mais no consumidor-cliente.

Minha empresa pode ter um Baas?

Na teoria, o conceito de Banking as a Service serve para qualquer empresa, de qualquer setor e que se posicione como B2B, B2C e B2B2B2C. Na prática, vale entender a necessidade que o seu negócio tem para abrir esse braço de inovação.

Isso porque o desenvolvimento e implementação da tecnologia requer um esforço não só da liderança, mas de todas as áreas que se envolvem direta e indiretamente com a saúde financeira.

Pesquisar soluções de integração, API’s que facilitem a transferência das informações e aplicativos que atendem as necessidades de UX são alguns exemplos que precisam ser analisados com calma e que garantem o sucesso de um BaaS.

Benchmarks

Existem várias empresas que oferecem o desenvolvimento de BaaS para seu negócio e podem te ajudar na implementação. Separamos aqui duas pra te ajudar a conhecer mais, já que a nossa missão é te ajudar a vender mais e sempre!

  • LIVE ON

Com arquitetura 100% modular, a Live On é um banco digital white label que te entrega uma plataforma segura, de acordo com a legislação do Banco Central e totalmente customizável.

Imagem da interface da Live On, um exemplo de Banking as a service
Reprodução: LIVE ON
  • DOCK

Além da estrutura customizável e modular, a Dock disponibiliza os códigos, licenças e todo conhecimento necessário para você criar e operar o seu próprio banco digital.

Reprodução: DOCK
Reprodução: DOCK

Se você precisa gerenciar os recebíveis da sua empresa e pensar em estratégias que diminuam taxas de inadimplência e aumentem sua receita, a VINDI oferece uma plataforma completa que atende às suas necessidades. Clique no banner abaixo para falar com nossos consultores e acompanhe os conteúdos do nosso blog!banner para contato comercial na Vindi