Diversos pontos influenciam um cliente a querer um produto ou serviço, como necessidade, desejo e utilidade. Mas, três fatores contribuem para a decisão de compra na hora de escolher onde ele vai adquirir o item. Saiba quais são eles:

Mais do que mostrar quais são esses fatores, queremos que você os aplique da melhor forma para otimizar o seu negócio. Por isso, neste post você vai ler sobre:

Preço
Como definir
Custo
Lucro
Qualidade
Produto de qualidade
Serviço de qualidade
Atendimento
Pós Venda

1- Preço

O preço é o elemento crucial para decisão de compra de 82,2% dos brasileiros, de acordo com uma pesquisa da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Ipsos, divulgada no ano passado. Portanto, o preço deve ser muito bem trabalhado no seu negócio. Assim você atrai e fideliza o consumidor.

Mas, como definir o melhor preço?

O processo de precificação é complexo, portanto envolve um processo que depende de diversas variáveis: modelo de negócio, público-alvo, etc. Mas elencamos passos que pode seguir para definir bem os preços que vai praticar no seu negócio. Veja:

– Analise o preço médio do produto no mercado;

– Analise quem são seus concorrentes e:

  • Quais são os preços deles;
  • Meios utilizados para atingir o público alvo (marketing);
  • Comunicação e estratégias de conquista e fidelização do cliente.

– Analise os fornecedores do segmento e veja se:

  • Eles estão próximos;
  • Você tem fácil acesso a eles;
  • Qual é a força de negociação que você pode conseguir com cada um deles.

– Quem é o público-alvo e:

  • Dados quantitativos de público desse mercado/região de atuação;
  • Perfil desse target;
  • Quanto ele está disposto a pagar por esse produto.

Os passos não precisam ser exatamente seguidos nessa ordem, mas essas perguntas são essenciais para te ajudar a precificar seu produto. Para obtenção das respostas você deve fazer uma pesquisa de mercado. Com isso em mãos, o próximo passo é levar em consideração os fatores:

A – Custo

Antes de tudo é preciso entender o que são os custos, pois eles são diferentes de despesa. Os custos estão relacionados a aquisição ou produção de um item. Esses valores ainda estão divididos em dois tipos:

• Custo direto: valor pago pelo produto (no caso de revenda) ou insumos, caso o item seja de desenvolvimento próprio;
• Custo indireto: valores gastos com itens que não estão diretamente ligados ao produto, mas interferem na produção/existência;

B – Lucro

Aqui o lucro é o percentual ou valor do que você pretende pôr sobre o produto. É importante levar em consideração o preço praticado no mercado (você saberá com a pesquisa de mercado) e de seus concorrentes para, então, estipular o que você pretende.
Entendendo exatamente quais são todos os seus custos e o lucro pretendido, você consegue precificar seus produtos e oferecer o melhor preço para o seu cliente.

2- Qualidade

A mesma pesquisa (Fecomercio/Ipsos) ainda  aponta que a qualidade interfere na decisão de compra de 77,1% dos consumidores brasileiros.

As pessoas têm costume de associar preço à qualidade. Por isso, não adianta colocar baixos preços e oferecer produtos ruins. Isso afeta a expectativa de consumo do cliente e, em vez de conquistar, pode acarretar na perda do cliente, o que obviamente não contribui para o sucesso do seu negócio. Então,

Como oferecer produtos e serviços de qualidade?

Qualidade é uma questão muito relativa, varia de acordo com gostos e preferências do consumidor. Mas, é importante que você saiba o que é considerado um produto de qualidade e escolher os melhores itens para oferecer no seu negócio.

Produto de qualidade

  • Utilidade operacional: um produto precisa desempenhar suas funções básicas principais. Ex: uma blusa de frio precisa aquecer;
  • Utilidade adicional: apresenta elementos adicionais ao produto. Ex: uma blusa de frio que, além de aquecer, pode ser usada pelos dois lados;
  • Confiabilidade: é a possibilidade de o produto não ter defeitos em um curto prazo de tempo. Se a garantia é de um ano, dar defeito em três meses faz perder a confiabilidade daquele item;
  • Durabilidade: está ligada à deterioração do produto, se ele estraga muito rápido mesmo sendo bem usado ele não é considerado durável;
  • Assistência técnica: em eventuais defeitos, como ocorre o suporte para a troca do produto é preciso ser levado em consideração

Serviço de qualidade:

  • Confiabilidade: no caso de um serviço a confiabilidade está relacionada ao cumprimento de acordos os prazos. Se esses não forem respeitados, o serviço não é confiável;
  • Segurança: prestar um serviço oferecendo todo o tipo de segurança;
  • Agilidade: tirar as dúvidas e solucionar os problemas do cliente no menor tempo possível;
  • Credibilidade: ser especialista e conhecer bem o segmento do seu ramo de atuação, assim você faz com o cliente acredite no serviço que você está oferecendo.

Esses são alguns dos pontos necessários a um serviço ou produto de qualidade. Mas, como variável, isso depende do seu segmento e modelo de negócio.

Mais uma vez destaco a importância da Pesquisa de Mercado. Com ela, você consegue analisar o que seus concorrentes (com bom desempenho no mercado) oferecem para você se equiparar e ir além, oferecendo soluções ainda melhores e confiáveis. Por isso também é importante estudar seu cliente, entender o que ele quer e precisa.

3- Atendimento

Não é novidade que o bom atendimento precisa fazer parte de um negócio. Da apresentação à efetivação da compra, o cliente espera o melhor da empresa. Mas, depois da compra o bom atendimento se faz ainda mais necessário.

Você pode oferecer atendimento por diversos canais: telefone, e-mail, redes sociais, SMS e até chat dentro do site. Só que estar presente em todos esses canais e não dar o suporte necessário em todos eles vai te prejudicar. Sendo assim, o primeiro passo é definir quais são os melhores canais de comunicação para atuar. Feito isso, capacitar seus colaboradores é o próximo passo. Eles precisam:

Conhecer o negócio a fundo
Você precisa capacitar seu colaborador para que ele entenda todos os processos da empresa, dos produtos/serviços até o perfil do cliente. Assim as vendas, resolução de problemas e dúvidas serão melhor atendidas. Além disso, o cliente vai sentir que está falando com alguém que realmente conhece o assunto e confiará cada vez mais nos serviços prestados pela empresa.

Ser ágil
A Lei 8.078 determina que o período máximo de espera do cliente em uma ligação é de um minuto. Após feriados e fins de semana, o prazo se estende para um minuto e meio.
Não só por cumprimento à lei, mas um atendimento rápido é importante para que o cliente sinta que você se preocupa com problemas que surgiram antes, durante ou após a aquisição do produto/serviço.

Ter boa comunicação
É comum vermos atendentes usando expressões que não seguem a norma padrão da língua portuguesa. Não que ele precise saber de cor e salteado o português coloquial, mas se comunicar bem oralmente faz toda diferença, isso causa boas impressões ao consumidor e ainda mais credibilidade ao comprar ou usar o que você oferece. É importante ressaltar que a comunicação escrita também é crucial nesse ponto, seja por e-mail, redes sociais ou chat, palavras mal escritas podem causar más interpretações e gerar desconforto ao cliente;

Ser proativo
Mais que atender rápido, o cliente espera que o problema seja solucionado em um curto período de tempo. Então, ainda que não seja possível resolver o problema na hora, o seu colaborador precisa mostrar-se interessado em resolver de fato o problema. Atente-se a isso!

No processo de atendimento existe um outro ponto bem importante. Com ele você consegue reter clientes e descobrir novas formas de oferecer uma experiência de compra. Esse fator é:

Pós-venda

Pela grande oferta de produtos e marcas no mercado está cada vez mais difícil de manter um cliente, a menos que seu negócio não tenha concorrentes (o que é muito difícil, convenhamos). Por isso, o pós-venda tem um papel importante na fidelização do seu cliente e você deve trabalho a seu favor. Temos duas dicas para você fazer isso:

A- Mantenha a comunicação com seu cliente

Através de e-mail, SMS ou redes sociais você pode questioná-lo sobre a satisfação com o serviço/produto: prazos de entrega, processo de compra e toda a experiência dele no seu site, loja, etc. Enviar dicas relacionados a assuntos que o interessam também contribui muito;

B- Aceite os feedbacks

Mostre-se interessado em oferecer cada vez mais melhores soluções para ele. Não repasse a culpa de possíveis problemas com a compra para terceiros e ofereça alguma promoção ou desconto para compensar as falhas. Assim ele fica satisfeito e ainda te indica para outros compradores.

Esses fatores nem sempre estão bem claros para o empreendedor, por isso reforçamos que eles são pontos importantíssimos para o sucesso do seu negócio. Fique atento às dicas!  :)

Se você tem conseguido bons resultados usando outras estratégias ou acha que faltou alguma que é legal a gente pontuar, comente no post! Assim compartilhamos ideias e crescemos juntos. :)

vindi-banner

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies