Mesmo que você nunca tenha ouvido o termo “SaaS”, existem inúmeros exemplos de Saas que fazem parte do nosso trabalho, atividades e entretenimento. 

Os Software como Serviço (SaaS) podem estar mais presentes no seu dia a dia do que você imagina!

A grande vantagem de adotar programas no modelo SaaS é que eles são vendidos como serviços, e não como produtos.

Isso torna diversos softwares bem mais acessíveis, devido ao modelo de assinatura.

Além disso, por estarem alocados na nuvem (internet), os SaaS são atualizados com facilidade, mantendo usuários sempre a par das novas versões.

E mais: para usar um SaaS, não é preciso instalar o programa, basta acessá-lo de forma online, pelo navegador ou por aplicativos. Isso facilita o acesso remoto e não ocupa a memória do computador.

Só por essas definições, você pode puxar uma lista mental de todos os SaaS que já usou e ter ideias de negócio para empreender neste modelo.

Neste texto, vamos falar em detalhes sobre isso e, para você se inspirar ainda mais, preparamos uma lista de 26 empresas desse segmento, de A a Z, que se popularizaram e são um sucesso

Ao final, você vai conhecer os benefícios que o investimento nesse ramo pode proporcionar a empreendedores da área de TI.

Boa leitura!

26 exemplos de empresas SaaS (Software como Serviço)

Existem incontáveis exemplos de SaaS bem sucedidos pelo mundo, incluindo muitos brasileiros.

Existem incontáveis exemplos de SaaS bem sucedidos pelo mundo, incluindo muitos brasileiros.

Confira agora uma lista de empresas que se deram bem nessa área.

1. Adobe

A Adobe é uma empresa de softwares que se reinventou com a Adobe Creative Cloud, permitindo que o usuário pague uma mensalidade única para ter acesso a uma gama diversificada de softwares da Adobe.

Ou seja, virou Saas.

  • Para que serve? A plataforma disponibiliza uma série de ferramentas usadas para criação e edição de imagens e vídeos
  • Qual o público? Profissionais que trabalham com qualquer tipo de imagem ou vídeo no formato digital, como fotógrafos, designers gráficos, publicitários, ilustradores e artistas
  • Quais os diferenciais? As ferramentas da Adobe são referência na criação e edição de imagens e vídeos, contando com alguns dos recursos mais avançados na área.

2. Arquivei

O Arquivei é um sistema de gerenciamento e armazenamento de documentos e notas fiscais com mais de 120 mil clientes.

O negócio assumiu uma relevância tão grande no mercado brasileiro que passou a atuar na realização de estudos e projeções de mercado, em parceria com o Ministério da Economia.

  • Para que serve? Por meio do sistema, uma empresa pode armazenar e gerenciar documentos e notas fiscais
  • Qual o público? Empresas de vários tipos, portes e segmentos, que precisam facilitar a organização de seus documentos
  • Quais os diferenciais? O Arquivei usa o sistema de computação em nuvem para organizar e garantir a segurança dos documentos e disponibiliza dados gerados a partir das notas para auxiliar na tomada de decisão.

3. Athenahealth

A Athenahealth é uma empresa americana que auxilia na gestão de instituições de saúde.

Em fevereiro de 2022, a companhia foi adquirida pelas empresas Bain Capital e Hellman & Friedman por nada menos que US$ 17 bilhões.

  • Para que serve? A empresa fornece um software especializado em registros médicos eletrônicos integrados (EMR) e também em controle de faturamento médico, entre outras funcionalidades de gestão relacionadas à saúde
  • Qual o público? Profissionais da área da saúde, como médicos, enfermeiros e equipes administrativas de clínicas e instituições
  • Quais os diferenciais? A Athenahealth oferece vários recursos pensados exclusivamente para áreas específicas da saúde, como o atendimento de emergência, atenção primária, especialidades de cirurgia e administração hospitalar, com recursos para melhor a gestão.

4. Bling

O Bling é um ERP (Enterprise Resource Planning) com 250 mil clientes.

A cada semana, o sistema emite mais de 2 milhões de notas fiscais eletrônicas.

  • Para que serve? O Bling é um um sistema de gestão empresarial para lojas virtuais
  • Qual o público? Empreendedores que trabalham com varejo online
  • Quais os diferenciais? O sistema pode emitir boletos e notas fiscais eletrônicas e ser integrado a diversas plataformas de e-commerce e marketplaces, além de ter funcionalidades como gerenciar cadastros de fornecedores e controlar compras e depósitos.

5. Clicksign

A Clicksign é um SaaS que ajuda os clientes a assinar digitalmente documentos, sem a necessidade de caneta e papel.

  • Para que serve? O sistema realiza a autenticação de assinaturas em contratos digitais, de forma totalmente baseada em nuvem, fornecendo toda a segurança jurídica necessária
  • Qual o público? Empresas e profissionais que procuram um meio para assinar documentos de forma digital
  • Quais os diferenciais? Os documentos podem ser enviados para assinar por e-mail e WhatsApp, e o sistema de computação em nuvem garante a segurança e a praticidade de acessar a partir de qualquer dispositivo.

6. SAP Concur Technologies

A SAP Concur Technologies conta com 46 mil clientes e recebeu US$ 291,8 milhões em financiamentos, segundo o site Crunchbase (em inglês).

  • Para que serve? O SaaS oferece soluções de gestão de despesas e de acompanhamentos de viagens para empresas
  • Qual o público? Empresas que buscam processos de gestão de despesas ou que possuam programas de viagens de negócios para colaboradores
  • Quais os diferenciais? O sistema conta com aplicativo de smartphone para gerenciar despesas e viagens e permite a integração com outras soluções empresariais.

7. Cornerstone OnDemand

A Cornerstone OnDemand atende mais de 6 mil clientes em 180 países, somando cerca de 75 milhões de usuários do serviço.

Em agosto de 2021, foi comprada pelo Clearlake Capital Group por US$ 5,2 bilhões e deixou de ter capital aberto.

  • Para que serve? O sistema fornece soluções de gerenciamento de aprendizagem e gestão de talentos baseadas em nuvem
  • Qual o público? Gestores de empresas e profissionais de Recursos Humanos que procuram meios para qualificar e gerenciar colaboradores
  • Quais os diferenciais? Além do software de aprendizagem para treinamento, o sistema auxilia nos processos de recrutamento e integração de novos colaboradores e na gestão de desempenho a partir de um sistema de inteligência artificial.

8. Dropbox

O Dropbox é um dos principais serviços de armazenamento e compartilhamento de arquivos em nuvem.

Disponível em 22 idiomas, o serviço conta com um plano para uso pessoal e outros dois para trabalho, e é usado por 450 milhões de pessoas.

  • Para que serve? O usuário do Dropbox pode armazenar e gerenciar arquivos em nuvem e compartilhar com outras pessoas
  • Qual o público? Qualquer usuário ou empresa que precise armazenar arquivos
  • Quais os diferenciais? Os arquivos têm a segurança garantida pela criptografia, podem ser integrados a aplicativos como o Slack e o Zoom (que você ainda vai conhecer nesta lista) e assinados digitalmente.

9. Google

O Google e todos os seus apps são um conjunto de SaaS: Google Drive, Google Fotos, Google Meet, Analytics e etc. Todas as ferramentas são baseadas em nuvem e revolucionaram a forma de trabalhar remotamente.

  • Para que serve? Os apps do Google têm utilidades diversas, como armazenamento de arquivos e fotos, produção e edição de textos, análise de dados e comunicação em texto, áudio e vídeo
  • Qual o público? Todos os usuários da internet podem usar os serviços do Google para diversas finalidades, embora algumas soluções, como o Analytics, sejam mais voltadas para empresas
  • Quais os diferenciais? Todos os aplicativos do Google podem ser acessados a partir de um único login, as informações são salvas e compartilhadas em tempo real, o uso é intuitivo e a própria empresa produz tutoriais e cursos para ajudar usuários a explorarem ao máximo as funcionalidades.

10. Hubspot

O Hubspot, fundado em 2006, é um CRM (Customer Relationship Management, Sistema de Gerenciamento de Clientes, em português).

Os planos da Hubspot começam em US$ 45 por mês e vão até US$ 3,2 mil, mas também há módulos gratuitos.

  • Para que serve? A plataforma serve para armazenar e gerenciar informações relacionadas aos clientes e automatizar ações relacionadas a marketing e vendas
  • Qual o público? Empresas que investem no relacionamento com seus clientes e procuram soluções para gerenciar suas estratégias e integrar 
  • Quais os diferenciais? O sistema tem uma interface intuitiva e fácil de usar e uma grande capacidade de automação de campanhas de marketing.

11. LinkApi

A LinkApi já realizou 5 bilhões de integrações para seus 150 clientes, distribuídos em 15 países.

Em fevereiro de 2021, foi adquirida pela Semantix por aproximadamente R$ 100 milhões.

  • Para que serve? A LinkAPI é uma ferramenta de gestão de APIs e Integrações dev-friendly, ou seja, é feita para facilitar o aprendizado do desenvolvedor
  • Qual o público? Empresas de diversos portes que buscam integrar diferentes sistemas
  • Quais os diferenciais? A LinkAPI oferece uma interface amigável para os desenvolvedores, além de recursos avançados, como monitoramento em tempo real e segurança na transmissão de dados.

12. Locaweb

O grupo Locaweb foi fundado em 1998 e, em 2020, abriu seu capital na Bolsa de Valores – à época, a companhia já contava com mais de 285 mil clientes e 340 mil sites hospedados.

  • Para que serve? A Locaweb oferece vários serviços relacionados à internet, como a criação e hospedagem do site, passando pelo registro do domínio e a criação de um e-mail personalizado, até ferramentas de marketing para gerir o envio de e-mails e a gestão de redes sociais
  • Qual o público? Varejistas que querem começar a vender pela internet começando do zero
  • Quais os diferenciais? A Locaweb oferece uma grande variedade de serviços para que o varejista encontre tudo o que precisa para trabalhar com varejo online, como um criador de sites que pode ser usado com poucos cliques, hospedagem e ferramentas para gerenciar redes sociais.

13. Medidata

A Medidata atua na área da saúde, voltada para o desenvolvimento de pesquisas.

  • Para que serve? A empresa fornece soluções de SaaS para processos de desenvolvimento clínico, melhorando o desempenho de pesquisas e estudos da área médica
  • Qual o público? Empresas e profissionais especializados em pesquisa clínica e indústria farmacêutica
  • Quais os diferenciais? As soluções oferecidas podem otimizar todo o processo de pesquisa clínica, desde a coleta de dados até o relato dos resultados, ajudando a reduzir os custos e elevar a qualidade das informações apuradas.

14. Netsuite

A Netsuite atende mais de 37 mil clientes, incluindo grandes empresas como Siemens, Groupon e Discovery Channel. 

  • Para que serve? A empresa oferece softwares de gestão empresarial integrada, que inclui ERP, contabilidade e gestão de pedidos, além de trabalhar também com gestão de estoques, CRM, PSA (Professional Services Automation) e aplicações de comércio eletrônico
  • Qual o público? Empresas de médio e grande porte que procuram uma ferramenta de gestão integrada
  • Quais os diferenciais? A Netsuite disponibiliza o ERP completo na nuvem, facilitando o acesso por um alto número de funcionários, e permite a integração completa de processos.

15. Olist

A Olist atende 100 mil clientes de mais de 180 países.

Sua avaliação de mercado é de US$ 1,2 bilhão.

No Brasil, a empresa tem um centro de distribuição em Barueri (SP).

  • Para que serve? A plataforma oferece os serviços de venda em marketplace, criação de loja virtual e sistema de gestão ERP
  • Qual o público? Comerciantes que vendem ou pretendem começar a vender pela internet
  • Quais os diferenciais? O sistema de vendas em marketplace permite o cadastro de produtos, anúncios pré-configurados e a realização da análise de competitividade, enquanto o ERP possibilita a integração com vários canais de venda e o sistema de loja virtual facilita a criação de vários tipos de promoções.

16. Omie

Fundada em 2013, a Omie atende mais de 150 mil clientes, emitindo R$ 14 bilhões em notas fiscais a cada mês.

  • Para que serve? O ERP oferece funcionalidades como emissão de notas fiscais (incluindo notas de serviço), gestão financeira, CRM, vendas, compras e estoque, além da integração com a contabilidade
  • Qual o público? Pequenas e médias empresas que buscam uma solução integrada para gestão de negócios.
  • Quais os diferenciais? facilidade, o acesso a um suporte técnico e a versatilidade, já que a plataforma atende empreendimentos de vários segmentos de comércio, indústria e serviços.

17. Pipefy

A Pipefy possibilita gerenciar projetos e automatizar fluxos de trabalho por meio de cards e checklists.

A empresa oferece a seus clientes a integração dos setores de negócios e TI, podendo ser usadas em vendas, recursos humanos e gestão financeira.

Fundada em Curitiba, a Pipefy opera em San Francisco (EUA) e atende 15 mil empresas de mais de 140 países.

  • Para que serve? A plataforma possibilita gerenciar projetos e automatizar fluxos de trabalho por meio de cards e checklists
  • Qual o público? Empresas de diversos portes e segmentos, que busquem melhorar a eficiência a partir da simplificação dos seus processos
  • Quais os diferenciais? A ferramenta se destaca pela facilidade do uso dos sistemas, com a criação e personalização de fluxos de trabalho sem que o usuário precise ter conhecimento avançado em programação.

18. Resultados Digitais

A RD Station é um CRM conhecido no mercado, tem todos os serviços baseados em SaaS e atende mais de 40 mil empresas.

  •  Para que serve? A RD Station é uma plataforma de automação de marketing que auxilia na geração, nutrição e gestão de leads
  • Qual o público? Empresas de diversos portes e setores, de pequenas e médias até grandes corporações
  • Quais os diferenciais? Em uma interface intuitiva, a plataforma permite ajustar estratégias conforme o objetivo do negócio e conta com uma equipe de especialistas para suporte em português, inglês e espanhol.

19. Salesforce

O Salesforce é o CRM online mais usado no mundo e cresceu de US$ 4 bilhões para US$ 17 bilhões de receita em seis anos

Foi pioneiro na construção de Software como Serviço e também oferece outros serviços, como Costumer 360, PaaS (Platform as a Service), AppExchange e Work.com, uma plataforma de gestão de desempenho social.

  • Para que serve? As ferramentas oferecidas pela Salesforce podem auxiliar no gerenciamento e na automatização de vários aspectos da empresa, com foco nos setores de marketing e vendas
  • Qual o público? Empresas de diversos portes e setores que buscam uma solução de gestão personalizada 
  • Quais os diferenciais? As ferramentas oferecidas pela Salesforce são altamente customizáveis para se adequarem à realidade da empresa, oferecendo versatilidade e capacidade de se adaptar a um rápido crescimento e aumento de demanda.

20. ServiceNow

A ServiceNow compete com empresas como IBM e Hewlett-Packard em aplicações ITSM, e com outros SaaS/PaaS.

Em 2021, a receita da empresa chegou a US$ 6,89 bilhões, um aumento de 24% em relação ao ano anterior.

  • Para que serve? A empresa fornece um software de gestão de serviços de TI (ITSM), com uso do sistema de inteligência artificial generativa AI Lighthouse
  • Qual o público? Empresas de médio e grande porte que buscam um meio de integrar e automatizar processos
  • Quais os diferenciais? Com apenas uma plataforma, o cliente pode gerenciar diversos aspectos e setores do gerenciamento do negócio de forma integrada, além do uso do sistema reduzir a necessidade de geração de códigos de programação.

21. Slack

O Slack é um dos exemplos mais curiosos de SaaS, pois funciona como um comunicador na forma de chat, baseado em nuvem.

Em 2020, a companhia foi comprada pela Salesforce por US$ 27 bilhões.

