As últimas semanas não estão fáceis para ninguém. Segundo dados do Sebrae, 600 mil micro e pequenas empresas tiveram que encerrar suas atividades e já são 9 milhões de desempregados.

Se você tem uma academia ou estúdio, deve estar passando por sérios problemas. Talvez precisou fechar as portas para ajudar no combate ao COVID-19 e precisa de uma alternativa. E, nossa missão aqui é te ajudar a superar a crise.

Por isso, separei algumas dicas para que, mesmo que sua academia não possa abrir por esses tempos, você consiga manter seu negócio funcionando.

Como as grandes redes de academia estão fazendo com a crise

Sei que nem todo mundo tem um porte de Smartfit, Bluefit, Bodytech entre outras grandes academias. Mas, é interessante ficar de olho sobre como elas estão enfrentando este momento de crise.

A Smartfit disponibilizou um aplicativo com treinos de 30 minutos, básicos e adaptados para serem feitos em casa. Não precisa ser aluno para conseguir usar, basta baixar em seu smartphone.

A ideia é bem bacana, mas sei que nem todo mundo tem tecnologia para disponibilizar um aplicativo no momento. Porém, é possível tirar boas ideias e adaptar para o seu negócio.

A Bio Ritmo, por exemplo, está oferecendo lives de aulas diversas: yoga, boxe, treino funcional e muitas outras.

Você também pode usar o seu perfil no Instagram ou sua conta no Youtube para oferecer treinos. Talvez, a princípio, você não consiga visualizar como como isso vai ajudar no caixa da sua academia no final do mês. Mas, calma, eu vou te explicar melhor ao longo deste artigo.

A marca da sua academia em evidência

Ao utilizar as redes sociais para disponibilizar alguns treinos, você começa a deixar a marca da sua academia em evidência. Pessoas que não conheciam vão passar a conhecer e é uma ótima forma de começar a cativar este público.

Já é possível notar que diversos perfis de professores de yoga ou de personal trainer ganharam vários seguidores porque estão oferecendo aulas online.

Nem todo mundo vai virar aluno depois que o isolamento acabar, claro. Mas, tenho certeza de que algumas pessoas vão querer continuar treinando após a quarenta e, adivinhe quais marcas ou profissionais vão ficar na cabeça deles? Sim, quem trabalhou bem o seu branding agora.

Mas, como não deixar o seu aluno na mão?

Legal oferecer treinos abertos para que as pessoas conheçam sua marca. Mas, e o seu aluno que paga a mensalidade todos os meses? Como não deixá-los na mão?

Vou te dar um exemplo real. Próximo a minha casa, existe um box de cross training e, no perfil do Instagram, eles disponibilizaram vários treinos para todo mundo. Ideia bacana, a galera do bairro está conhecendo mais sobre o tipo de exercícios que eles oferecem.

Já para os alunos que pagam a mensalidade, eles enviam treinos personalizados no WhatsApp. Eles continuam pagando todos os meses, mas recebem um treino diferente para fazer em casa.

Uma ideia que, se aplicada, não vai gerar custos para sua academia e ainda vai manter seus alunos treinando e em dia com as mensalidades.

E quais são as melhores dicas para gravar as aulas?

Você não precisa de nada muito elaborado para realizar a gravação dos exercícios para os seus alunos. Um espaço bem iluminado e um celular já são o suficiente.

Procure deixar o celular posicionado onde é possível pegar todos os movimentos que você fizer, mas não longe o suficiente para que o som fique distante. Faça alguns testes antes.

Já deixe separado tudo o que você vai precisar de equipamento. Lembrando que seus alunos, geralmente, não têm equipamentos de academia. Procure dar opções de substituições para as coisas que as pessoas tenham em casa.

Por exemplo, com uma cadeia é possível fazer diversos movimentos para vários membros do corpo.

Se você for mandar o vídeo via WhatsApp, ao invés de fazer lives, procure exemplificar o exercício e falar quantos movimentos e quantas séries o aluno deverá fazer, caso contrário, o vídeo ficará muito longo e pesado para envio.

Aluguel de equipamentos

Há algumas semanas atrás, nosso CEO, Rodrigo Dantas, fez uma live comentando sobre os efeitos da crise e citando algumas ferramentas que podem ajudar neste momento. Se você não assistiu, pode acessar clicando aqui.

Durante a live, levantaram o assunto sobre alugar os equipamentos da academia no período da quarentena e, ao longo da semana, recebemos alguns relatos de que já tem academia fazendo isso e está dando super certo.

Imagine só, sua academia está fechada e os equipamentos estão lá sem uso. A ideia de alugar para moradores do seu bairro ou até mesmo para os seus alunos é ótima. Uma forma de incentivar que eles continuem treinando e sua academia se mantendo o fluxo do caixa.

Um exemplo muito legal sobre esse tipo de alternativa foi o que o Studio Velocity fez. Além de alugarem as bikes, que já se esgotaram, eles disponibilizam treinos todos os dias ao vivo para que quem alugou a bicicleta possa realizar junto.

Post do Instagram da Velocity sobre o aluguel das bikes. Uma ótima dica para sua academia superar a crise

Post do Instagram da Velocity sobre o aluguel das bikes.

Quais equipamentos colocar para locação?

Você pode colocar de tudo para alugar. Deste montar kits de halteres, colchonetes e cordas para quem quer ter equipamentos para fazer um treino funcional. Até bicicletas e esteiras para quem tem mais espaço em casa.

Mas, não esqueça de criar um contrato de locação. É importante para manter os equipamentos conservados.

Você pode utilizar a ferramenta do Clicksign para enviar o contrato para o aluno, a assinatura é digital e válida juridicamente. Uma ótima opção para evitar o contato físico em meio a pandemia

E, usar o link de pagamento para realizar a cobrança mensal do aluguel, basta enviar via WhatsApp, e-mail, rede social ou SMS. Você pode saber mais como funciona o link de pagamento clicando aqui.

Promoções

Alguns dos seus alunos podem se sentir lesados, por estarem pagando um serviço que não vão poder usar no momento. Isso acaba gerando um alto número de pedidos de cancelamento.

Por isso, essa é a hora de criar promoções para manter esse aluno ativo. Uma boa ideia é oferecer um mês de graça para quando o plano dele acabar. Cada cliente fechou o plano em um período diferente, então, você não terá um prejuízo ao oferecer este benefício ao aluno.

Porém, se não fizer nada agora, você corre grandes riscos de não conseguir se recuperar da crise. O importante é reinventar o seu negócio para mantê-lo vivo nos próximos meses. E, aí sim, você recuperando caixa aos poucos.

Venda de produtos

Algumas academias também realizam a venda de roupas de ginástica e suplementos. Com os locais fechados, esses produtos acabam ficando parados. Mas, isso também tem solução!

Coloque-os à venda no Instagram ou mesmo no WhatsApp, você não deixa a mercadoria parada e, principalmente, com risco de vencer e o prejuízo ser ainda maior. Lembre-se que o link de pagamento funciona como sua maquininha online, evita contatos e permite que você venda por diversos canais.

Sei que este momento que estamos passando é difícil, mas não queremos que você tenha que fechar as portas do seu estúdio ou academia. Estamos aqui para te ajudar!

Espero que este post sirva para que você coloque algumas ideias em prática. Conte pra gente nos comentários o que está dando certo.

E, se quiser mais dicas sobre como escapar da crise, dá uma olhadinha no nosso kit do empreendedor, tem muito conteúdo bacana com podcast, vídeos e ferramentas para te ajudar.

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