6 coisas que você não sabia sobre clubes de assinatura

Como chamar esse modelo de negócios?

Clube assinaturas também são conhecidos como Subscription Commerce, em inglês. E, abreviando, ‘Subcom’.

Clube de assinatura não é um modelo novo!

Diferente do que muitos pensam, este não é um modelo de negócio completamente novo. Na realidade, ele já existe há aproximadamente 150 anos. Isso porque, desde que o homem aprendeu a comunicar-se, ele faz trocas. Tudo começou com o escambo, lembram-se?

Outro fato bastante interessante é que o e-commerce foi inventado em 1979 por Michael Aldrich, quando ele conectou uma televisão modificada domesticamente em uma linha de telefone. Com o advento das mídias sociais, em 2005, não só o e-commerce, mas também o social commerce, surgiram como um importante segmento do mercado. Em 2010, por sua vez, o modelo de negócios dos clubes de assinaturas foi começando a se consolidar com a startup Birchbox, que oferecia assinaturas de produtos de beleza por apenas US$10,00.

Em 2014, por fim, a Revista Forbes estimou que a Birchbox estava gerando em torno de $125 milhões por ano em assinaturas.

Por que os clubes de assinatura são um modelo de negócio tão atraente?

Na verdade, a resposta é bastante simples: os ‘Subcoms’ geram receita recorrente e, consequentemente, um empoderamento de pequenas empresas frente a grandes competidores do mercado. Isso se deve ao fato de que cada vez mais o mercado está saturado e extremamente competitivo, fazendo com que as empresas precisem buscar maneiras de gerar receitas com os clientes que já possuem ou conquistar novos clientes com algum diferencial. Esses diferenciais são vistos no Mobile Commerce, Social Commerce e, como vimos, no Subscription Commerce (Subcom).

O segredo deste negócio está em tornar uma única decisão de compra em uma compra que irá se repetir constantemente, gerando receita todo mês e, permitindo assim, que a empresa realize um melhor planejamento estratégico, gerenciamento de caixa e planos de negócios, como expansões, aquisições, geração de metas e objetivos etc.

Qual o segredo do sucesso por trás dos clubes de assinatura?

Não é segredo para ninguém que o consumidor tem mudado seu comportamento e suas decisões de compra são baseadas tanto em emoções como em atitudes racionais. O consumidor está muito mais exigente e com a tecnologia, muito mais experiente também. Por esse motivo, o negócio precisa atender tanto as expectativas quanto as necessidades desse consumidor.

Os clubes de assinatura fazem tanto sucesso pois contam, acima de tudo, com o elemento surpresa. É a ansiedade de saber que algo novo surgirá todo mês e você não sabe o que é. Além disso, é o valor gerado para o cliente. Ele sempre receberá produtos de qualidade, enviados especialmente para o seu perfil e irá experimentá-los em primeira mão. Essa aura de mistério e a curadoria por trás da segmentação fazem o sucesso desse modelo.

Fique ligado nesses clubes de assinatura!

BlueBox – Produtos saudáveis na sua casa. Se você não conhece, está de brincadeira 🙂

Glambox: A empresa, uma das pioneiras, lançou a ideia de enviar uma pequena caixa com produtos de beleza.

Quais as categorias com maior aceitação entre o público?

Entre as categorias mais famosas, temos:

  • Fashion;
  • Produtos geek (para nerds, noob);
  • Beleza;
  • Comida Orgânica e Saudável;
  • Produtos Naturais;
  • Crianças, Artesanato e Atividades;
  • Bebidas (café, cerveja, vinho, cachaça).

banners-faturamento-recorrente

Este post foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários!

Sobre o autor

Redação Vindi
A Equipe de redação Vindi é formada pela área de sucesso do cliente, marketing, financeira e vendas. Todo mundo contribui para que você fique informado sobre tudo em assinaturas, pagamento on-line e Saas.