  • Para que serve? A plataforma é usada para facilitar a comunicação entre funcionários por chat e compartilhamento de arquivos, com possibilidade de organizar os canais de comunicação por setores e enviar mensagens diretas
  • Qual o público? Empresas de vários portes e segmentos que buscam facilitar a comunicação entre setores e colaboradores
  • Quais os diferenciais? A plataforma oferece uma interface amigável para facilitar o contato de colaboradores com colegas ou com o time inteiro, além de oferecer recursos de inteligência artificial para aumentar a produtividade.

22. unico

Fundada em 2007, a unico atende 7,4 mil empresas, sendo a primeira do ramo a trabalhar com biometria facial e admissão digital no país.

Em 2021, seu valor de mercado ultrapassou a quantia de US$ 1 bilhão.

  • Para que serve? A unico é uma IDTech, ou seja, uma empresa que oferece soluções tecnológicas para dar mais segurança para transações financeiras na internet a partir de processos avançados de autenticação
  • Qual o público? Empresas que trabalham com transações financeiras de alto valor
  • Quais os diferenciais? Além de ter a segurança das transações garantida, o cliente da unico consegue desburocratizar processos para validação de usuários, garantindo mais agilidade nos procedimentos.

23. Vindi

Pioneira no modelo de recorrência no Brasil, a Vindi é um SaaS voltado a meios de pagamento para empresas.

Mais do que oferecer gestão de assinaturas, a Vindi é uma plataforma completa de pagamentos e conta com milhares de clientes.

  • Para que serve? A Vindi é um ecossistema completo com soluções para venda online, presencial e recorrente
  • Qual o público? Empreendedores que trabalham com e-commerce, lojas presenciais e negócios recorrentes de vários segmentos
  • Quais os diferenciais? A plataforma opera de forma 100% online e pode ser integrada a lojas virtuais para cobrar por cartões, emitir boletos avulsos ou cobranças recorrentes, como mensalidades e assinaturas, além de contar com recursos avançados de combate à inadimplência.

24. Workday

A americana Workday oferece serviços online com preços acessíveis.

Em 2022, a receita desse SaaS foi de US$ 5,94 bilhões.

  • Para que serve? A plataforma oferece ferramentas para gestão financeira, gestão de capital humano e aplicativos de integração em nuvem
  • Qual o público? Empresas de vários setores e portes que buscam integrar suas ferramentas para gerenciamento de recursos humanos e financeiros
  • Quais os diferenciais? A plataforma usa recursos de inteligência artificial para integrar processos, fornecer insights importantes para o gerenciamento e otimizar a produtividade das equipes.

25. Zendesk

A Zendesk é uma empresa fundada em 2007 na Dinamarca, mas atualmente opera com sede em San Francisco, nos Estados Unidos.

Em 2022, teve uma receita de US$ 1,58 bilhão.

  • Para que serve? A empresa oferece uma plataforma online de atendimento ao cliente e de Customer Success
  • Qual o público? Empresas de diversos setores que buscam formas de melhorar a experiência do cliente
  • Quais os diferenciais? A plataforma pode ser integrada a diversos canais de atendimento digitais, oferece um trabalho otimizado aos times de atendimento das empresas, permitindo automações e multicanalidade.

26. Zoom

Com a pandemia e o aumento do home office, o Zoom viu seu número de usuários aumentar exponencialmente e passou a investir em mais infraestrutura e segurança para o software.

  • Para que serve? A Zoom é uma plataforma de videoconferência que funciona por navegador ou em outros dispositivos a partir de um aplicativo
  • Qual o público? Empresas, educadores e pessoas em geral que buscam formas de se comunicar em grupo 
  • Quais os diferenciais? O aplicativo se destaca pela facilidade no uso e a qualidade do áudio e do vídeo, e por ter uma versão gratuita, é bastante popular, garantindo uma boa aceitação para quem procura realizar reuniões virtuais com várias pessoas.

E aí, gostou dos exemplos?

Veja agora por que investir neste modelo de negócios pode ser uma boa ideia e saiba como usar essas vantagens da melhor forma possível.

Quais as vantagens do modelo SaaS?

Investir no modelo SaaS pode render benefícios interessantes para empreendedores da área de TI.

Investir no modelo SaaS pode render benefícios interessantes para empreendedores da área de TI.

Veja os principais abaixo.

Alta aceitação

O SaaS é um dos modelos mais procurados para diversos tipos de serviço relacionados a softwares.

Afinal, o consumidor prefere não precisar instalar programas, o que requer espaço em disco e às vezes até algum conhecimento em programação.

Essa vantagem é ainda mais importante para quem pretende trabalhar com B2B (negócios entre empresas), pois com tantos tipos de ferramentas existentes, fica inviável para o negócio fazer uma instalação para cada aplicativo usado.

Por isso, as empresas costumam preferir SaaS.

Escalabilidade

Ferramentas SaaS são projetadas para serem escaláveis, ou seja, acompanharem o crescimento do negócio.

Essa característica torna desnecessário realizar algum tipo de procedimento para adaptar o sistema a um aumento na demanda e na capacidade de armazenamento e processamento de dados.

Possibilidade de integração

A tecnologia das APIs possibilita integrar uma ferramenta SaaS a outra, que tenha funcionalidades complementares.

Desta forma, o produto se torna mais atrativo para o consumidor, o que ajuda a aumentar as taxas de retenção de clientes e eleva a capacidade de se adaptar ao surgimento de novas tecnologias.

Um bom exemplo é a adoção de modelos de inteligência artificial a ferramentas já existentes, para melhorar ainda mais os produtos.

Ganhos recorrentes

Esta é uma das principais vantagens de se investir no modelo SaaS.

Neste formato, em vez de comercializar uma licença de forma isolada, a empresa é remunerada por meio de mensalidades no modelo de assinatura.

Ou seja, os ganhos chegam a cada mês.

Dessa forma, o negócio ganha mais estabilidade e o acompanhamento do fluxo de caixa é facilitado por causa da previsibilidade de receitas.

A tecnologia para cobranças disponível hoje em dia conta com sistemas que podem otimizar ainda mais os ganhos, pois facilita o pagamento e combate a inadimplência.

Veja no próximo tópico como é possível aproveitar bem a vantagem de apostar na recorrência.

Como gerir as cobranças recorrentes do SaaS?

A Vindi é um ecossistema de cobranças com foco na recorrência.

Nossas funcionalidades podem ajudar você a gerenciar suas assinaturas de uma forma simples e eficiente.

Veja nossos principais recursos para isso.

Cartão de crédito na recorrência

A cobrança por cartão de crédito na recorrência é uma forma de oferecer uma experiência tranquila ao cliente e reduzir os índices de inadimplência.

Nesse formato, o usuário só precisa informar uma vez seus dados de pagamento para que, a cada mês, a assinatura seja cobrada automaticamente.

Cada transação é lançada de forma isolada, portanto não há uma soma de valores que possa comprometer o limite do titular.

Além disso, temos recursos que podem melhorar ainda mais a eficiência desse formato, como vamos ver na sequência.

Retentativas

Mesmo dentro desse formato, pode acontecer alguma falha na transação, principalmente se o titular deixou de pagar sua fatura.

Nessas horas, o sistema da Vindi realiza uma retentativa – ou seja, repete a cobrança automaticamente após um período definido.

Nossa plataforma ainda conta com recursos avançados como:

Renova Vindi

Quando a data de validade de um cartão expira, ele precisa ser trocado.

Nessas horas, o assinante nem sempre se lembra de atualizar seus dados de cobrança na plataforma.

O Renova Vindi serve justamente para evitar transtornos relacionados a essa situação, pois atualiza automaticamente os dados do cartão por meio de tecnologia de tokenização.

Pix na recorrência

Com o sistema da Vindi, você pode automatizar cobranças recorrentes no Pix.

Basta um cadastro para que o cliente receba todo mês o QR Code e o Copia e Cola para fazer os pagamentos.

O mesmo pode ser feito com boletos bancários.

Régua de cobranças

Se o cliente quiser pagar por boletos bancário ou Pix, essa ferramenta ajuda a evitar a inadimplência por esquecimento.

É só configurar o sistema para enviar notificações e lembretes por e-mail e SMS.

A primeira mensagem chega ainda antes da data de vencimento, e os consumidores que ainda não fizeram seus pagamentos podem seguir recebendo outros lembretes com intervalo escolhido por você.

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