No último dia 29 de outubro, rolou a primeira edição do Assinaturas Day. Realizado no prédio do IBEF (Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros), o evento contou com Clubes de Assinaturas, Empresas de Serviços Recorrentes e alguns convidados especiais. O objetivo principal do evento era discutir os rumos e as tendências do mercado de assinaturas no Brasil e no mundo, porém alguns pontos do modelos foram fortemente discutidos como: Cases reais de sucesso e fracasso, oportunidades e desafios do modelo recorrente, fornecedores do mercado ecommerce e um panorama da situação atual do mercado de assinaturas no Brasil. Leia a seguir um pouco mais sobre os resultados do evento.
Sobre os Participantes
Os clubes Home Shave Club, Clubeer, Frutas em Casa, Quintal da Cachaça, Farofa.La, Café sem Fronteiras, Spice Club, Easy Pão, NetCartas e as empresas no modelo subscription Konduto, Dna Plus, Sexlog e Piggme, puderam além de absorver as experiências de cada um, contribuir com a mesa redonda formada no evento. Além disso a Zendesk, representada pelo Country Manager João Olivério, participou de um painel especial sobre escala, produto e exemplos reais de sucesso do modelo SaaS. O evento ainda contou com a presença da Giuliana Flores, que fortaleceu os desafios de logística e distribuição.
Sobre o Evento
Principais assuntos discutidos:
1. Cases – Sucesso e Fracasso;
2. Tendências;
3. Melhores ferramentas;
4. Desafios do modelo (saas, sites de assinaturas e empresas recorrentes);
5. Painel de Convidado.
Mais do que um evento corporativo segmentado, o Assinaturas Day foi o primeiro evento da chamada Economia da Recorrência. Além disso, definiu algumas ações sobre o formato dos próximos eventos, formação de uma rede de contatos para fortalecer o mercado e discutir abertamente os rumos do próprio modelo.
Mercado Brasileiro x Mercado Americano
O mercado brasileiro de assinaturas ainda precisa decolar de fato. Um dos grandes pontos discutidos foi o custo de produtos, logística e impostos que o empreendedor tem como desafios iminentes em qualquer negócio no país. A questão do índice de fraudes no país fazem do nosso mercado um dos grandes entraves para se adequar o custo de uma operação online. Diferente do mercado americano que não sofre com altos números como no Brasil.
Outro ponto importante da comparação do modelo foi obter dos empreendedores a visão de replicar aqui, negócios de assinaturas validados nos USA. Foi de comum consenso que o Brasil é além de um grande desafio, uma baita oportunidade.
Seguem algumas fotos do evento.









Quer participar da segunda edição do Assinaturas Day? Acesse: http://assinaturasday.com/ e cadastre-se.
Até lá.