Falando com alguns empresários do ramo de academias, o receio sobre a situação do país é geral. A maioria deles fala na estratégia de retenção dos clientes, que é de fato o maior desafio para um momento de crise. Mas o engraçado é que, apenas um dos empresários, citou que está fazendo um trabalho forte na seleção dos professores.

A responsabilidade de retenção de alunos é do professor, também.

Alunos por si só, não são motivados a frequentar uma aula de ginástica, de musculação ou luta. É um conjunto de itens que fazem a frequência aumentar ou simplesmente, manter os clientes no dia a dia da academia. E o fator decisivo, é fazer com que o professor esteja engajado com o crescimento e na manutenção saudável da base de clientes da academia. Acredito bastante nesse gestor. E realmente os números dele, surpreendem. Não é simplesmente o software de gestão de academias que deve reter alunos.

Atenção aos talentos

É bem comum a migração de alunos acompanhando alguns professores badalados, que mudam para uma academia concorrente, e isso é algo que a maioria das academias não consegue digerir. Procure saber o que o professor procura ao mudar de emprego ou o que motiva ele. Pode ter certeza, que o bom profissional não está procurando ganhos financeiros maiores somente. Ele quer algo ainda melhor, como desafios e um plano de carreira. Discutindo isso com esses gestores, me veio a missão de compartilhar 3 insights:

1. Você cobra a manutenção dos alunos da sua equipe de vendas somente? Comece a responsabilizar o professor também. Ele é responsável pela saída e manutenção dos alunos.

2. Você está planejando a carreira dos professores? Ele vai sair, se você não fizer.

3. Você tem essa equipe porque ela é a melhor? Ou está contratando quem está disponível no mercado?

Gosto muito da citação de um texto do Portal EF que diz:

“Profissional de educação física é a peça chave para a transformação dos brasileiros.

Olhe para a sua equipe de professores agora e tenha a certeza se ela é o que você precisa para superar uma crise.

Veja as tendências que publicamos no começo desse ano.

btn-como-conquistar-novos-alunos-reestruturando-a-estrategia-da-sua-academia

Abs, Rodrigo Dantas.