Um plano de negócios para academia é o que você precisa para abrir uma empresa e ter sucesso no mercado fitness.

Ele serve como ponto de partida para a abertura do seu negócio, detalhando todos os recursos e processos necessários para seu funcionamento.

Assim, você tem uma visão completa do empreendimento e aumenta suas chances de sucesso no mercado desde o início.

Neste artigo, você vai aprender a elaborar um plano de negócios para academia passo a passo.

Continue a leitura e entre para esse mercado promissor.

O que é um plano de negócios para academia?

Um plano de negócios para academia é um documento que reúne todas as informações sobre o funcionamento da empresa, de modo a garantir seu sucesso desde o início.

Ele é usado por empreendedores para planejar a abertura de um estabelecimento do mercado fitness, definindo pontos como nome, público-alvo, localização, serviços, equipamentos, entre outras questões.

Logo, é o ponto de partida obrigatório para abrir uma academia ou qualquer outro tipo de empreendimento.

Com um plano de negócios, fica muito mais fácil visualizar o que é preciso para começar um negócio e como ele estará posicionado no mercado em relação à concorrência.

Além disso, o empreendedor consegue avaliar melhor o segmento e os potenciais clientes, solucionar questões burocráticas e estruturar as principais áreas de uma organização (vendas, marketing, financeiro, RH, etc.).

Assim, os donos de academia só têm a ganhar com a elaboração desse documento, que pode ser feito em diversos formatos.

Importância do planejamento em academias

O planejamento é essencial para garantir o sucesso de uma academia, uma vez que se trata de um mercado bastante competitivo e sujeito a diversas variáveis.

Entre os desafios do empreendedor fitness, estão a fidelização de alunos, que muitas vezes desistem dos treinos, e a sazonalidade, já que a procura pelo serviço é muito maior na época do verão.

Além disso, surgem cada vez mais concorrentes com preços competitivos e propostas diferentes de academias.

Nesse cenário, os empreendedores do segmento precisam de um bom plano de negócio para destacar seu estabelecimento.

Um grande exemplo da importância do planejamento foi o que ocorreu com o mercado fitness desde que começou a pandemia de coronavírus.

O setor foi um dos mais impactados pelo fechamento de comércio e serviços, chegando a ter prejuízos milionários.

Para sobreviverem, os empreendedores tiveram que reinventar o negócio, migrando para aulas online e atividades a distância.

Felizmente, com a reabertura da economia, as academias que conseguiram atravessar a crise estão se recuperando e já têm grandes expectativas de crescimento.

Uma das maiores redes de academias do mundo, a Planet Fitness, recuperou 97% de seus alunos em 2022, conforme dados publicados na revista ACAD (Associação Brasileira de Academias). 

Ao todo, mais de 15 milhões de pessoas estão de volta às atividades presenciais e a empresa ainda teve um aumento de 46,4% em sua receita.

“Estamos saindo da pandemia e alcançamos o maior crescimento líquido sequencial de clientes de qualquer terceiro trimestre na história da empresa, bem como a maior receita de segmento de franquia já registrada”, disse Chris Rondeau, CEO da rede.

Logo, esse é um ótimo momento para traçar um plano de negócios e embarcar na onda de recuperação e crescimento do mercado fitness.

O que não pode faltar no plano de negócios da academia?

Antes de começar a elaborar seu plano de negócios para academia, anote os itens que não podem faltar no documento:

  • Informações da empresa, como razão social, nome fantasia e natureza jurídica
  • Dados dos sócios
  • Endereço da empresa
  • Estudo do mercado e concorrência
  • Definição do público-alvo
  • Definição do capital inicial e capital de giro necessários
  • Planejamento da estrutura da academia
  • Lista de equipamentos
  • Descrição dos serviços oferecidos
  • Definição dos colaboradores necessários
  • Plano operacional
  • Plano financeiro
  • Plano de marketing.

Como elaborar um plano de negócio para academia

Agora que você entendeu a importância de um plano de negócio para academia, vamos à elaboração desse documento na prática.

Confira o passo a passo:

1. Escolha um modelo de plano de negócio

Existem vários modelos de planos de negócio disponíveis no mercado, dos mais tradicionais aos mais modernos.

Um dos mais usados atualmente é o Business Model Canvas, mais conhecido só por Canvas.

Ele é um mapa visual no qual você vai responder às perguntas mais importantes sobre como vai funcionar sua academia na prática.

As principais etapas que fazem parte do modelo Canvas são:

  • Proposta de valor: o que a sua empresa vai oferecer ao seu público-alvo que a torna especial?
  • Segmento de clientes: nesse tópico, você define em qual segmento do mercado fitness vai atuar. Por exemplo, sua academia vai ser só de musculação? Para o público jovem, para todos ou só para a terceira idade? 
  • Canais: como os interessados podem se matricular em sua academia? Apenas pessoalmente ou também pela internet?
  • Relacionamento: como você vai se comunicar com seus clientes?
  • Atividades-chave: é hora de descrever quais são as atividades que você precisa oferecer na academia para conseguir entregar sua proposta de valor
  • Recursos: o que você precisa em termos de recursos para conseguir garantir as atividades-chave?
  • Parcerias: quais serviços terceirizados você vai precisar usar para atingir suas metas?
  • Fontes de receitas: como a sua academia vai lucrar?
  • Estrutura de custos: quais são as suas despesas para conseguir entregar o seu serviço?

Com esses tópicos, você define os pontos mais importantes para o funcionamento do negócio de forma rápida e prática.

2. Defina a localização

A localização é um dos pontos-chave do plano de negócios para academia, uma vez que impacta diretamente na atratividade e conveniência do negócio para os clientes.

Para isso, vale a pena fazer uma pesquisa inicial com seu público-alvo para descobrir suas preferências em relação ao endereço.

Por exemplo, a localização que você tem em mente é de fácil acesso para os clientes que você quer atrair?

Na hora de escolher o bairro, verifique qual o perfil dos consumidores da região, incluindo gênero, faixa etária e classe socioeconômica.

Lembre-se de que se a sua intenção é abrir uma academia voltada à classe A, ela precisa estar em um bairro em que as pessoas tenham um poder aquisitivo compatível.

3. Calcule o capital necessário

Outro fator essencial no plano de negócios para academia é definir o capital necessário para iniciar o negócio e mantê-lo funcionando nos primeiros meses.

Logo de início, os sócios devem investir para formar o capital social do negócio, que é o dinheiro necessário para a abertura, levando em conta todas as despesas (equipamentos, locação do espaço, contratações, etc.).

Depois, é preciso ainda acrescentar o capital de giro.

Afinal, você pode levar um tempo até começar a lucrar, e é preciso ter uma reserva financeira para cobrir os custos da empresa durante esse período.

4. Prepare a estrutura

O lugar que você vai escolher para montar a academia também precisa ter uma capacidade mínima para receber os equipamentos e o número de alunos. 

De modo geral, o tamanho mínimo deve ser de 200 metros quadrados.

Lembre-se de que a sua academia vai precisar de uma recepção, sala de avaliação médica, um cantinho administrativo, banheiros com vestiários e duchas, além de, claro, o espaço de treino.

Se você quiser aumentar seus lucros com a tática conhecida em marketing como cross selling, você também deve levar em consideração um espaço para vender produtos relacionados ao estilo fitness.

Essa estratégia tem como base a ideia de potencializar as suas vendas por meio de serviços ou produtos relacionados ao interesse primário do seu aluno.

Sendo assim, você pode considerar ter uma loja com roupas de academia, produtos nutricionais ou mesmo uma lanchonete que venda alimentos voltados para quem quer definir o corpo.

Tudo isso ajuda você a faturar além do valor da mensalidade.

5. Resolva as questões legais

Ao abrir uma empresa, não tem como fugir da burocracia contábil e fiscal.

Então o melhor é já estar preparado para lidar com toda a documentação que você vai precisar para funcionar dentro da lei e evitar problemas futuros.

Se for abrir o negócio com sócios, você deverá protocolar um contrato social na Junta Comercial da sua região, levando CPF, RG, contrato social e Ficha de Cadastro Nacional. 

Depois, é necessário se registrar na Receita Federal para conseguir um CNPJ. 

Já o alvará de funcionamento é emitido pela prefeitura.

Lembrando que todas as academias também precisam estar registradas no Conselho Federal de Educação Física (CONFEF).

Para não ter problemas na formalização, procure um contador que tenha experiência com negócios fitness.

Bônus: 7 dicas para acelerar sua academia

Para finalizar, confira algumas dicas para acelerar sua academia e ter um negócio lucrativo em poucos meses:

  1. Tenha um software de gestão para agilizar o controle de acesso, matrículas, gestão financeira e acompanhamento dos alunos
  2. Ofereça atividades diferenciadas para destacar sua academia da concorrência, como danças, artes marciais, crossfit e treinos funcionais
  3. Treine seus colaboradores para oferecer o melhor atendimento aos alunos
  4. Tenha um plano de manutenção para garantir o funcionamento adequado dos equipamentos e reduzir sua depreciação
  5. Invista em marketing digital para promover sua academia na internet, tendo como base o marketing de conteúdo e as redes sociais
  6. Utilize o modelo comercial de planos, com pacotes semestrais, mensais e trimestrais, por exemplo
  7. Automatize a cobrança recorrente dos alunos e combata a inadimplência com uma plataforma completa como a Vindi.

Entendeu por que é importante ter um plano de negócios para academia?

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O objetivo deste texto é fornecer conteúdo de qualidade para os nossos leitores. Contudo, não prestamos consultoria sobre academias e nem nos responsabilizamos por decisões tomadas por terceiros.

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