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Não é raro ouvirmos na praça reclamações de pequenos empreendedores sobre situações de inadimplência de clientes, que não pagaram dentro do prazo ou até mesmo não pagaram seus débitos, ou então lamentações da própria clientela acerca das poucas opções de pagamento que a empresa oferece. Que tal resolver esses e outros problemas oferecendo um sistema de pagamentos recorrentes e melhorar seu pequeno negócio? Descubra sete vantagens que você poderá usufruir com isso a seguir. Pensando nisso, escrevemos 7 benefícios do sistema de pagamentos recorrentes para pequenas empresas. Boa leitura.

Reduza seus custos

Uma pequena empresa, todos sabemos, precisa de um aporte de capital importante para abrir e dar continuidade às suas atividades. Mas com um sistema de pagamentos recorrentes, será viável implementar um sistema para receber as prestações dos clientes sem que sejam feitos grandes investimentos. Uma pequena ou média empresa poderá, mesmo com orçamento mais apertado, ter acesso facilmente a esta tecnologia.

Dispense o excesso de recursos técnicos

Um sistema de pagamentos recorrentes oferece uma adaptação muito simples ao gestor e seus funcionários, sem que a empresa necessite montar um setor de Tecnologia da Informação ou que cuide de serviços específicos de informática. A solução que será adaptada para sua empresa será prática e não vai exigir muitos treinamentos para suas equipes.

Automatize os pagamentos frequentes

Se você já tem clientes fixos e que fazem compras frequentes, um sistema automatizado de pagamentos periódicos vai facilitar em muito sua gestão financeira. Será possível estipular, por exemplo, as datas de vencimentos das faturas, além de notificar quais estão por vencer e quais já estão vencidas. Tudo isso é feito de forma automática, reduzindo-se o esforço de sua equipe de cobranças (ou contas a pagar) e tornando mínimos os erros no processo.

Tenha um fluxo de caixa previsível

Além de organizar muito mais sua gestão financeira, será possível fazer projeções muito mais realistas sobre o quanto vai ter a receber a cada mês, já que você saberá as datas de entradas de recursos em sua pequena empresa. Assim, o controle das finanças será muito maior.

Melhore o relacionamento com os clientes

Não é nada agradável ter que entrar em contato, por telefone ou por e-mail, com os clientes que estão com os pagamentos atrasados. Um sistema automatizado poderá contornar este tipo de cobrança pouco simpático, deixando o cliente a par de sua situação por meio do envio automático da fatura para seu e-mail, por exemplo. Essa medida, além de mais suave, poderá até servir como uma estratégia de retenção dos clientes para compras futuras.

Reduza a inadimplência

Um dos fatores mais relevantes para se adotar um sistema como esses é a redução efetiva da inadimplência. Quando uma pessoa recebe uma fatura ou uma notificação de que ela está por vencer, ela tem mais tempo para se organizar para saldá-la, e passa também a se cobrar mais para cumprir aquela responsabilidade.

Concentre-se muito mais no seu negócio

Como suas finanças estarão mais organizadas, e seus clientes estarão pagando em dia e com muito mais frequência, deixando seu fluxo de caixa previsível, você possuirá bem menos preocupações sobre o assunto, e poderá dar mais atenção às atividades de desenvolvimento de seu negócio.

Se você adotar uma solução de pagamentos recorrentes, com certeza seu empreendimento vai melhorar em muitos níveis. Basta que encontre uma empresa bem estabelecida no ramo e escolha o serviço que se adapte melhor às necessidades de seu negócio. O que você tem feito para melhorar o sistema de pagamentos de sua pequena empresa? Aproveite esta novidade tecnológica, e conquiste muito mais clientes e a certeza de quanto seu fluxo de caixa vai lhe entregar a cada fim de mês!

 

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Fundador e CEO da Vindi, plataforma líder em recorrência e criador do maior evento de empresas SaaS e Assinaturas do país, o “Assinaturas Day”.