Qualquer loja online, independente do ramo de atuação, precisa oferecer ao cliente diversas formas de pagamento. E, claro, com um sistema de segurança altamente eficiente para a proteção de informações dos consumidores para que eles façam suas compras sem se preocupar com crimes eletrônicos.

Para atender essa demanda com estabilidade, a melhor alternativa para qualquer empresa certamente é o gateway de pagamento. Neste post você vai entender o por quê. 

O que é um gateway de pagamento?

Um gateway nada mais é do que o sistema utilizado pelos e-commerces (e lojas físicas) para efetuar a transmissão de dados entre os lojistas, bancos e clientes. Os gateways são usados pelas companhias para o processamento de pagamentos do cartão de crédito.

É como se fosse um terminal de cartão de crédito que pode ser facilmente encontrado em lojas de varejo e de comércio.

Para que você compreenda melhor como funcionam os gateways de pagamento, saiba que nos intermediários, outra forma de pagamento, os estabelecimentos não precisam se unir junto às empresas de cartão de crédito e bancos. Quem recebe é o intermediário, que fica responsável pela aprovação da venda e por repassar o valor à loja online. Atualmente diversas empresas atuam com esse tipo de pagamento, como Pagseguro, MOIP e MercadoPago, por exemplo.

No gateway de pagamento, o lojista desfruta de vantagens importantes para seu negócio, como a oportunidade de aceitar os cartões com emissão do exterior, o que é benéfico para qualquer e-commerce, já que o proprietário passa a explorar outros mercados e tem a chance de expandir o negócio.

Ressaltando que nesse sistema de pagamento quem recebe é o lojista, com um serviço tecnológico em que normalmente é remunerado por conta da quantidade de operações feitas.

Como funcionam os gateways de pagamento?

O gateway de pagamento simplifica a transferência de dados entre o e-commerce e a empresa que compensa o pagamento, que pode ser a operadora de cartão de crédito ou o banco.

Quando um cliente realiza uma compra em um site em que um ou mais gateways estão em funcionamento, as informações do pedido são mandadas ao gateway para que, em tempo real, realize vários procedimentos para o processamento do pagamento e depois mande o resultado para o lojista.

Ou seja, o cliente faz sua compra em uma loja online clicando em ‘Finalizar Compra’ e o servidor do e-commerce recebe o resultado da transação realizada entre a instituição financeira do cliente e a gateway de pagamento.

Vantagens de usar um gateway de pagamento

Usar um gateway de pagamento traz vários benefícios a qualquer e-commerce, independente de sua área de atuação. A loja virtual desfruta de vantagens como economia de despesas, por contar com um sistema de pagamentos próprio, entre vários outros.

Antes de ler você também pode assistir a esse vídeo abaixo.

Vamos conferir quais são eles?

1. Conexão mais completa

O gateway proporciona o benefício de simplificar a conexão do e-commerce diretamente com os bancos e as operadoras. Isso garante mais agilidade nas transações e uma comunicação mais eficiente. Tanto clientes quanto lojistas ganham com esse sistema de pagamento, que desfrutam de mais agilidade no processo de vendas e compras na loja. Para projetos onde conversão, análise de dados e aprovação, o Gateway de Pagamento é a melhor opção.

2. Maior variedade de integração e pagamento

O gateway proporciona a demanda de ter diversas formas de pagamentos, com vantagens como a compra com apenas um cliente, cobrança recorrente, estorno de pagamentos. Outros fatores a serem levados em conta são: compra com um clique, integração diversas com bancos, operadoras e outros sistemas como por exemplo: anti-fraudes.

gateway de pagamento

3. Redução de despesas

Você sabia que o gateway diminui o tempo e as despesas na operação do pagamento? Isso porque o sistema faz a conexão de seu e-commerce com os bancos e operadoras, se adaptando aos processos de cobrança e checkout, o que facilita de forma significativa o sistema de sua loja online. E qualquer diminuição de custo para um loja online é sempre bem-vinda, já que poupa um pouco as despesas do caixa do seu negócio. E o Gateway de Pagamento também possibilita o acesso a melhores taxas, já que por conta do volume e negociação com operadoras e bandeiras, a taxa de administração é inferior aos facilitadores (subadquirentes).

4. Segurança

O sistema de gateway atua na proteção dos dados da loja, como por exemplo a guarda de cartões para processos de cobrança recorrente e flexibilidade para se conectar com anti-fraudes escolhidos pela loja. Outro grande ponto a se considerar é que com o Gateway de Pagamento a base de dados é preservada, possibilitando que lojistas possam negociar com qualquer operadora de forma transparente sem precisar acessar seus clientes para mudar a adquirente. 

O gateway de pagamento oferece muitas vantagens para as lojas online, por isso é importante conhecer todas as suas vantagens de uso, já que sua utilização proporciona melhorias para seu e-commerce, como redução de fraudes e despesas, maior agilidade na comunicação das informações de cliente e do banco, entre outros benefícios importantes. 

banners-faturamento-recorrente

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies