Contra dados não há argumentos. Isso é um fato.

Há exatos doze meses, implementamos o que a gente chama aqui de Recuperação de Inadimplência dentro da plataforma da Vindi. Uma solução nativa, criada dentro de casa, baseada em conceitos e aprendizados de três anos de empresa.

É uma ferramenta que foi decidida por uma conversa de 20 minutos entre eu e o Wagner, meu sócio e CTO da Vindi. Dias depois estava implementada essa funcionalidade que seria um divisor de água, inclusive para nós, que também usamos nossa própria plataforma para cobrar nossos milhares de clientes.

#Fintech Panel #vindi #startup

Um bate papo de 20 minutos no QG da Vindi 

Passados todas análises necessárias, decidimos implementar robôs que automatizam a recuperação de vendas não processadas por saldos insuficientes em cartões, boletos não pagos e erros nas transações por motivos quaisquer. Sendo assim, com o problema na mão, os robôs usam algumas das ferramentas mais simples para recuperar vendas perdidas:

  1. Notificação via SMS ou e-Mail – automação para se comunicar com inadimplentes ou cliente que não tiveram a compra aprovada. Pode não aparentar, aqui tem uma receita interna.
  2. Atualização automática de cartões – essa é matadora. A Vindi através do Renova Fácil da Cielo (atualização automática de cartões), recupera cartões vencidos ou cancelados pelo banco de forma automática. Sem precisar da ação do cliente.
  3. Retentativas de pagamento – automação para processar transações não aprovadas por motivos diversos. A gente entende bem disso!

R$7 milhões recuperados com robôs

Respeitando regras (e uma ciência não exata) por trás do nosso software, identificamos padrões de horários, trânsito nas transações e segurança nas informações que enviamos para bancos e adquirentes. Com isso criamos uma receita de boas práticas que fizeram o número de R$7 milhões de vendas recuperadas em 12 meses. Sem nenhum trabalho manual. Apenas robôs funcionando por trás da nossa plataforma. Atingimos o nível de R$1 milhão de vendas recuperadas por mês!

recuperacao de inadimplencia

Ilustração simples. Estamos recuperando cerca de R$1 milhões de vendas perdidas / mês. Foto: Reprodução Vindi

Outras duas funcionalidades importantes foram: campo de troca de perfil de pagamento (através do nosso dashboard) e a possibilidade de troca de tipo de pagamento via API. Essas sim, com a interferência humana.

Na prática (e com dados) posso sugerir que nossos clientes, se não tivessem usando nossa plataforma, teriam vendido cerca de R$7 milhões a menos nesses últimos 12 meses. Estou nesse momento finalizando uma mensagem para que minha equipe formalize um e-mail para os clientes que mais recuperaram valores através dessa funcionalidade.

Isso resultou de uma conversa de 20 minutos.

Confia na gente :)

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