A importância do servidor dedicado para seu e-commerce

“font-weight: 400;”>Todo empreendedor digital precisa estudar e compreender seu público, entender quais as dificuldades e os comportamento dos clientes. E diversos fatores podem influenciar o sucesso da sua loja virtual, como o servidor dedicado, às vezes um dos menos estudados por donos de lojas virtuais.

O servidor influencia diretamente no desempenho do seu e-Commerce. Por isso, um bom planejamento antes da contratação é fundamental para você entender todos os benefícios de um servidor.

Neste artigo vou te mostrar, de fato, como o servidor dedicado é importante para sua loja virtual.

Hospedagem para loja virtual

A hospedagem para loja virtual precisa ser diferenciada, independente de qual plataforma esteja sendo usada: Magento, WooCommerce ou OpenCart. A otimização da hospedagem para uma loja virtual precisa ter como foco um único objetivo, acelerar a loja.

Por exemplo, no Cloud Server oferecido pela SECNET, o ambiente é otimizado para tornar a hospedagem da sua aplicação mais rápida, sem cobrar por esse serviço.

Nessa otimização, é substituído o Apache por Nginx, realizando a desativação de recursos desnecessários e a instalação de plugins adicionais para melhorar o desempenho.

Mas o que é um servidor dedicado?

Um servidor dedicado é um computador que fica hospedado em um data center ou uma rede local. Esse servidor será exclusivo para o cliente, tanto para disponibilizar serviços quanto aplicativos.

Esse “computador” é configurado para um grande número de processamentos de dados. Uma hospedagem com servidor dedicado possui muito mais desempenho, controle e agilidade do que um plano compartilhado, por exemplo.

O gerenciamento e monitoramento desse servidor é importante para a segurança e o desempenho da sua aplicação. A SECNET possui servidores com sistema operacional e pacotes de software otimizados para ter um melhor desempenho.

Servidor tem influência no e-Commerce?

Com certeza, o servidor influencia diretamente a loja virtual, e não é apenas no desempenho. A falta de desempenho traz uma série de desvantagens.

Um site lento, por exemplo, não gera uma boa experiência de navegação para o usuário. O Google enxerga isso e te penaliza nos resultados de busca, de forma que o site recebe menos visitas orgânicas.

A taxa de conversão também vai ser afetada. Visto que as compras são feitas por impulso, é necessário aproveitá-lo enquanto está quente em sua decisão de compra. Se as páginas carregarem lentamente a taxa de rejeição será maior e a conversão menor.

Esses são alguns dos fatores influenciados pelo servidor e seu desempenho. Passei estes exemplos para que fique bem claro que a escolha do ambiente de hospedagem certa pode ser a diferença entre uma venda feita e uma venda  perdida.

Escolhendo uma boa hospedagem para e-Commerce

A hospedagem para loja virtual é muito mais complexa do que o padrão devido a alguns fatores, como: dados pessoais, carrinho de compras, produtos e processo de pagamento.

Esses fatores solicitam muito mais recursos do servidor se comparado com um site institucional. Então é natural que os servidores para e-commerce sejam mais caros e também mais potentes.

Ainda assim, a potência não fará milagres se o servidor não for otimizado para usar estes recursos adequadamente. De modo que você realmente consiga fazer mais com menos. Faça o servidor trabalhar ao seu favor, não o contrário.

O que você pode fazer para validar a otimização do servidor é solicitar um período de teste para a empresa onde você quer hospedar. Assim, é possível homologar se tudo está funcionando corretamente e comparar com seu provedor atual.

Durante esse processo fique atento ao suporte que lhe é prestado porque, de fato, você vai precisar dele agora e no futuro. Preste atenção em como as suas solicitações são processadas e quanto tempo leva para ser respondido. Isso é muito importante.

Conclusão

O servidor dedicado é uma base sólida para o seu e-commerce e vai permitir que trabalhe em alto desempenho. Isso se torna vantajoso não só para você, mas para os seus consumidores também.

Como já foi dito, o desempenho do site afeta diversos fatores que são importantes para alcançar o sucesso em uma loja virtual. Então procure por um ambiente que seja preparado para o seu negócio.

Se você gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a entenderem a importância do servidor dedicado para e-Commerce, compartilhando este artigo com seus amigos.

Um grande abraço e até a próxima!

*Este post foi escrito pela equipe da SECNET