Assinatura é um assunto que por aqui já conhecemos bem e agora o pessoal da maçã está de olho neste mercado também! Com mais de 170 bilhões de downloads, a Apple Store pretende aumentar sua renda apostando no modelo de negócios.
A ideia que está sendo estudada por lá é trocar a venda única do aplicativo no momento em que o usuário realiza o download na loja da Apple para uma assinatura mensal, criando um modelo mais sustentável. Caso de sucesso em muitas empresas, como, por exemplo, Netflix e Smartfit. Hoje em dia a arrecadação criada pela Apple Store é feita através da venda única e da publicidade, gerando quase o dobro da receita anual da loja do Google, Play Store.
Segundo a Venture Beat, os aplicativos pagos representam 15% do total de vendas, mas o número vem caindo durante os anos. O CEO da Apple, Tim Cook, atribui o modelo de assinaturas como um dos responsáveis pelo último trimestre empresa e que junto com assinaturas de terceiros já ultrapassaram US$ 300 milhões.
Alguns ainda duvidam que a Apple conseguirá sucesso trocando seu modelo de negócios, mas isso, só o tempo irá dizer. Mas a economia da recorrência já transformou diversas empresas que aumentaram seu faturamento com esse modelo, como Netflix, Slack e muitas outras. Você pode conferir mais sobre o assunto, ver mais cases de sucesso e até estudar se esse modelo faz sentido para o seu negócio baixando o nosso estudo abaixo.