O mercado de SaaS e M&A no Brasil está em franca expansão e é bom ficar atento porque, daqui para frente, a tendência é crescer ainda mais.

Afinal, como disse o fundador da a16z, Marc Andreessen, “o software está engolindo o mundo”.

Embora pareça uma frase assustadora, não há nada a temer, muito pelo contrário.

Afinal, é por causa desse movimento que o mercado brasileiro encontra-se aquecido em setores estratégicos, a despeito das crises recentes.

É neste contexto que a Vindi encampou um amplo trabalho de pesquisa para entender dois mercados essenciais: o de Software as a Service (SaaS) e de Fusões e Aquisições (M&A).

O resultado é um e-book que temos o orgulho de apresentar ao nosso público, produzido com a ajuda especial do Investment Bank do Safra e do fundo de venture capital Crescera.

O que é M&A?

Mergers and Acquisitions (M&A) é o termo em inglês para designar o processo de fusão e aquisição das empresas.

O assunto pode parecer exclusividade de quem trabalha no mercado financeiro ou corporativo, mas, acredite, é um importante indicador de crescimento da economia como um todo.

A razão para isso é simples.

Quando surgem novas empresas, elas tendem a escalar rapidamente, atraindo assim o olhar de investidores de grande porte.

Isso sinaliza indiretamente que o mercado está aquecido, o que por sua vez gera mais investimentos, levando o ecossistema empresarial a se diversificar ainda mais e atrair novos interessados.

Apesar da importância estratégica, curiosamente, esse é um tema pouco estudado no Brasil, o que nos motivou a conhecê-lo melhor e apresentá-lo em um e-book.

Não por acaso, durante as pesquisas, deparamos com uma escassez de dados.

Assim, em muitas situações, tivemos que recorrer a fontes externas para nos orientar.

Por que criamos um e-book sobre SaaS e M&A?

A pesquisa que deu origem ao e-book foi realizada de forma colaborativa com a Crescera, Banco Safra e apoio do SaaSholic, trazendo uma visão importante sobre o modelo.

Este material não tem como objetivo apenas disseminar um tema que tem nos movido há tantos anos, mas também democratizar o acesso ao assunto.

Dessa forma, esperamos que ele sirva como uma fonte de pesquisa, ajuda para tomada de decisão e análise para empreendedores SaaS.

Assim, as empresas de software, investidores, casas de análise, researches e curiosos que se interessam por esse ambiente tão fértil também terão, no futuro, uma fonte de pesquisa confiável para entender o mercado desta época.

Crescimento de M&A em SaaS no Brasil

Em razão da falta de dados coletados por órgãos e empresas brasileiras, recorremos à Dealogic, uma plataforma de dados financeiros inglesa.

Ela mapeou dados consolidados de M&A no Brasil, chegando a um número impressionante: as transações de fusões e aquisições no país totalizaram US$ 90,7 bilhões em 2021 – mais de R$ 434 bilhões pela cotação de abril de 2022, quando este texto foi escrito.

Esse valor, segundo a empresa, foi quase o dobro de 2020, mostrando que o tema é muito relevante para o país.

Detalhe: grande parte desse volume envolve empresas de software!

São apenas alguns dos dados que você vai encontrar no e-book completo, em que mergulhamos fundo na análise do mercado SaaS e de M&A no Brasil, com foco em empresas digitais.

Empresas SaaS são escolas de gestão

Com dinheiro vasto e uma cultura muito focada em métricas, empresas SaaS revolucionaram o modo como todo tipo de empresa avalia negócios. 

Métricas como NPS, churn, LTV, entre outras, são facilmente reconhecidas entre executivos do varejo, da indústria e em qualquer setor do varejo ou atacado.

O modelo SaaS ensinou muita gente a entender os números que fazem parte do dia a dia de uma empresa digital.

Na Vindi, por exemplo, atendemos mais de 300 instituições desse tipo (ONGs, fundações e associações) e todas elas, independentemente de tamanho e foco, usam esse modelo para se manterem de pé.

Empresas que compreendem os próprios números são mais preparadas para qualquer crise e desafio.

O modelo SaaS e a maioria dos fundos de investimento têm um papel fundamental nisso.

Por meio dele, introduziu-se de forma estruturada a educação e o conhecimento em interpretar números.

Vender por assinatura, ter um negócio digital recorrente e poder comercializar um software sem limitação de fronteiras não é mais uma exclusividade de poucas e/ou grandes empresas.

Ideias bem executadas em softwares que resolvem grandes problemas, com bons fundadores, nascem globais e concorrem com os gigantes da tecnologia com cada vez mais desenvoltura.

Investimento de risco na América Latina

“A realidade de que ‘software está engolindo o mundo’ não é exclusividade de países desenvolvidos como os Estados Unidos”, diz Manoel Lemos, da Redpoint, que nos concedeu uma entrevista que você acessa na íntegra no e-book.

“Não tenho dúvidas de que ainda estamos vendo apenas a ponta do iceberg para SaaS no Brasil e na América Latina, e que esta onda (que nem é tão nova) dará origem a algumas das maiores empresas do Brasil nos próximos anos”, completa.

Nesse sentido, os números que o e-book apresenta mostram o crescimento do investimento de risco na América Latina.

Segundo dados de Latin American Private Equity e Venture Capital Association (LAVCA), o volume de recursos de venture capital na região saltou de 143 milhões em 2011 para 1,98 bilhão em 2018.

E o Brasil já é o mercado recebendo a maior parte destes recursos, com cerca de 55% do total.

Baixe agora o e-book completo sobre SaaS e M&A no Brasil

Se você se interessa pelo mercado de empresas SaaS, é empreendedor ou estuda o assunto, não pode deixar de ler esta pesquisa única no Brasil.

Fomos mais longe do que qualquer um ao nos aprofundar em um tema estratégico e até então pouco conhecido: a realidade brasileira de empresas SaaS e de M&A.

Agora, você tem a chance de conhecer melhor dois dos setores que estão revolucionando a forma de se fazer negócios, levando empresas a lucrar por meio da recorrência.

Baixe agora o e-book completo sobre SaaS e M&A no Brasil!

ebook Saas e M&A - Baixar ebook

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies